As melhores séries de comédia de 2023

The Bear, Jury Duty, Chucky: tem de tudo na lista das melhores séries de comédia de 2023. Humor, absurdos e muitas surpresas por aqui.

The Bear

As série dramáticas não tiveram um bom momento em 2023 (algo que exploraremos no especial de Drama). No campo das comédias, entretanto, o ano entregou alguns títulos e momentos memoráveis. Tudo em uma época onde o humor e o gênero da comédia estão cada vez mais abstratos, diferentes. “The Bear”, “Jury Duty” e até um boneco assassino ditam as regras na lista das melhores comédias de 2023.

10 – Abbott Elementary

É uma maravilha ver que a TV aberta ainda respira mesmo com o poder acachapante do streaming e do cabo. “Abbott Elementary” prova que é possível fazer comédia boa, de qualidade, em um terreno já saturado por sitcoms. No fim, a simplicidade e o sorriso direto ainda têm inegável valor.

PUBLICIDADE

9 – Barry

Se “Abbott Elementary” é o respiro da TV aberta, “Barry” é a síntese da comédia cabeçuda que a HBO sempre quis lançar. Em sua última temporada, “Barry” calibrou ainda mais na estranheza, absurdos e convergência entre gêneros. O resultado é uma despedida que vem cedo, mas sem tropeços.

Leia mais sobre “The Beare as melhores comédias de 2023:

The Bear

8 – Shrinking

Jason Segel tenta se distanciar cada vez mais da persona do comediante banal, do papel bobalhão de “melhor amigo”. Depois de entregar uma das produções mais bacanas desta década (“Dispatches from Elsewhere”), Segel retorna em um papel que brinca com o humor e a proximidade avassaladora deste com a tristeza. Ambos parecem não conviver separados, e está tudo bem nisso.

7 – The Curse

Se você acha “Barry” estranha, espere para ver “The Curse”. Tire a família da sala e abra a mente para uma das produções mais absurdas do ano. Um casal que apresenta um programa de reformas é apenas o ponto de partida para… sabe-se lá o que “The Curse” quer contar. Caso você se perca no meio do caminho, não se preocupe. É possível se perder ainda mais logo adiante.

6 – Chucky

A melhor coisa que aconteceu para Chucky, o personagem, foi ter voltado para as mãos de seu criador original, que, por sua vez, abraçou a galhofa por completo. Se antes o Boneco Assassino tentava flertar com o horror, agora a comédia é escancarada. E “Chucky” arranca alguns dos melhores e mais frouxos risos de 2023. Tudo com muito sangue e atenção ao que ocorrer na cultura pop atual.

The Bear

5 – Jury Duty

Parte documentário, parte comédia, parte pegadinha, “Jury Duty” é tão insana que mal parece verdade. Alguém teve a ideia de encenar um julgamento, com direito a juiz, júri, guardas, advogados e a coisa toda. Mas uma pessoa – só uma – não saberia que tudo era armação. É incrível a dedicação do elenco e da equipe para criar uma mentira. O que nos faz lembrar, então, de todos os profissionais que vivem disso: criar mentirinhas para nos fazer rir e chorar todos os dias através de uma tela.

Vampiros, detetives e um cozinheiro estão entre os melhores

4 – Reservation Dogs

O humor sempre foi utilizado como um canal para se entender e processar coisas que, de outras formas, são difíceis de discutir ou entender. “Reservation Dogs” aborda a questão indígena – e sua história, e sua presença social – com ironia, leveza e notável apuro social. O elenco jovem é um sucesso por si só e o desfecho é digno de uma série pouco conhecida, mas merecedora de todos os elogios.

3 – What We do in the Shadows

A comédia muitas vezes funciona assim: você faz algo e as pessoas riem. Em seguida, você faz um pouquinho mais, arriscando de leve e os risos vêm mais fortes. Então você arrisca mais e mais. “What We do in the Shadows” não tem medo de arriscar e os resultados são hilários. Não se espante, entretanto, caso a série que começou com vampiros termine com uma porção de criaturas bizarramente engraçadas.

The Bear

2 – Poker Face

“Poker Face” só não está no topo da lista das melhores séries de 2023 porque um cozinheiro e uma família da pesada lançaram suas temporadas no mesmo ano. Sem estas duas obras-primas incontestáveis, então, a série de Rian Johson mereceria qualquer prêmio e medalha. Engraçada, bem escrita, inteligente, bem atuada e com uma fotografia de cair o queixo, “Poker Face” exemplifica porque as séries existem: pra divertir do início ao fim.

1 – The Bear

Depois de uma temporada de estreia arrasadora, a 2ª temporada de “The Bear” é ainda mais meteórica. Não há apenas um capítulo impecável no segundo ano. Assim como em “Succession”, há um punhado de episódios incríveis nesta série que se supera a cada minuto. “The Bear” não é bem uma comédia, mas a indústria a classificou assim e, por isso, a colocamos aqui. A verdade, enfim, é que ela rivaliza com qualquer outra produção de qualquer gênero.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.