Arrow completa 10 anos: os fatos que poucos fãs sabiam

Em 05 de outubro de 2012 estreava Arrow, que se tornou divisor de águas para a DC na TV: eis alguns fatos que talvez você não saiba.

Arrow

Pode não parecer, mas Arrow estreou há 10 anos. Foi no dia 10 de outubro de 2012 que entrava no ar o que, naquela época, eles nem sabiam ser o ponta pé de todo um universo que a DC Comics construiu na TV.

Tendo ficado oito temporadas, Arrow gerou vários spin-offs, com alguns ainda no ar – como The Flash e Superman & Lois. Além disso, criou uma grande fã base, que acompanhou as aventuras de Oliver Queen, além de se tornaram grandes adoradores do trabalho da estrela da série Stephen Amell.

Nestes 10 anos de Arrow, o Mix de Séries traz algumas curiosidades que muitos fãs podem não saber. Parabéns, Arrow!

PUBLICIDADE

Arrow se inspirou na trilogia O Cavaleiro das Trevas

arrow
Imagem: Divulgação.

No meio dos anos 2000, o Arqueiro Verde quase se tornou o protagonista de um longa metragem, que nunca saiu do papel. Então, graças a série Smallville, ele esteve fadado a ser coadjuvante do universo de Clark Kent. Mas não foi até os produtores Greg Berlanti, Marc Guggenheim e Andrew Kreisberg assistirem a trilogia de Christopher Nolan para Batman, que eles se inspiraram em criar uma própria versão do Arqueiro Verde nestes moldes.

Então, é possível traçar muitos paralelos entre Arrow e Batman Begins, por exemplo, principalmente nas primeiras temporadas.

Originalmente, ninguém deveria ter superpoderes

Arrow 10 anos
Imagem: Divulgação

Arrow foi originalmente pensada para ser completamente livre dos superpoderes, magia e misticismo que eventualmente se tornaram uma parte regular da série. Antes da estreia da série, as palavras “fundamentais” e “realistas” foram lançadas pelo elenco e pela equipe durante as entrevistas.

Leia também: O real motivo que fez Colton Haynes sair de Arrow

“Tentamos torná-la a mais real possível. O personagem não possui superpoderes. Ninguém na série tem superpoderes”, disse Amell ao IGN antes da primeira temporada da série.

Liam Neeson queria reprisar seu papel como Ra’s al Ghul

Arrow 10 anos
Imagem: Divulgação

Antes de ser decidido que Matt Nable interpretaria o vilão Ra’s al Ghul durante a terceira temporada de Arrow, havia uma chance de Liam Neeson reprisar o papel que ele interpretou originalmente em Batman Begins, de 2005.

Quando se espalhou a notícia de que Arrow apresentaria o infame vilão do Batman, um repórter da MTV perguntou a Neeson se ele retornaria. Para surpresa do repórter, Neeson disse que iria reprisar o papel “em um piscar de olhos”.

Depois que a notícia do interesse de Neeson chegou ao presidente da CW, Mark Pedowitz, Pedowitz estendeu a mão para Neeson com uma oferta. No entanto, ele não conseguiu acertar sua agenda e a participação nunca aconteceu.

Felicity Smoak deveria aparecer apenas em um episódio

Arrow 10 anos
Imagem: Divulgação

O papel de Emily Bett Rickards como Felicity Smoak na série não foi planejado para ser nada mais do que de apenas um único episódio. Rickards disse ao Comic Book Resources que a personagem foi originalmente escrita para ser um “papel ‘possivelmente recorrente’“, que ela admite que raramente, ou nunca, realmente acontece.

Mas sua atuação impressionou tanto a todos que ela se tornou uma das principais integrantes do elenco, o que levou a personagem a ser reintroduzida nos quadrinhos nos últimos anos. Ela também fez mais de meia dúzia de aparições em The Flash entre 2014 e 2017.

Segurança era visível

Arrow 10 anos
Imagem: Divulgação

A maioria das séries e filmes desse gênero são repletos de acrobacias e Arrow certamente não é uma exceção. E, embora a série esteja cheio de explosões, tirolesas e janelas quebradas, as filmagens nem sempre são perfeitas.

Leia também: Smallville: atores se reencontram 11 anos depois e fãs surtam

Esta série, como a maioria, teve uma forte ênfase na segurança para os atores. Redes e cordas de segurança acompanhavam cada acrobacia e cada janela explosiva: uma dessas cordas de segurança é visível no piloto quando Oliver voa por uma janela.

Em outro episódio, quando o Arqueiro e Arsenal mergulham no chão para evitar uma explosão, eles caem em um tapete de segurança que se torna momentaneamente visível.

Oliver fez um salto impossível

Arrow 10 anos
Imagem: Divulgação

Uma das melhores partes de Arrow são os flashbacks. Em um flashback no início da 4ª temporada, Argus envia Oliver de volta para Lian Yu, a ilha fatídica que desempenha um papel tão significativo na vida de Oliver. Desta vez, porém, ele chega à ilha pulando de um avião, em vez de cair na praia.

O tipo de salto militar que ele fez o colocaria a cerca de 20.000 pés no ar. Na vida real, o salto o teria matado sem um tanque de oxigênio. Sabemos que Oliver é durão, mas este é um pouco exagerado.

Sede da Polícia de Star City

Arrow 10 anos
Imagem: Divulgação

Como em todos os dramas criminais, a delegacia de polícia desempenha um papel relativamente significativo em Arrow. Nas temporadas anteriores, serviu como o lugar onde Oliver quase foi preso. Nas temporadas posteriores, serviu como a casa da nova Canário Negro.

Para conseguir essas cenas bem legais do exterior do prédio, a equipe de produção filmou na Biblioteca Pública de Los Angeles. Se o prédio parecia um pouco familiar, é por isso.

Harley Quinn

Imagem: Divulgação

À medida que a série progredia, também crescia a prevalência da ARGUS, a estranha e poderosa organização que foi responsável por muitos atos questionáveis.

Leia também: Superman & Lois tem curiosa ligação com Smallville

No episódio “Esquadrão Suicida“, Harley Quinn foi destaque em uma breve participação, interpretada por Cassidy Alexa. Mas sua única fala foi realmente fornecida por Tara Strong, que dublou Quinn nos jogos Batman: Arkham Knight e Arkham City.

Título dos episódios

Imagem: Divulgação

Todas as séries gostam de incluir uma boa quantidade de referências ao longo de seus episódios. E Arrow realmente inclui easter eggs nos títulos de seus episódios.

Isso não se aplica o tempo todo, mas praticamente todos os títulos de episódios em Arrow aparecem em cada episódio como diálogo falado, tornando os títulos muito mais importantes.

A série apresenta algumas referências de Bruce Springsteen

Imagem: Divulgação

Falando em títulos, ao longo das três primeiras temporadas de Arrow, o título do penúltimo episódio de cada temporada era o nome de uma música de Bruce Springsteen.

Para a 1ª temporada, há “Darkness on the Edge of Town”, seguido por “Streets of Fire” na 2ª temporada e “This Is Your Sword” na 3ª temporada. Ainda não está claro qual é a conexão entre as músicas e os episódios, mas alguém da equipe de Arrow deve ter sido um grande fã de The Boss.

Oliver desaprendeu a ser um hacker?

Imagem: Divulgação

Durante seus anos de serviço sangrento com a ARGUS, Oliver provou que, de fato, tinha um nível rudimentar de habilidade no domínio da tecnologia e hackers de computador. No início de sua cruzada, ele tinha vários computadores instalados e era capaz de usá-los com mais eficiência.

Mas, no momento em que Felicity entrou na série, Oliver pareceu perder toda a habilidade de hackear e conhecimento de computador. Isso provavelmente foi feito para fazer Felicity parecer ainda mais importante, mas ainda é uma espécie de descuido.

A mansão dos Queen é famosa

Imagem: Divulgação

Um dos fatos mais fascinantes dos bastidores de Arrow gira em torno da Mansão Queen. Apresentada de forma mais proeminente nas 2 primeiras temporadas, a Mansão Queen é uma enorme estrutura semelhante a um castelo, completa com gramados amplos, grandes escadarias e pesadas ameias de paralelepípedos.

As cenas externas da mansão foram filmadas no Hatley Castle, que foi usada em várias outras franquias de quadrinhos. Foi apresentada como a mansão de Lex Luthor na série Smallville e mais notavelmente nos 3 filmes originais dos X-Men, bem como em Deadpool, como Escola de Xavier para Jovens Superdotados.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.