Anne With an E: petição para 4ª temporada bate 1 milhão de assinaturas

Anne With an E conseguiu grande feito com os fãs e petição para quarta temporada conquistou 1 milhão de assinaturas. Confira.

Anne Wih an E 1 milhão

Anne, mais perto da renovação?

Os fãs de Anne With an E conseguiram um feito incrivelmente inédito: conseguiram bater o recorde incrível de 1 milhão de assinaturas, em uma petição pedindo a produção da quarta temporada.

O marco acontece oito meses após o cancelamento da série – e consequentemente, da criação da petição. No entanto, o recorde tem um fato curioso: a petição simplesmente duplicou seu número de assinaturas em apenas dois meses. Isso porque, foi no dia 21 de maio que o Mix de Séries noticiou que Anne With an E havia batido a marca de 500 mil assinaturas.

Sem dúvidas, isso é reflexo do esforço dos fãs, mas também um indicativo de que mais pessoas estão conhecendo a série e, consequentemente, pedindo a produção de uma quarta temporada. A título de comparação, o Mix de Séries constatou que as campanhas mais expressivas para resgate de séries foram as de Sense8 (conquistou 150 mil assinaturas), Shadowhunters (conquistou 200 mil assinaturas) e Lucifer (conquistou 300 mil assinaturas).

PUBLICIDADE

No entanto, até o momento, nenhum canal ou plataforma de streaming se manifestou, indicando a renovação. Em algumas ocasiões, o Disney + e o Amazon Prime Video disseram estar ouvindo o clamor dos fãs.

Mas nada disso importa, uma vez que a verdadeira detentora dos direitos de Anne não está interessada na quarta temporada. Estamos falando do canal canadense CBC, que junto da Netflix produziu as três temporada de Anne With an E. Então, mesmo com essas assinaturas, a série não será renovada? Confira nossa análise abaixo.

Nada de renovação

Parece que popularidade não é o problema para a renovação da série. Mesmo com tanto clamor nas redes sociais e através desta petição, a produtora do canal CBC do Canadá está recusando a renovação.

Antes do cancelamento da série, em outubro de 2019, nós do Mix de Séries já tínhamos publicado uma matéria apontando para o possível cancelamento de Anne With an E, por parte da CBC. E parte do que publicamos naquela época explica porque, até o momento, a série não conseguiu ser renovada.

Em entrevista ao podcast Content Canada a presidente da CBC, Catherine Tait, já havia “cantado a pedra” do cancelamento de Anne. Para ela, o investimento na atração, a curto prazo, não estava dando resultado.

“Desistimos de fazer acordos que, com o tempo, prejudiquem a visibilidade da nossa indústria doméstica“, disse a CEO no podcast. “Vários países fizeram acordos com a Netflix, como fizemos. Mas começamos a ver que estamos apenas alimentando a Netflix, ou que o crescimento do Amazon, ou qualquer outro streaming que faça essas parcerias, ao invés de alimentar nossos próprios negócios. Devemos investir na nossa indústria“, reforçou.

Em suma, a série dava muita audiência na Netflix, mas pouquíssima na CBC. E a série, basicamente, era produzida pelo canal. Logo, os custos não pagavam a produção da atração, uma vez que a Netflix só entrava com valores para distribuição.

Agora, meses depois, o canal ainda continua com o mesmo pensamento. Mas relatórios apontam que a Netflix tentou comprar a atração do CBC para a produção da quarta temporada, mas o canal teria recusado a oferta. O motivo? A emissora canadense não quer perder os direitos de obra do título para eventuais reprises e, ou, a produção de um reboot no futuro.

Por que a série não foi resgatada?

Desde o cancelamento, Anne With an E vem sendo tema de várias campanhas de fãs. Mas diante dessa comoção toda, por que Anne With an E não foi resgatada por outra emissora, ou mesmo pela Netflix para uma produção independente?

Isso pode ter algo a ver com uma alegada cláusula contratual da Netflix com a própria CBC. O Deadline confirmou recentemente que “há uma cláusula padrão nos contratos para as séries Netflix de estúdios externos que impede que as séries sejam exibidos em outros lugares por um período significativo de tempo – algo entre dois a três anos, tornando o resgante de Anne praticamente impossível.”.

Além disso, há um outro detalhe: os direitos de produção ainda estão sob o poder da CBC e, com isso, o canal canadense não estaria disposto a entregá-lo para a Netflix, no intuito da produção de uma quarta temporada. Há rumores de que a CBC planeja fazer uma nova versão de Anne, daqui uns anos, sendo ela a única produtora.

História encantou os fãs

Cancelada em novembro do ano passado, Anne With an E contava uma emocionante história que encantou fãs em todo o mundo. Após treze anos sofrendo no sistema de assistência social, a órfã Anne é mandada para morar com uma fazendeira e seu irmão. Munida de sua imaginação e de seu intelecto, a pequena Anne vai transformar a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou. Assim, lutará pela sua aceitação e pelo seu lugar no mundo.

E então, gostariam de ver uma quarta temporada de Anne With an E? Deixem nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.