Anne With an E e Sense 8 ressurgem em briga de fãs com a Netflix

Anne With an E e Sense8 voltaram a ser assunto entre os fãs após o mais recente cancelamento da Netflix. Fãs voltaram a ficar furiosos.

Anne With an E

Parece que os fãs de Anne With an E e Sense8 começaram 2023 expressando suas respectivas revoltas com a Netflix.

Nesta quarta, 04, uma trend tomou conta das redes sociais, logo depois que a Netflix cancelou a série 1899, sem qualquer cerimônia. Com o drama dos criadores de Dark ficando sem final, os fãs expressaram sua insatisfação e, dessa forma, não deixaram de trazer a tona algumas séries canceladas de forma injusta pela Netflix.

Anne With an E e Sense8 ressurgiram em debate de fãs

Anne With an E
Imagem: Divulgação

Os fãs basicamente tinham de elencar o cancelamento mais injusto da Netflix, e dentre os quatro mais citados, Anne With an E e Sense8 foram os mais debatidos. Além disso, outros títulos que fizeram os fãs terem debates acalorados foram Spin Out e Julie and the Phatoms.

PUBLICIDADE

Leia também: A verdade sobre o cancelamento de Anne with an E é revelada

Com a discussão, Sense8 chegou a ir parar nos trends topics do Twitter. E muitos revelaram não terem aceitos esses respectivos cancelamentos.

“Toda vez que Anne With an E e Sense8 aparecem na timeline, meu coração fica quente sabendo que o fandom ainda vive”, expressou uma fã emocionada.

No entanto, os ataques a Netflix logo surgiram. “Minha primeira dor com a Netflix foi quando ela cancelou Sense8. Nunca vou superar isso, que ódio”, apontou um fã. “Não existe injustiça maior do que a Netflix fez com Sense8, cancelando-a no auge”, apontou outro fã.

“Acho que a atitude mais burra e triste que a Netflix já tomou até hoje foi cancelar Anne With an E“, esbravejou uma fã. “Parece idiota, mas a Netflix renova séries ruins, em detrimento de cancelar as ótimas como Anne With an E. Lamentável”, concordou um fã.

Cancelamentos tiveram razões distintas

Sense8 cancelada
Imagem: Divulgação.

De qualquer forma, os cancelamentos de Anne With an E e de Sense8 tiveram razões bem distintas.

A Netflix é muito, muito reservada sobre o que envolve suas decisões de criação de conteúdo, mas o cancelamento de Sense8 foi o primeiro indicativo que a Netflix se preocupa com o quesito orçamento.

Leia também: Anne with an E: fãs já fizeram loucuras para salvar a série

Sense8 filmou cenas em todo o mundo. E o custo de voar e filmar em locações reais continuou aumentando, especialmente com o elenco expansivo da série. Os relatórios colocam o programa na casa dos US $ 9 milhões por episódio. O que está no mesmo nível das últimas temporadas de Game of Thrones por exemplo.

E de acordo com o Looper, embora a Netflix não tenha liberado a audiência (e naquela época não existia um Top 10 para marcar sua popularidade), Sense8 aparenta não ter conquistado um público tão grande para justificar uma produção tão cara. Vale ressaltar também que Sense8 foi uma série “difícil” de ser vendida, com uma história confusa e cenas muitos sensuais.

Já Anne With an E teve um caso completamente diferente. Mesmo tendo uma alta audiência, e um baixo custo na Netflix, infelizmente, a co-produtora e detentora dos direitos, CBC, resolveu encerrar sua parceria com o streaming. A justificativa foi que os títulos ganhavam visibilidade apenas na Netflix, o que, mais uma vez, tornava o financiamento na CBC algo inviável.

 Quem afirmou isso foi a própria presidente da CBC, Catherine Tait, no podcast Content Canada.

“Desistimos de fazer acordos que, com o tempo, prejudiquem a visibilidade da nossa indústria doméstica“, disse a CEO no podcast. “Vários países fizeram acordos com a Netflix, como fizemos. Mas começamos a ver que estamos apenas alimentando a Netflix, ou que o crescimento do Amazon, ou qualquer outro streaming que faça essas parcerias, ao invés de alimentar nossos próprios negócios. Devemos investir na nossa indústria“, reforçou.

Portanto, o cancelamento de 1899 não é nenhuma novidade, e mostra que a Netflix não vai recuar em nenhuma decisão – mesmo que isso vá afetar um grande grupo de fãs.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.