Audiência: Análise de 20/02 a 26/02 – Allen v Farrow, Expresso do Amanhã, Unforgotten e muito mais
Em mais uma semana de análise dos números que adoramos, temos novidades sobre os números de Allen v Farrow, Unforgotten e muito mais.
Olá queridos, tudo bem com vocês? Espero que estejam se cuidando e que seus familiares também estejam bem. Nesta semana, temos muitos números para quebrar e analisar. A HBO lançou a comentada minissérie-documentário Allen v Farrow, que não teve uma estreia tão bombástica quanto esperávamos.
Além disso, Expresso do Amanhã foi uma das exceções a crescer nesta semana. Ao mesmo tempo que Unforgotten quebrou todos seus recordes anteriores no Reino Unido. Por fim, temos o retorno da análise especial da semana com uma atenção aos números decadentes dos eventos esportivos na TV americana.
ABC
Com America’s Funniest Home Videos estável nos bons 0.8 no demo, American Idol despencou 0.2 para 1.0 e The Rookie acompanhou com uma perda de 0.1 para 0.5. Diante de um turbilhão de notícias ruins, polêmicas e controversas, o que deveria ser uma temporada histórica de The Bachelor caiu ainda mais na audiência. O reality show oscilou de 1.4 para 1.2 no demo. Logo após, The Good Doctor caiu 0.1 para 0.5.
Com To Tell The Truth (0.5/0.4 x 0.65 da semana passada) dominando a noite, os únicos dois programas roteirizamos ficaram limitados a black-ish (0.5) e mixed-ish (0.4). Após uma semana com reprises, The Goldbergs voltou com estáveis 0.6; American Housewife subiu 0.1 para 0.6. Ao mesmo tempo que The Conners ficou estável com 0.6 e Call Your Mother cresceu 0.2 para 0.5. Encerrando a noite (24), For Life teve sua Season Finale com 0.3.
Encerrando os destaques da semana, Celebrity Wheel of Fortune caiu 0.1 para 0.8 na quinta-feira (25). Em seguida, The Chase ficou estável em 0.6, enquanto a Season Finale de The Hustler caiu 0.1 para 0.4.
NBC
O bloco de game shows foi muito bem, obrigado na segunda-feira (22). Ellen’s Game of Games entregou 0.5/06 em comparação com os 0.6 da semana passada, ao mesmo tempo que The Wall ficou estável com 0.5. Tanto Young Rock (0.7) quanto Kenan (0.5) caíram de forma forte (0.3) em comparação com seus números da estreia.
O que testará o desempenho da série, entretanto, será as próximas dias ou três semanas quando sua audiência, esperançosamente, terá estabilizado. Mais tarde, This Is Us caiu 0.2 para 0.9 enquanto a Season Finale de Nurses ficou estável em 0.3.
A Season Finale de Mr. Mayor caiu 0.1 para 0.4 na quinta-feira (25), provavelmente indicando que a série não deve se manter no ar ou ir para o Peacock. Em seguida, Superstore retornou de uma semana de folga com estáveis 0.4. Mais tarde, Dateline (0.4) e Law & Order: Special Victims Unit (0.6) caíram 0.1 cada.
FOX
Em mais um bloco de episódios bastante intensos na segunda-feira (22), 9-1-1 ficou estável com 1.0 no demo, mas 9-1-1: Lone Star caiu 0.1 para ainda bons 0.8. Depois de uma semana de folga, Name That Tune retornou com estáveis 0.5, um desempenho notável sem o lead-in de The Masked Singer. Ao mesmo tempo que Hell’s Kitchen perdeu 0.1 para 0.6, o bloco de comédias ficou estável: Call Me Kat (0.5) e Last Man Standing (0.4).
CBS
Com uma reportagem impressionante sobre crimes contra magistrados, o 60 Minutes caiu 0.1 para 0.7 no domingo (21). Depois, The Equalizer despencou 0.2 para 0.7, mas que ainda sim manteve uma boa audiência total. A programação seguiu com NCIS: Los Angeles caiu 0.1 para 0.6 e NCIS: New Orleans ficando estável com 0.5 no demográfico alvo.
Retornando de uma semana de folga, tanto The Neighborhood (0.8) quanto Bob ❤️ Abishola (0.6) caíram 0.2. Mais tarde, All Rise (0.4) e Bull (0.4) caíram 0.1. O outro original da semana só apareceu na quarta-feira (24) com Tough as Nails estável nos 0.5. Depois de desabar na semana anterior, Young Sheldon (0.9) e B Positive (0.7) subiram 0.1. O restante ficou estável: Mom (0.6), The Unicorn (0.5) e Clarice (0.4).
CW
Tudo estável no domingo (22) com Batwoman (0.1) e Charmed (0.1) repetindo seus números do domingo anterior. Na noite seguinte (22), All American caiu 0.1 para ainda sólidos 0.2, enquanto Black Lightning (0.1). Com toda a antecipação e buzz em torno da estreia de Superman & Lois, o drama fez medianos 0.3 no demo na terça-feira (23). Em seguida (24), Riverdale caiu 0.1 para 0.1, enquanto Nancy Drew ficou estável com 0.1.
[spacer height=”10px”]
Destaques da TV a Cabo
Apesar de toda atenção que a minissérie-documentário recebeu, Allen v Farrow teve uma estreia minúscula em 0.06 no demo no domingo (21). É possível, contudo, que a produção venha a colher seus frutos quando somados os números da HBO Max e HBO Go. No Starz, American Gods subiu 0.02 para 0.05. Enquanto The Real Housewives of Atlanta subiu 0.16 para 0.51. Único programa relevante da segunda-feira (22), Expresso do Amanhã subiu para 0.27.
Temptation Island teve sua segunda semana com 0.18/0.11, comparado com os 0.15 da semana anterior. No BET, The Oval caiu 0.08 para 0.17. Já no OWN, Queen Sugar caiu 0.05 para 0.12. Na quarta-feira (24), The Real Housewives of New Jersey caiu 0.02 para 0.34, ao mesmo tempo que The Real Housewives of Salt Lake City acompanhou ao desabar 0.09 para 0.18.
Claramente perdendo fôlego, a Season Premiere de Snowfall registrou 0.29/0.27, uma queda do que a estreia da terceira temporada fez (0.39), enquanto a mais recente Season Finale entregou 0.42. Já na Freeform, Good Trouble subiu 0.02 para 0.08. Por fim, e já na quinta-feira (25), grown-ish subiu para 0.12.
Notas do Acúmulo
Discovery+: o novo serviço de streaming da Discovery Communications experimenta um lançamento bem sucedido. Com quase dois meses de operação, a plataforma digital já soma mais de 11 milhões de assinantes. De acordo com a Variety, os executivos da companhia acreditam que é possível atingir: 70 milhões de consumidores apenas nos Estados Unidos, assim como 400 milhões em todo o mundo.
DAZN: apesar do desempenho ainda modesto no mercado brasileiro, a plataforma digital bateu recordes na sua divisão italiana no último domingo (21). Mais de 2.2 milhões de pessoas assistiram a vitória do Inter de Milão sob o AC Milan, um resultado 38% superior ao último recorde. Os números foram colhidos pela Auditel para DAZN1 e Nielsen para DAZN OTT. As informações são do RapidTVNews.
Celebrity Wheel of Foturne: em mais um game show bem sucedido, a ABC vem colhendo (muitos) frutos ao bancar nesse saudosismo do telespectador. O programa atingiu sua melhor audiência em quatro semanas quando somados com o L+3 (ao vivo somados a três dias de gravação). Foram 11% de crescimento, levando a atração a notáveis 1.1 no demo, os melhores números desde 21 de janeiro deste ano.
Internacionais
– Europa
The Voice França teve uma queda forte no sábado (20). O reality show registrou 5.567 milhões de telespectadores, além de um share de 26.5%, bem diferente do sábado passado (13): 5.89 milhões de telespectadores e um share de 27.3%. Já na segunda-feira (22), Top Chef Bélgica foi assistido por 439 mil pessoas, uma queda de quase 20 mil telespectadores em comparação com a última semana (460 mil). Já no Reino Unido, um excelente início de temporada de Unforgotten. O thriller foi assistido por 5.1 milhões de pessoas, o melhor resultado desde a estreia.
Tivemos uma disputa interessante na televisão francesa na quarta-feira (24). Embora a série Doc tenha ficado em primeiro lugar, a liderança da série da TF1 ficou bastante ameaçado por um episódio estável de Top Chef França. O reality show registrou 3.34 milhões de telespectadores e um share de 16.4%, já o drama roteirizado fez 4.04 milhões e uma participação de 17.1%. Em quinto lugar geral na noite, o Italia’s Got Talent foi assistido por 1.318 milhões de pessoas e teve uma participação de 5.6%.
– América Latina
No final de semana, The X Factor Colômbia ficou praticamente estável em relação aos números da semana passada. Foram 5.2 no sábado (20) e 4.3 no domingo (21). A segunda temporada de MasterChef Celebrity Argentina estreou na quarta-feira (24) após um incrivelmente popular segundo ano. O reality show registrou 17.6 pontos, números que facilmente deram a vitória para Telefé no horário.
[spacer height=”20px”]
Análise Especial da Semana:
Australian Open e a queda dos Eventos Esportivos
A fragmentação cada vez maior da audiência, assim como uma oferta incrível de conteúdo em diversas plataformas, é cada vez mais difícil estabelecer o que é um sucesso e o que é um fracasso. Razão pela qual àquele que consegue atrair um grande número de pessoas ao mesmo tempo, consegue cobrar mais pelos anúncios. Não é a toa que o Super Bowl tem os trinta segundos mais caros da TV.
Por isso os eventos esportivos são tão disputados pelos canais. A renovação pacote da NFL, por exemplo, tem provocado uma disputa bilionária entre a NBCUniversal, Disney, Fox Corp. e ViacomCBS. Mesmo assim, uma tendência apareceu nessa temporada: a audiência tem caído de forma generalizada. O Super Bowl 55 atraiu 96.4 milhões de telespectadores, que é o menor desde 2007.
Outro exemplo vem do Australian Open de 2021, que recentemente foi concluído apesar do atraso em virtude dos inúmeros atletas contaminados pela COVID-19. De acordo com dados do Sports Media Watch, o torneio registrou uma média de 272 mil telespectadores através de todos os canais da marca ESPN. Tais números representam uma queda de 27% em comparação com o ano passado (371 mil).
A Daytona 500, da Nascar, teve uma média de 2.8 no demográfico alvo e um total de 4.83 milhões de telespectadores, o pior da história da corrida. É uma queda de 36% no público total em relação ao ano passado, que já trazia uma queda de 34% em comparação com 2019.
Obs: Essas quedas, é importante ressaltar, não necessariamente representam um declínio de interesse pelos esportes ao vivo. O Super Bowl 55, por exemplo, registrou uma média de 5.7 milhões de telespectadores por minuto. Um recorde histórico.