Asas da Ambição é uma história real? A verdade sobre a série

A história real que inspirou Asas da Ambição na Netflix.

Asas da Ambição historia real

Criação de Meriç Acemi, a série Asas da Ambição é uma produção original turca da Netflix, uma emocionante série de suspense corporativo sobre um cenário competitivo em ritmo acelerado, onde ambição e retidão se escolhem. A história usa a metáfora de uma selva onde um leão reina supremo. Lale Kiran, famosa âncora de notícias, o rosto do canal de notícias MON5 e o leão da equação, se move com sua mochila, sempre mantendo a guarda.

Continua após publicidade

Depois de uma palestra em uma faculdade, ela conhece o ávido fã Asli Tuna, e Asli parece estar mais interessado nela do que em notícias e jornalismo. No entanto, usando um truque de mão, Asli garante um lugar no icônico canal de mídia de televisão. À medida que o pássaro decide subir na cadeia alimentar, ele deve eliminar todos que cruzarem seu caminho. Com Asli usando astúcia e tática para permanecer no jogo, a história sai do controle cedo demais. No entanto, você deve se perguntar se a série tem base em uma âncora real da televisão turca. Nesse caso, deixe-nos iluminar você.

Asas da Ambição é uma história real?

Se você suspeitou que a série Asas da Ambição tem uma história real, suas suspeitas estavam certas. Sim, Asas da Ambição se baseia em partes através de uma história real.

Continua após publicidade

Em primeiro lugar, a série restabelece o realismo conjurando personagens de carne e osso que seguem seus códigos éticos, enquanto alguns precisam permanecer flexíveis para alcançar seu objetivo complicado. Mas todos esses personagens têm mais de uma sombra em suas vidas pessoais e profissionais mescladas.

Leia também: Posto de Combate, filme tem inacreditável história real

Além disso, a história esconde uma preocupação crescente sobre a validade das notícias como verdade. Meriç Acemi escreveu e criou a série, enquanto Deniz Yorulmazer cuidava da direção. Acemi não é de forma alguma um novo nome na televisão turca, depois de programas como ‘Love 101’, ‘Kiralik Ask’ e ‘Intikam’.

Deniz Yorulmazer colaborou anteriormente com Acemi em ‘Love 101’. No entanto, eles conseguem incutir um frescor no conto envolvente da confusão corporativa em uma redação em ritmo acelerado. É um mundo governado pela cadeia alimentar, e o jogo selvagem não tem regras.

Continua após publicidade

Embora o canal MON5 seja obviamente fictício, Acemi e a equipe criativa talvez tenham se baseado em eventos reais que acontecem na Turquia. Da mesma forma, mesmo que as especificidades da história sejam “invenções” do roteiro, o personagem de Lale Kiran teve possíveis inspirações por uma série de jornalistas e âncoras de notícias fortes. Estes que posteriormente ficaram sob a ira da autoridade depois de passar comentários mal calculados na mídia.

Asas da Ambição historia real
Imagem: Divulgação.

Os rostos que inspiraram Asas da Ambição

Banu Guven, um rosto famoso no canal de mídia turco NTV no início da década do século XXI, foi demitido abruptamente em 2011. De acordo com a declaração de Guven, seus gerentes perceberam que o Partido da Justiça e Desenvolvimento não apreciaria sua postura pró-curda no período eleitoral.

Enquanto isso, em janeiro de 2022, o veterano jornalista turco Sedef Kabaş foi detido por um suposto insulto ao presidente turco Recep Tayyip Erdoğan. Enquanto isso, em 2017, Nevşin Mengü, âncora de notícias da CNN Turk e famosa por sua postura crítica contra o partido no poder, foi abruptamente dispensada de suas funções. Tudo issso, enquanto permanecia na empresa.

Continua após publicidade

Leia também: Arremessando Alto é uma história real? A verdade do filme da Netflix

Além disso, após a morte do repórter da Al Jazeera Shireen Abu Akleh pelas forças israelenses, a crise global da mídia só se aprofundou. Nesta conjuntura, é ainda mais necessário que a mídia permaneça neutra e informe a verdade do que conjurá-la. Enquanto a série ignora com segurança uma politização aberta do enredo, ainda espera a verdade e a integridade do personagem em uma época em que o poder dita a realidade.

Asas da Ambição
Imagem: Divulgação.

Embora dotada de um elenco brilhante e um orçamento de produção generoso, Asas da Ambição nos lembra que é necessário estar em sintonia com o seu eu interior. Com isso, para questionar as suposições e separar a verdade da ficção.

No final da série, Muge, um membro de alto escalão da equipe MON5, pede a seus juniores que criem uma história fabricada. Todos, exceto quatro, saem da sala, e aqueles que ficam lá permanecem com medo de perder o emprego. No final da primeira temporada, a série lembra o espectador de falar a verdade ao poder em qualquer circunstância. A moral de Asas da Ambição é que dizer a verdade dá respeito e valor na sociedade, mesmo que nem sempre seja fácil separar fato de mentira em um mundo onde as mídias sociais agitam a opinião pública.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.