Arquivo 81, final explicado: o que é Kaelego? Onde está Dan?

Eis o final da série Arquivo 81!

Arquivo 81 série
Continua após publicidade

A nova série de terror e mistério da Netflix, Arquivo 81, faz muitas perguntas ao longo de sua primeira temporada de oito episódios. E, embora muitas sejam respondidas, ainda há mais mistérios para descompactar após o final agitado.

Continua após publicidade

Então, em conversa com o The Wrap, a showrunner Rebecca Sonnenshine comentou sobre algumas perguntas importantes que ficaram após o episódio.

A explicação do final de Arquivo 81

Depois de passar os episódios de Arquivo 81 restaurando fitas de vídeo do tempo de Melody Pendras (Dina Shihabi) no prédio de apartamentos The Visser, o episódio 8 encontra Dan (Mamoudou Athie) retornando ao complexo de Virgil Davenport (Martin Donovan) e confrontando-o sobre a verdade das fitas.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Leia também: A Filha Perdida, final explicado, Lena morreu ou está viva?

Davenport revela que o pai de Dan estava de posse das fitas, e elas apareceram em um depósito um ano antes dos eventos atuais da série. “Eles queimaram sua casa para destruí-los”, Davenport diz a Dan, antes de acrescentar: “Há pessoas que arriscam tudo para trazer aquele demônio esquecido por Deus a este mundo e há pessoas que arriscam tudo para manter tal evento para que nunca aconteça. Seu pai foi o alvo dessa ideologia, e sua família pagou o preço. Sua fuga foi totalmente acidental.“.

Davenport vai até Dan, apesar de admitir que gosta dele, apontando uma arma para seu jovem ex-funcionário, mas Mark (Matt McGorry) vem em socorro e nocauteia Davenport. Eles descem ao porão, onde a estátua de Kaelego e a sala do ritual foram recriadas do Visser e da mansão anterior, apenas para que Bobbi os surpreenda com a arma de Davenport. É neste ponto que é revelado que Bobbi – que está se passando por zeladora – é na verdade a mãe de Melody. E ela concorda em ajudar a realizar o ritual (ela é uma bruxa Baldung), para tentar tirar Melody do Outro Mundo.

Continua após publicidade

Então, Dan vai para o Outro Mundo, é tentado por Kaelego, encontra Melody e está prestes a tirá-la, quando Samuel (Evan Jonigkeit) a acerta. Melody volta à nossa dimensão, na frente de sua mãe, mas Dan acorda na década de 1990, tendo aparentemente viajado de volta no tempo. E assim termina a temporada!

Continua após publicidade
Arquivo 81 série
Imagem: Divulgação.

Kaelego é real?

A resposta, surpreendentemente, é não. “Não é [baseado em] nada, exceto na minha cabeça”, revelou Sonnenshine. “Este é um tipo de elemento Lovecraftiano para Arquivo 81, que é um deus ancião ou demônio, dependendo de como você olha para ele. Então, parece real, mas é uma invenção. E obviamente se baseia em muitos tropos e outras ideias, mas o próprio monstro ou deus ou demônio é nossa criação.”.

Continua após publicidade

Davenport quer deixar Kaelego sair ou mantê-lo dentro?

Os verdadeiros motivos de Davenport permanecem obscuros durante o episódio final, quando ele explica a Dan que existem duas facções de pessoas – aquelas que não vão parar por nada para manter Kaelego preso no Outro Mundo, e aquelas que não vão parar por nada para tirá-lo. Sabemos que os vídeos de Melody tocando no porão são feitos para “desvendar o feitiço”, de acordo com Bobbi, então, qual é o fim de jogo de Davenport aqui?

Continua após publicidade

“Acho que é algo que você poderia esperar em uma segunda temporada de Arquivo 81, revelou Sonnenshine antes de acrescentar que eles já têm a história de Davenport mapeada. “Isso foi algo que simplesmente não tivemos tempo de entrar, embora tivéssemos mapeado muito toda a sua motivação. Acho que para nós tudo voltará a um lugar emocional, mas isso definitivamente está na mesa para exploração e mais histórias em uma segunda temporada, caso aconteça.”.

Continua após publicidade
Arquivo 81 série
Imagem: Divulgação.

Davenport sabia que Bobbi era a mãe de Melody em Arquivo 81?

Davenport parece ser um personagem muito inteligente em Arquivo 81, e passou anos estudando O Outro Mundo. Então, ele sabe praticamente tudo sobre Dan. Logo, ele sabia que Bobbi, que se apresenta como a zeladora, é na verdade a mãe de Melody?

“Em nossas mentes, ele não sabe disso”, disse Sonnenshine antes de acrescentar: “Mas ele pode me surpreender. Às vezes, um personagem me surpreende no momento mais estranho em que ele diz: ‘Na verdade, eu sabia disso’ e você pensa: ‘Ah’. você se abre para os personagens que o surpreendem em algum momento.”.

Leia também: Cobra Kai, 4ª temporada, final explicado e resumo

Quanto a Bobbi, Sonnenshine diz que se a série for renovada para uma segunda temporada, saberemos mais sobre a mãe de Melody e onde ela esteve.

“Isso é definitivamente algo para explorar na 2ª temporada, porque, no final da 1ª temporada, eles se encontram e nada é realmente dito entre eles ainda, mas obviamente esse é um terreno tão rico para a exploração deles”, disse Sonnenshine. “E, novamente, essa foi outra história que não conseguimos – em oito episódios você tem muito espaço. Mas conversamos muito sobre onde Bobbi esteve e como ela acabou na situação em que acabou.”.

O que é o outro mundo em Arquivo 81?

No episódio final de Arquivo 81, finalmente visitamos o Outro Mundo, mas para Dan e Melody eles são transportados para lugares profundos de suas psiques, em vez de um deserto infernal.

Isso foi planejado e enraizado no compromisso do programa com a narrativa emocional.

“Eu não diria que nenhuma dessas coisas é real, mas é isso que eles estão percebendo quando vão para essa outra dimensão que é governada por um deus ou demônio muito poderoso”, explicou Sonnenshine.

“Então, acho que o que estávamos procurando no final era trazer de volta para algo que significa algo para o personagem… como um momento em que tudo mudou para eles. E eles foram atraídos de volta para revisitar ou reviver um momento. Ou ter uma vida diferente naquele momento.”.

O showrunner continuou, aludindo a Stranger Things dizendo “não é o Upside Down, é algo um pouco mais conectado à sua psique”.

Arquivo 81 série
Imagem: Divulgação.

Onde está Samuel?

Nos momentos finais de Arquivo 81, vemos Samuel surgir do nada e arrebatar Melody das mãos de Dan. Mas apenas ela retorna à nossa dimensão, com Samuel longe de ser encontrado. Onde ele está? Sonnenshine vai fica calado sobre isso: “Oh meu Deus. Quero dizer, eu não sei, onde ele poderia estar? Eu diria que é melhor ficar ligado na segunda temporada.”.

Dan apenas viajou no tempo em Arquivo 81?

A cena final da temporada de Arquivo 81 mostra Dan acordando em um hospital e uma enfermeira dizendo a ele que ele acabou de sobreviver a um incêndio no Visser, com uma televisão passando MTV News com Kurt Loder.

A câmera se afasta, enquanto Dan olha pela janela, e as Torres Gêmeas ainda estão de pé – Dan está agora na década de 1990, certo? Sonnenshine explicou que aconteceu como um tipo diferente de reviravolta nos tropos de viagem no tempo.

“Isso é, para nós, apenas uma nova virada na viagem no tempo”, disse o showrunner. “O que é, está passando por outra dimensão. Não é o que pensamos como viagem no tempo. Mas há muito dessa série que é sobre o tempo e como ele se move e o que é. Pode ser um círculo plano? É um universo em expansão? É um universo de blocos? Nós não sabemos. Mas o ditado de ter essa dimensão alternativa coloca um novo playground em jogo. Acho que para nós em termos de, bem, alguém foi nos anos noventa e alguém foi nos nossos dias atuais. Isso significa que há pequenos buracos pelos quais você pode viajar? Então essa sempre foi a ideia.”.

A showrunner esclareceu: “Não é uma máquina do tempo. É algo diferente. É uma maneira de dobrar o tempo através de uma dimensão alternativa”. O que, pode-se supor, que há um caminho de volta.

Todos os episódios de Arquivo 81 já estão disponíveis na Netflix.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.