And Just Like That prepara o melhor final para Carrie após 19 anos
And Just Like That... poderá finalmente dar um desfecho digno para Carrie, 19 anos após o final original de Sex and the City.
And Just Like That, o renascimento de Sex and the City, parece estar estabelecendo um fim oficial para a história de Carrie Bradshaw 19 anos após o divisivo final de duas partes da série original.
Desde a estreia de Sex and the City em 1998, Carrie, de Sarah Jessica Parker, uma colunista de sexo e relacionamento com uma queda por sapatos de grife, é o sinônimo de Manhattan – o lugar que ela chama de lar. Não importa o que aconteça em sua vida pessoal ou profissional, Carrie deriva muito de sua identidade de seu apartamento no Upper East Side. Só que o final da segunda temporada de And Just Like That…,”The Last Supper Part II“, está prestes a derrubar esses “acessórios essenciais” da longiva série.
O retorno do personagem original de Sex and the City, Aidan Shaw (John Corbett) mostra Carrie reacendendo seu romance com seu ex-noivo. No entanto, Aidan se recusa a colocar os pés no apartamento de Carrie – uma casa que eles tentaram compartilhar. Isso leva Carrie a vender seu “paraíso” em Manhattan. Em um movimento um tanto metalinguagem, Carrie planeja comemorar sua morada icônica com um jantar, daí o nome do final.
No entanto, entre a venda do apartamento de Carrie, a participação especial planejada de Samantha Jones (Kim Cattrall) e as greves em andamento em Hollywood, esse pode ser o fim definitivo da história de Carrie Bradshaw. E ele será bom.
Por que o final original de Sex And The City foi divisivo?
Na 6ª temporada de Sex and the City, Carrie mergulha de cabeça em um relacionamento com o artista mundano Aleksandr Petrovsky (Mikhail Baryshnikov). Petrovsky convence Carrie a se juntar a ele em Paris. Como os fãs do SATC devem se lembrar, Paris não é apenas o destino dos sonhos de Carrie. É também por isso que o romance de Mr. Big (Chris Noth) e Carrie terminou em Sex and the City. Como Miranda (Cynthia Nixon) aponta, é incrível que Carrie desista de seu emprego, apartamento e amigos por um romance turbulento. Ainda assim, a escritora não pode ser convencida do contrário – nem mesmo por uma discussão verdadeiramente chocante com Big.
No entanto, a vida de Carrie na França não é tão sonhadora quanto ela esperava. E isso levou a uma briga com Petrovsky. No estilo comédia romântica, Big aparece no hotel e os dois dão um passeio, compartilhando o que deveria ser um beijo romântico à beira do Sena. Depois que Big diz a Carrie que ela é “a escolhida”, eles voltam para Nova York.
Dada a longa história de comportamento tóxico, manipulador e abusivo de Big, é frustrante que o programa enquadre isso como um final romântico de conto de fadas. Além disso, todas as escolhas finais de Carrie giram em torno dos homens. É uma conclusão incrivelmente decepcionante para o que deveria ser uma série feminista empoderadora.
And Just Like That… dará final adequado para Carrie
Quando o pôster promocional da segunda temporada de And Just Like That… saiu, os fãs foram rápidos em identificar a alusão da imagem da A Última Ceia de Da Vinci. Dado o desenrolar da segunda temporada, parece que a série está preparando um final definitivo para a história de Carrie.
Leia também: Crítica: And Just Like That… exige mente aberta dos fãs
Não só Aidan está de volta, mas Carrie admite a Miranda que Big pode ter sido um grande erro de sua vida. Para alguns fãs, esta é uma confissão frustrante. Para outros, sinaliza que And Just Like That… planeja retificar o final decepcionante de Sex and the City.
Mesmo que a segunda temporada de And Just Like That… tenha parecido mais com Sex and the City, o retorno à forma antiga não é suficiente para evitar as muitas pistas de que o final da segunda temporada encerrará toda a franquia.
Para começar, o final feliz de Carrie e Aidan fica comprometido quando o filho de Aidan sofre um acidente de carro, convencendo o pai de três filhos a voltar para casa. Além disso, Carrie está vendendo seu apartamento para a joalheria Lisette (Katerina Tannenbaum). Ao fazer isso, Carrie está entregando mais do que apenas as chaves de seu brownstone; ela também está entregando o papel que ocupou aos olhos dos telespectadores por mais de duas décadas.
Claro, as situações do mundo real que se desenrolam em torno de And Just Like That… não ajudam. As greves de roteiristas e atores seguem sem previsão de fim, com estúdios e streamers se recusando a aceitar os termos pedido. Isso atrasou as datas de lançamento de séries e filmes e alterou os cronogramas de produção.
Além disso, And Just Like That… não foi renovada para uma 3ª temporada, tornando o futuro da série ainda mais improvável, especialmente à luz das críticas negativas.
A inesperada aparição de Samantha de Kim Cattrall sinaliza o fim da franquia
O retorno inesperado de Kim Cattrall à franquia Sex and the City cimenta ainda mais que And Just Like That… não deve voltar para uma terceira parte. Durante a aparição de Cattrall no The View, um executivo da HBO perguntou o que ela queria em troca de uma participação especial em And Just Like That… A atriz solicitou o retorno da figurinista de Sex and the City, Patricia Field, a fim de dar a Samantha um despedida adequada.
Não importa o quão pesado seja o contracheque de Cattrall, sua aparição continua surpreendente. A série confirma que Carrie e Samantha ainda estão conversando, mas sua amizade continua estranha. Dito isso, é revelador que os executivos se sentiram tentados em trazer Cattrall de volta.
Com as consequências bastante não abordadas dos personagens, a participação especial parece menos uma decisão narrativa e mais uma maneira de reunir as quatro estrelas originais uma última vez.
And Just Like That… pode encerrar adequadamente a história de Carrie depois de 25 anos
O final da segunda temporada de And Just Like That… prepara a mesa para uma grande conclusão, mas o prato principal está envolto em mistério. Embora Carrie e Aidan estejam prestes a finalmente ter um final feliz, pode não ser tão simples. “A Última Ceia” pode aludir a uma traição, com alguém do círculo de Carrie se tornando o Judas da história. Depois, há a participação especial de Samantha: é possível que seu câncer da 6ª temporada do SATC retorne. O que pode transformar “A Última Ceia” em uma referência à última vez que Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte (Kristin Davis) se sentaram juntas.
Também é possível que And Just Like That… encerre a história de 25 anos de Carrie fazendo com que ela saia de Nova York. O final de Sex and the City tentou isso. Mas a decisão de escolher o amor (alguém) ou Nova York (ela mesma) é algo sobre o qual Carrie tem mais controle agora. Na verdade, Carrie pode escolher a vida que ela construiu sobre Aidan, subvertendo os erros do final de SATC.
Independentemente de como o final da segunda temporada de And Just Like That… se desenrole, ele precisa fazer de Carrie a autora de seu próprio final.