Audiência – Análise de 26/05 a 01/06: The Bachelorette, America’s Got Talent, Animal Kingdom e mais

Com o início não-oficial da Summer Season após o Memorial Day, temos a estreia de The Bachelorette, a reta final da NBA e mais.

The Bachelorette, America's Got Talent, Animal Kingdom, Análise, Audiência, Análise da Audiência
Imagem: ABC/Divulgação; NBC/Divulgação; TNT/Divulgação
The Bachelorette, America's Got Talent, Animal Kingdom, Análise, Audiência, Análise da Audiência
Imagem: ABC/Divulgação; NBC/Divulgação; TNT/Divulgação

[spacer height=”10px”]

Na última segunda-feira (28), os Estados Unidos lembraram dos soldados mortos em combate no Memorial Day. Porém, além de ser um dia sóbrio em memória daqueles que deram suas vidas pelas liberdades e valores do país, é o início não oficial da Summer Season. Tanto para televisão quanto para o cinema.

A boa notícia é que nossas análises não vão parar, na verdade nós não paramos nunca, porém é importante ressaltar que todo o conteúdo da TV aberta será pequeno em comparação com a TV a Cabo. Começamos a temporada com os carrors chefes da temporada – The BacheloretteAmerica’s Got Talent e (claro) os esportes ao vivo (Champions League, NBA e Stanley Cup).

PUBLICIDADE

[spacer height=”20px”]

ABC

Sem American Idol para ajudar sua audiência já ruim, Deception encerrou sua primeira (e única) temporada com uma Series Finale de duas horas de duração com 0.4 no demo. A estreia da nova temporada de The Bachelorette (análise completa abaixo) despencou em relação ao ano passado (1.8 x 1.4), enquanto às 22h, The Crossing perdeu ainda mais de 0.5 para 0.4. Esses números representam um sangramento de 75% do seu lead-in.

O primeiro (e sensacional) jogo da final da temporada da NBA entre o Cleveland Cavaliers e o Golden State Warriors fez 6.3 no demográfico alvo, uma alta de 0.4 em relação à 2017. No total de telespectadores foram mais de 17 milhões de telespectadores. Por fim, na sexta-feira Quantico registrou 0.5 (uma Season High), uma surpreendente subida de 0.1 em relação aos 0.4 da semana anterior

NBC

Imagem: NBC/Divulgação

O restante da temporada de Taken fez medonhos 0.2 na sua estreia do sábado, sendo vista por 1.76 milhões de pessoas. Tais números representam uma queda de 50% em relação ao seu episódio mais recente (13/04) em questão de demo alvo. Assim como na sexta-feira (25), a NBC  teve o programa mais assistido do sábado. O Dateline marcando 0.5 no demográfico e atraindo a atenção de 2.90 milhões de telespectadores, embora a Fox tenha vencido o dia.

Na segunda-feira, o primeiro jogo da Stanley Cup atraiu 5.19 milhões de pessoas e 1.7 no demográfico alvo, números similares aos de 2017: 1.7/4.85 milhões. De acordo com os números divulgados pela emissora e pelo The Washington Post, o jogo foi um sucesso nos mercados de Las Vegas e Washington D.C. (abaixo).

Começando a Summer Season com o pé direit0, America’s Got Talent retornou grandiosa com 2.5 no demo alvo. É um pouquinho menor do que os números espectaculares de 2017 (2.7), mas é dominante. Mais tarde, World of Dance fez 1.7, que é bem aquém dos 2.4 do ano passado, mas na linha com a média da 1ª temporada (1.8).

Noite agitada na quarta-feira. American Ninja Warrior teve sua Season Premiere com bons 1.2 (-0.2/2017), que ajudaram Reverie a ter uma estreia decente. O drama registrou 0.6 no demográfico alvo, longe dos 0.9 de Midnight Texas e de The Carmichael Show, mas na linha com o Season Premiere da cancelada The Night Shift (0.6). Todos de 2017.

Top 10 dos Principais Mercados do 1º jogo da Stanley Cup

1. – Las Vegas, Nevada –  28.08 no demográfico algo (18-49 anos)
2. – Washington, DC – 16.02 no demográfico algo (18-49 anos)
3. – Pittsburgh, Pensilvânia – 10.31 no demográfico algo (18-49 anos)
4. – Baltimore, Maryland – 9.07 no demográfico algo (18-49 anos)
5. – Buffalo, Nova York – 8.84 no demográfico algo (18-49 anos)
6. – Richmond, Virgínia –  6.92 no demográfico algo (18-49 anos)
7. – Saint Paul, Minnesota – 6.58 no demográfico algo (18-49 anos)
8. – St. Louis, Missouri – 5.22 no demográfico algo (18-49 anos)
9. – Denver, Colorado – 5.11 no demográfico algo (18-49 anos)
10. – Fort Myers, Flórida –  4.71 no demográfico algo (18-49 anos)

FOX

No sábado, a Fox venceu o dia com o último sábado da temporada com a Major League Baseball marcando bons 0.5 no demo e atraindo uma audiência de 2.46 milhões. A comentada e divulgada NASCAR Monster Energy Cup Racing atraiu a atenção de 4.09 milhões de pessoas, mas venceu o domingo ao marcar 0.8 no demográfico. Os dois episódios de “bônus” de Lucifer registraram uma média de 0.5.

Na terça-feira, a Fox estreou novas temporadas de Beat Shazam (0.8) e Love Connection (0.6). Ambas voltaram ao ar 0.1 abaixo das suas médias finais de 2017, mas vale lembrar que nenhuma delas enfrentou o America’s Got Talent. O reality show “do amor” foi bastante divulgado no mercado de Nova York durante toda terça-feira. Seu aprenstador, Andy Cohen esteve no Good Day Fox na WNYW, além de ser o convidado do The View, da ABC.

Na quarta-feira, o MasterChef teve uma Season Premiere de duas horas de duração com um demo de 1.1, mesmo resultado da estreia de 2017.

Continua após a publicidade

CBS

O sétimo episódio da 2ª temporada de Ransom fez 0.2, os mesmos da semana anterior, mas uma queda de 11% no total de telespectadores. No domingo, o 60 Minutes fez 0.5 no demográfico alvo ao falar de rinocerontes em extinção, mas foi o programa mais assistido da noite com 6.32 milhões.

Mais tarde, dois episódios da já renovada Instinct fizeram 0.4 e 0.3 às 20h e 21h, respectivamente. Na segunda-feira Elementary fez 0.4 no demográfico alvo, uma queda de 20% em relação aos 0.50 da semana anterior. Na quarta-feira, a CBS exibiu dois episódios consecutivos da cancelada Code Black em que registraram 0.7, uma queda de 0.1 comparando com o episódio mais recente há duas semanas.

Já na sexta-feira, a noite de originais começou (e terminou já que às 21h e 22h foram reprises) com Undercover Boss: Celebrity Edition. O quarto episódio da atual temporada do reality show fez 0.7, uma subida de 0.2 em relação aos 0.5 da semana anterior.

Continua após a publicidade

CW

Na segunda-feira iZombie terminou sua penúltima temporada com estabilidade. O drama fez 0.2 no demográfico alvo, enquanto Supergirl entrou bem na Summer Season ao menter seus 0.4 da semana anterior. Na terça-feira, The 100 manteve seus 0.3 da semana anterior, o que é um bom resultado quando se lembra que a série estava sozinha, sem o lead in de The Flash. Na quarta-feira, The Originals ficou estável nos 0.3. Na sexta-feira, My Last Days (0.1) e Life Sentence (0.1) ficaram estáveis.

Debate Night

Debate Utah Mitt Romney
Imagem: Scott G Winterton/The Deseret News via AP, Pool

Na terça-feira (29) a KUTV (afiliada da CBS em Utah) exibiu o (único) debate para o Senado entre o deputado estadual Mike Kennedy e o ex-governador Mitt Romney, em parceria com a C-SPAN.

Embora o Mix de Séries não tenha acesso aos números de audiência em mercados locais para um único evento, vale lembrar que a C-SPAN (algo parecido com a TV Câmara/TV Senado no Brasil) não tem seus números medidos pela Nielsen.

Sua audiência é divulgada anualmente a partir de um relatório. Caso queira conferir o de 2017, clique aqui.

Continua após a publicidade

TV a Cabo

Imagem: Divulgação

No sábado a HBO estreou outro filme. Diferentemente dos anteriores, The Tale não foi muito bem. Mesmo rodeado de polêmicas e vencedor do Festival de Sundance, o longa estrelado por Laura Dern fez 0.09, bem diferente dos bons 0.26 de Fahrenheit 451 da semana passada.

Os playoffs da atual temporada da NBA vem dando o respiro que a ESPN tanto precisava. No domingo (27), o sétimo jogo entre o Cleveland Cavaliers e o Boston Celtics registrou a melhor audiência da emissora desde quando a competição começou a ser exibida pela emissora a cabo em 1984. Isso mesmo. 1984. Foram 9.1 no demográfico alvo, superando o recorde anterior da partida entre o Miami Heat e o Boston Celtics em 2012.

Exibir Westworld em noite anterior a um feriado e competindo com basquete foi um tanto ridícula para HBO. O drama não só despencou 37% em relação a semana passada, como também marcou uma Series Low de 0.37. Na Showtime, a mesma situação. Billions perdeu 0.05 para 0.19; I’m Dying Up Here caiu 0.02 para 0.03 e a estreia de The Fourth Estate repetiu os números de The Circus com 0.03.

Entre finais e estreias

Season Finale de Killing Eve cresceu 0.02 para 0.13. O final de de Trust perdeu ainda mais fôlego ao cair 0.06 para 0.11. Já na Starz, a vergonha continua com Sweetbitter subindo 0.06 e Vida estável com 0.03.

John McCain- For Whom the Bell Tolls
Imagem: HBO/Divulgação

Na segunda-feira, os playoffs da NBA ajudaram (e muito) a “prévia” que a TNT exibiu da terceira temporada de Animal Kingdom. O drama fez ótimos 0.66, uma subida de 0.22 em relação a estreia de 2017. Outro número surpreendente? 1.60 milhão de pessoas viram o retorno do drama. O horário? às 00h25.

O retorno da bem sucedida Six no History Channel fez 0.24, uma queda grandiosa dos 0.48 da estreia de 2017. A exibição no seu horário regular (quarta-feira), a série fez 0.20. Por fim, o comentando e celebrado documentário da HBO, John McCain: For Whom the Bell Tolls teve uma boa noite. Embora exibida num feriado, o telefilme fez 0.10 no demográfico alvo, atraindo 517 mil pessoas.

Na terça-feira, The Last O.G. cresceu 0.06 para 0.48. No OWN tivemos a estreia não oficial de Queen Sugar com 0.40, números bem aquém dos 0.68 de 2017. Já no dia seguinte, o segundo episódio do drama fez 0.29. Legion caiu ainda mais de 0.18 para 0.15 enquanto Genius também caiu para 0.05.

Na quarta-feira, o Series Finale de The Americans fez 0.22 (+0.03), mas a Season Finale de Famous In Love caiu 0.03 para 0.08. Por fim, Colony teve uma pequena subida de 0.03 para 0.20, uma refrescante Season High. Já na quinta-feira, a NBA não atrapalhou Jersey Shore: Family Vacation. O reality show da MTV não só subiu saudáveis 0.23 para 1.21, como venceu a noite quanto a programação não esportiva.

[spacer height=”20px”]

Continua após a publicidade

Internacionais

Imagem: Divulgação (06)

A última semana de Britain’s Got Talent foi cheia de altos e baixos. No sábado o reality show marcou uma Series Low (5.6 milhões de telespectadores); no domingo foi visto por 6.9 milhões; na segunda a audiência foi de 7.9 milhões; na terça o número total de pessoas foi de 6.6 milhões; na quarta o número de telespectadores foi de 07 milhões; na quinta o público foi de 6.4 milhões, enquanto na sexta a plateia foi de 7.4 milhões.

No domingo passado (20), o  The Voice Australia perdeu por pouco para o MasterChef Australia (875 mil vs. 877 mil), mas nesta semana a derrota foi um pouquinho mais. O reality show musical foi visto por 896 mil pessoas, enquanto o culinário foi assistido por 903 mil telespectadores.

Diferentemente da semana anterior, o MasterChef Spain teve uma alta surpreendente mesmo competindo com Supervivientes: Conexión Honduras. A competição culinária teve 16.8% de share e atraiu 2.34 milhões de pessoas, já a concorrência fez 10.1% e foi vista por 1.95 milhão. Bem diferentes da semana anterior, uma vez que o reality gastronômico foi exibido (bem) mais tarde do que o normal.

Na Coréia do Sul, Suits (슈츠) teve uma semana tranquila. Na quarta-feira (30), a série atraiu um demográfico de 8.5 (-1.0) em Seul enquanto ao redor do país foram 8.8 no demo (-0.8). Já na quinta (30) foram 9.7 no demo da capital e 9.8 no demográfico  em todo país.

Para efeitos de curiosidade, O Outro Lado do Paraíso continua bombando em Portugal. Com 5.1 de audiência média e 24,9% de share, a novela deu à SIC o primeiro lugar na faixa com um total de 497 mil telespectadores na terça-feira (29). Sucesso é sucesso em qualquer lugar.

Um jogo memorável. Audiência também. 

Champions League
Imagem: Reuters/Standard

Para os fãs de futebol sábado (26) foi um dia perfeito. A final entre o Real Madrid e o Liverpool rendeu ótimos números tanto no Reino Unido quanto na Espanha. Exibido aos ingleses pela BT (do BT Group), a partida foi vista por grandiosos (para TV a Cabo) 2.8 milhões de pessoas, quase um milhão a mais do que 2017.

Já na Espanha a final foi exibida por três canais diferentes: Antena 3 (para todo país); TV3 (para o mercado da Catalunha) e BeIN Sports (na TV a Cabo). Somando o resultados dos canais, o resultado é grandioso. De acordo com a Barlovento Comunicación, o jogo foi visto por 10.1 milhões de pessoas num share de 60.2%, o que significa que a cada dez televisores ligados naquele momento, seis estavam sintonizados na partida.

[spacer height=”20px”]

Análise Especial da Semana: The Bachelorette

The Bachelorette
Imagem: ABC/Divulgação

Um dos principais programas da Summer Season, talvez o mais popular atrás apenas do America’s Got TalentThe Bachelorette retorna com um impulso nada ordinário. A protagonista da temporada, Becca, vale ressaltar foi embaraçada diante de todo o país após ser trocada por Lauren Burnham, mesmo após ser pedida em casamento pelo então Bachelor, Arie Luyendyk Jr.. Todo o drama faz com que uma grande empolgação em torno do novo ano de Bachelorette, principalmente quando vemos que o marketing da ABC foi construído em torno da separação.

A partir da divulgação é possível inferir outra estratégia: “mulher independente”. Porque é importante? Pois o canal constatou que um dos problemas da temporada anterior foi a ausência de millennials na audiência, principalmente de mulheres dessa geração. Observando que a ideia da “primeira bachelorette negra” não funcionou entre essas telespectadoras, a proposta de apresentar ao público uma mulher independente talvez seja a solução do problema. Ainda mais quando as estatísticas mostram que essa geração enfrenta sérios problemas em fazer a transição para vida adulta. Entende a jogada?

Aparentemente, o tema ainda não colou. O Season Premiere trouxe uma Series Low de 1.4 para o reality show, assim como seu menor total de telespectadores até agora. É perigoso? Avaliando pelo burburinho que o episódio de estreia gerou nas redes sociais e das polêmicas que gerou pelo favorito ser aparentemente transfóbico, acredito que esses números vão crescer. Muito.

Top 07

14ª temporada: Season Premiere fez 1.4 no demográfico alvo (18-49 anos); 5.49 milhões de telespectadores

13ª temporada: Season Premiere fez 1.8 no demográfico alvo (18-49 anos); 8.05 milhões de telespectadores

12ª temporada: Season Premiere fez 2.0 no demográfico alvo (18-49 anos); 6.62 milhões de telespectadores

11ª temporada: Season Premiere fez 2.1 no demográfico alvo (18-49 anos); 7.10 milhões de telespectadores

10ª temporada: Season Premiere fez 2.0 no demográfico alvo (18-49 anos); 7.17 milhões de telespectadores

09ª temporada: Season Premiere fez 1.9 no demográfico alvo (18-49 anos); 5.99 milhões de telespectadores

08ª temporada: Season Premiere fez 2.6 no demográfico alvo (18-49 anos); 8.05 milhões de telespectadores

O que veremos na próxima semana: Chris Cuomo estreia (definitivamente) no horário nobre; Season Finale de Britain’s Got Talent; Califórnia vai às urnas; o início do fim de The Fosters;

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.