American Horror Story: a ordem certa para assistir

American Horror Story é um sucesso e já está em sua décima temporada. Com tanta história, pode ficar difícil acompanhar tudo o que acontece.

American Horror Story

Cada temporada de American Horror Story tem a sua própria história concisa. Cada parte, entretanto, marca um capítulo em um universo compartilhado muito maior. A série antológica de terror de Ryan Murphy está forte há dez temporadas, e uma décima primeira deve chegar em 2022. Assim, para acompanhar a linha do tempo, montamos um guia para apontar quando cada temporada ocorre.

American Horror Story é mais conhecida por suas linhas de tempo extremamente variadas, os mesmos atores desempenhando vários papéis na mesma temporada e a inserção de personagens de uma temporada anterior em uma temporada mais recente. O quarto ano de American Horror Story, Freak Show, por exemplo, apresentou o retorno de três personagens de Asylum, que foi apenas o começo de histórias entrelaçadas ao longo de décadas. Embora o cenário principal da maioria das temporadas de AHS tenha sido nos dias atuais, vários dos episódios se aprofundam em eventos passados.

Como assistir American Horror Story?

Embora o aterrorizante universo compartilhado de American Horror Story esteja evoluindo, ainda pode ser muito confuso segui-lo. Para complicar as coisas, então, a maioria das temporadas pulou para frente e para trás no tempo com sequências de flashback. Assim, para aliviar o zigue-zague da narrativa, aqui está uma linha do tempo das temporadas na ordem em que ocorrem.

PUBLICIDADE

Leia também: Aos 41, ator de Esqueceram de Mim choca fãs em American Horror Story

Freak Show (4ª temporada) – 1952

Asylum (2ª temporada) – 1964

1984 (temporada 9) – 1984

Murder House (temporada 1) – 2011

Coven (temporada 3) – 2013

Roanoke (6ª temporada) – 2014 a 2016

Hotel (5ª temporada) – 2015

Cult (temporada 7) – 2017

Apocalypse (temporada 8) – 2020 a 2021

Double Feature: Red Tide (temporada 10) – 2021

Double Feature: Death Valley (temporada 10) – 2021

A narrativa de Murphy é tudo menos linear. Algumas das temporadas de American Horror Story adotam a abordagem moderna para contar sua história. É o caso de Murder House, Coven, Hotel, Roanoke, Cult e a primeira metade de Double Feature, intitulada Red Tide. Mas mesmo muitos deles são misturados com flashbacks ou flash-forwards para complementar a história maior. Death Valley, a segunda metade da 10ª temporada, oscila entre olhares estendidos para o passado de 1954 a 1979 e as ramificações diretas desses eventos no presente.

Complicada, linha do tempo pode confundir

Na maioria das vezes, os tempos em que cada temporada se passa é bastante simples. Embora o lugar de American Horror Story: Apocalypse na linha do tempo seja um pouco confuso inicialmente. Antes da temporada, Murphy afirmou que Apocalypse aconteceria em um futuro próximo – 18 meses para ser exato. Grande parte da trama se passou, portanto, no ano de 2021. Isso foi junto com a subtrama Coven, que foi definida alguns anos antes do apocalipse nuclear. 

Muitos espectadores questionaram como isso poderia ser possível. Isso tudo com base em conexões feitas anteriormente, como Billie Dean Howard visitando o Hotel Cortez em 2020. Mas como Mallory voltou no tempo e parou o Anticristo, o apocalipse foi evitado e o resto da linha do tempo de American Horror Story foi mantida intacta.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.