Após Dahmer, fãs querem 3ª temporada de Mindhunter

Dahmer Um Canibal Americano reviveu a vontade e a saudade de vermos uma nova temporada de Mindhunter. Novos episódios podem acontecer?

Dahmer

Antes de Dahmer Um Canibal Americano, o mundo meticulosamente criado na série Mindhunter da Netflix entrou no mundo lotado dos dramas criminais em 2017 e ganhou seu espaço. Depois de uma temporada de estreia fascinante, o programa levou dois anos para voltar em 2019 com ainda mais aclamação.

Mas em 2020, a Netflix anunciou que a terceira temporada estava sendo suspensa indefinidamente porque David Fincher queria buscar outros projetos. Fincher, que serviu oficialmente como um dos produtores executivos e dirigiu vários episódios do programa, também foi o showrunner de fato da série.

No entanto, Mindhunter não foi oficialmente cancelado. Se Fincher quiser voltar, uma terceira temporada pode muito bem ser possível. Jonathan Groff, que interpreta o agente especial Holden Ford em Mindhunter, também provocou a possibilidade e sua inclinação de voltar se e quando isso acontecer.

PUBLICIDADE

Quando Groff foi perguntado no The Tonight Show se Frozen 3 (onde ele dubla o personagem de Kristoff) ou Mindhunter 3 era mais provável de acontecer, ele deu uma resposta superficial,

Eu sinto que, mesmo que esses projetos pareçam muito diferentes, Frozen e Mindhunter, eu sinto que uma terceira temporada de Frozen e uma terceira temporada de Mindhunter são igualmente possíveis.

Mindhunter: A história que capturou nossa imaginação

Junto com Groff, a série é estrelada por Holt McCallany como o agente especial Bill Tench, e Anna Torv como a professora de psicologia Wendy Carr. Juntos, eles encontraram a Unidade de Ciências Comportamentais do FBI.

Situado nas décadas de 1970 e 1980, Mindhunter segue a trajetória dos primórdios do perfil criminal. Eles entrevistam assassinos em série presos para ter um vislumbre da maneira perturbadora como suas mentes funcionam.

Leia também: Crítica: Dahmer Um Canibal Americano é boa, mas perigosa

Criada por Joe Penhall, a série é baseada no livro de 1995 “Mindhunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit“, escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker. O desenvolvimento do programa começou em 2009, quando Charlize Theron (produtora executiva) deu o livro para David Fincher.

Douglas é um agente especial aposentado e chefe de unidade do FBI, e foi um dos primeiros a usar perfis criminais e psicologia. Ele estudou padrões comportamentais em criminosos para antecipar seus próximos movimentos e prevenir futuros crimes.

Seu trabalho ajudou a capturar e processar muitos, embora o perfil como uma ferramenta eficaz para prender criminosos ainda seja um assunto debatido. Os personagens de Criminal Minds Jason Gideon e David Rossi foram baseados em Douglas, assim como o personagem de Groff Holden em Mindhunter.

Assassinos famosos apareceram em vários capítulos da série

Ed Kemper, de Cameron Britton, também conhecido como Co-ed Killer, é uma das performances de destaque da série. Mas Kemper não foi a única história emocionante de um assassino frio que criou terror nos corações das massas americanas.

Enquanto a primeira temporada também cobriu as histórias de assassinos notórios como Richard Speck, Montie Rissell e Jerry Brudos (com uma performance tremendamente moderada e inquietante de Happy Anderson), os crimes de Dennis Rader (o estrangulador de BTK) foram entrelaçados com as outras histórias.

A segunda temporada se passa no início dos anos 1980, com Ford e Tench investigando principalmente os assassinatos de Atlanta entre 1979 e 1981. O assassino era suspeito de ter quase 30 vítimas, a maioria crianças.

Ed Kemper também apareceu na segunda temporada, junto com David Berkowitz, mais conhecido como Filho de Sam. Charles Manson, que dirigia o culto da Família Manson na Califórnia no final dos anos 1960, também foi destaque.

Por que a terceira temporada de Mindhunter ainda é muito procurada

Além de nosso fascínio mórbido por assassinato e caos, a terceira temporada de Mindhunter ainda é muito procurada por causa dos inúmeros outros serial killers que dominaram os anos 80 e 90 que nunca chegaram às mãos de Ford e Tench.

Richard Ramirez, também conhecido como Night Stalker, matou 14 pessoas entre 1984 e 1985. De suas vítimas a sua escolha de armas, Ramirez nunca teve um modus operandi particular e teria sido um caso interessante para Ford e Tench. 

Outra dupla que aterrorizou Los Angeles nos anos 80 foi The Sunset Strip Killers, Douglas Daniel Clark e Carol M Bundy. Seus crimes horríveis teriam sido tão intrigantes de assistir quanto seria para eles começarem a pegar vestígios do Assassino Canibal, Jeffrey Dahmer, que também estava ativo na mesma época.

Leia também: As 11 melhores séries sobre crimes reais

Falando com Collider, Andrew Dominik, que dirigiu vários episódios da segunda temporada de Mindhunter, revelou que uma terceira temporada teria levado os agentes para Hollywood. 

O que eles iam fazer com a terceira temporada era ir para Hollywood. Então um deles ia ficar com Jonathan Demme e o outro ia ficar com Michael Mann. Essa era a temporada que todos estavam realmente esperando para fazer, quando eles meio que saíam do porão e começavam a viajar.

A mudança de cenário do porão escuro e sombrio para o mundo glamoroso de Hollywood definitivamente teria sido um deleite visual, especialmente nas mãos de Finch.

Mas a terceira temporada vai acontecer?

Em outubro de 2020, Fincher mencionou como Mindhunter era muito cara para a Netflix continuar por mais temporadas, dizendo:

Olha, para a audiência que teve, foi uma série cara. Nós conversamos sobre isso. Mas honestamente não acho que seremos capazes de fazer isso por menos do que eu fiz na 2ª temporada. E, em algum nível, você tem que ser realista sobre dólares gastos

Fincher twittou um ano depois que, se um número suficiente de pessoas gerasse interesse no programa, as coisas poderiam ser diferentes.

O público em todo o mundo precisa deixar a Netflix saber que há um interesse real e demanda pela terceira temporada de Mindhunter, se você fizer barulho suficiente, isso pode realmente acontecer”.

No entanto, dados os atuais cortes financeiros que a Netflix está fazendo para aumentar suas margens de lucro, a possibilidade de uma terceira temporada parece ainda mais condenada.

Dahmer

Dahmer Um Canibal Americano reacende o interesse por Mindhunter

A Netflix viu recordes serem batidos com a chegada de Dahmer Um Canibal Americano. Na minissérie de 10 episódios, Evan Peters interpreta Jeffrey Dahmer, um serial killer que matou dezenas de rapazes. Criado por Ryan Murphy, a série reviveu o interesse do público por Mindhunter. Mas não é só a trama envolvendo um assassino que fez a audiência relembrar da série de David Fincher. 

Leia também: A verdade sobre Dahmer Um Canibal Americano: a chocante história real

Assim como Mindhunter, Dahmer propõe debates acerca da origem do mal. Uma das discussões levantadas, por exemplo, é se um assassino em série nasce mau ou torna-se mau. Este era um dos pilares dos estudos envolvendo perfis criminais. Holden chega a fazer esse questionamento aos colegas. Para ele, a maldade pode vir da natureza humana ou pode ser moldada por elementos externos.

Em Dahmer, a sugestão é de que ambas as teorias estão corretas. Jeffrey Dahmer teve diversos problemas durante a vida, mas é visível que sua personalidade e caráter nasceram desviados.

Imagem: Divulgação.

Público quer ver Jeffrey Dahmer em Mindhunter

O público, então, gostaria de ver Dahmer em algum momento de Mindhunter. Caso a série de Fincher tiver novas temporadas, a presença do canibal deve levar um tempo para acontecer. Isso porque as investigações e estudos de Holden e seu grupo ainda estavam na década de 1980, e os crimes de Dahmer foram revelados apenas na década de 1990. Embora o assassino já agisse, respostas para seus crimes viriam anos depois. 

De todo modo, os apontamentos de Douglas em seus livros e artigos são validados quando vemos a história de Dahmer. Em seus estudos e perfis criminais, o especialista aponta, por exemplo, que crianças que maltratam animais ou mexem com seus cadáveres podem ter propensão a estes tipos de crimes.

Além disso, as análises apontam várias informações acerca dos métodos e objetivos dos serial killers. Muito do que Douglas diz é visível na trajetória macabra de Dahmer.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.