Audiência – Elementary, Homeland, LA to Vegas e mais: Análise de 28/04 a 04/05

Numa semana mais calma se compararmos com as anteriores, tivemos alguns retornos (como Elementary), outras despedidas e uns especiais bem interessantes.

Audiência, Análise da Audiência, Homeland, LA to Vegas,
Imagem: ABC/Divulgação; Fox/Divulgação; C-Span/Divulgação; Homeland/Divulgação, CBS/Divulgação
Audiência, Análise da Audiência, Homeland, LA to Vegas,
Imagem: ABC/Divulgação; Fox/Divulgação; C-Span/Divulgação; Homeland/Divulgação, CBS/Divulgação

[spacer height=”10px”]

Diferentemente das semanas anteriores, temos a oportunidade de respirar fundo numa análise de audiência mais tranquila e ligeiramente calma nesta semana. É verdade que é falsa impressão, uma vez que há um turbilhão por vir com a temporada de Season Finales, mas o que importa é que temos a oportunidade de analisar a chegada de Elementary, assim como a despedida de Homeland e LA to Vegas. Há também alguns eventos especiais, como o (polêmico) jantar dos correspondentes no sábado (28) e o primeiro debate nacional das eleições legislativas de 2018. Prontos? Prometo que seremos rápidos, mas não se acostume.

[spacer height=”20px”]

PUBLICIDADE

ABC

American Idol explodiu ao ser exibido ao vivo no domingo ao marcar ótimos 1.9 no demográfico alvo. Vale lembrar que a estratégia que a ABC adotou para promover o início da fase não gravada do reality show foi clássica, porém pouco utilizada: ao vivo de costa a costa. Isso quer dizer que o mesmo programa que Atlantic City assistiu, Portland (no Oregon) também apesar do fuso horário de quatro horas entre eles. Mais tarde, Deception também cresceu: foi dos medonhos 0.6 para medianos 0.8.

Na segunda-feira, uma temporada curta de Dancing With The Stars estreou ruim: 1.1 no demográfico, o pior começo de temporada da história do reality show. Uma queda de 0.3 em comparação com a Fall Season de 2017. Mais tarde, The Crossing continuou caindo: foi de 0.7 para 0.5. Essa é mais um zumbi na programação da ABC. Na terça-feira, Roseanne teve uma queda violenta de 0.8 para 2.6, números que mesmo assim renderam o primeiro lugar na noite.

Noites instáveis

The Middle também teve uma queda forte de 1.9 para 1.4 em comparação com sua última exibição. Porém, black-ish (1.1), Splitting Up Together (1.0) e For The People (0.6) cresceram 0.1 em relação com duas semanas atrás. Na quarta-feira, The Goldbergs voltou de folga caindo de 1.3 para 1.2, enquanto Alex Inc. cresceu de 0.7/0.6 para 0.8. Mais tarde, Modern Family despencou 0.2 para 1.2, mesmo movimento feito por American Housewife (0.9). Designated Survivor operou em alta de 0.5 para 0.6.

Na quinta-feira, Grey’s Anatomy subiu de 1.5 para 1.6 às vésperas de um dos seus episódios mais importantes em muito tempo. Station 19, por sua vez, também subiu de 1.0 para 1.1. Curiosamente, Quantico ficou na mesma: 0.5 no demográfico alvo. Lembro que não é bom, porém estabilidade é sempre bom. Na sexta-feira, Once Upon a Time caiu de 0.5 para 0.4, ao mesmo tempo que SHIELD 20/20 ficaram estáveis no 0.4.

NBC

Imagem: NBC/Divulgação

No domingo, Timeless cresceu 0.1, enquanto Little Big Shots Genius Junior ficaram na mesma. Na segunda-feira, The Voice cresceu de 1.4 para 1.6, enquanto a Season Finale de Good Girls ficou estável nos 0.9. No dia seguinte, um final claro de alerta para o The Voice uma vez que o reality show despencou 0.4 para fracos 1.2, uma Series Low. Em seguida, Rise (0.7) e Chicago Med (1.0) ficaram estáveis.

Na quarta-feira, The Blacklist segurou em 0.8, mas SVU caiu 0.2 para 1.2 e Chicago PD ficou estável com 1.2. Na quinta-feira, vimos a Season Finale de Superstore marcar 0.8 (+0.1), seguida por AP Bio (+0.1). Depois de uma reprise de Will & GraceChampions permanecey nos mesmos 0.4, mas às 22h Chicago Fire subiu de 0.9 para 1.0.

Na sexta-feira, Blindspot (0.5) e um especial do Dateline (0.7) ficaram estáveis.

FOX

No domingo, grande parte da programação cresceu. Brooklyn Nine-Nine (0.9), Family Guy (1.0) e The Last Man On Earth (0.7) oscilaram 0.1 para cima, enquanto Bob’s Burgers The Simpsons ficaram estáveis. Na segunda, Lucifer (0.6) e The Resident (0.8) ficaram estáveis. Na terça-feira, Lethal Weapon (0.7) e a Season Finale de LA to Vegas (0.5) caíram grandes 0.2 em comparação com a semana anterior. Mais tarde, New Girl caiu ainda mais para 0.5.

No dia seguinte, Empire (1.7) e Star (1.2) ficaram estáveis. Já na quinta-feira, vimos Gotham beirar o desastre ao driblar uma Series Low de 0.5 ao subir para 0.6 nos seus números finais. Na sexta-feira, MasterChef Jr. retornou de uma semana de folga marcando 0.6/0.7, uma queda com a última sequência de episódios que fez 0.7/0.8.

CBS

No sábado, Ransom continuou nos medianos 0.3 da semana anterior. No domingo, Instinct Madam Secretary subiram 0.1, enquanto NCIS: Los Angeles caiu de 0.8 para 0.7. Já na segunda-feira, tudo em queda. Kevin Can Wait (0.8), Man With a Plan (0.8), Superior Donuts (0.7) todas com uma queda de 0.1. Já às 22h, tivemos o grande retorno de Elementary que fez 0.6 no demográfico, uma queda de 0.2 em comparação com seu mais recente Season Premiere.

Na terça-feira, NCIS (1.2) e Bull (1.1) ficaram estáveis com seus mais recentes episódios, enquanto NCIS: New Orleans (0.9) subiu 0.1. Na quarta, Survivor caiu 0.1 para 1.5, enquanto SEAL Team subiu de 0.8 para 0.9 e Code Black ficou estável nos seus 0.7. No dia seguinte, The Big Bang Theory subiu 0.4 para 2.4, fazendo com que Young Sheldon (1.9) e Mom (1.4) crescessem 0.1 ao mesmo tempo que Life In Pieces (1.1) e SWAT (0.8) ficaram na mesma.

Na sexta-feira, MacGyver terminou sua segunda temporada de um forma bem ruim ao cair de 0.7 para 0.6, uma Series LowHawaii Five-0 oscilou de 0.9 para 0.7, assim como Blue Bloods que caiu de 0.8 para 0.7. Se você pensou que essas quedas tem relação com os playoffs da NBA na TV a cabo, você tem toda razão.

Continua após a publicidade

CW

Na segunda-feira, Supergirl subiu de 0.4 para 0.5, enquanto iZombie permaneceu na mesma com 0.2. Na terça, The Flash segurou nos 0.6, mas The 100 caiu para não tão interessantes 0.3. No dia seguinte, Riverdale (0.4) e The Originals (0.4) continuaram estáveis. Vimos uma queda na quinta-feira de Supernatural (-0.1/0.4), ao mesmo tempo que Arrow cresce 0.1 para 0.4. Na sexta-feira, tudo morno, ou melhor bem gelado. Dynasty caiu para 0.1, enquanto Life Sentence ficou na mesma com 0.1.

[spacer height=”20px”]

Um Presidente. Duas Washington.

O último sábado de abril deixou a imprensa de Washington D.C. um tanto caótica. Mais do que o normal. Isso porque ao mesmo tempo que os jornalistas comemoravam a primeira emenda da constituição (aquela que garante liberdade de imprensa), Trump estava em outra Washington. Era Washington Township, no importantíssimo Macomb County, estado americano do Michigan.

Imagem: EPE-EPA/ CNP-Mega

Mesmo tentando fazer uma contra programação, Donald não teve muita atenção. Seu comício foi exibido ao vivo inteiramente apenas pela Fox News. Enquanto isso, a CNN, MSNBC e C-SPAN (a nossa TV Câmara/TV Senado) exibiam a chegada dos jornalistas no tapete vermelho e mais tarde o evento na íntegra.

A Fox News venceu a noite no demográfico alvo com 0.14 e 1.77 milhão de telespectadores. A CNN veio logo atrás com 0.13 no demo e 902 mil telespectadores, assim como a MSNBC em terceiro com 0.09 no demo e milhão de telespectadores. Vale lembrar que por mais polêmica que a performance cômica de Michelle Wolf tenha sido. E foi. Ela foi um sucesso nas redes sociais.

No entanto,

De acordo com o The Hill, o número de humor de Wolf foi vista por 4.4 milhões de pessoas em apenas três dias no canal do YouTube da C-SPAN. A última vez que a emissora teve um vídeo tão acessado na plataforma de vídeos foi em 2011, quando a performance de Seth Meyers recebeu pouco mais de três milhões de visualizações.

TV a Cabo

Imagem: Divulgação

[spacer height=”20px”]

Fear The Walking Dead caiu 0.12 para 0.97, ao mesmo tempo que Into The Badlands também perdeu força com uma leve queda para 0.44. O segundo episódio de Westworld caiu 0.17 em comparação com os fortes 0.72 da semana anterior. Mas Silicon Valley cresceu 0.06 para 0.46 e Barry caiu 0.04 para 0.19.

Season Finale de Homeland caiu para 0.32, uma queda grande de 0.30 em comparação com a Season Finale de 2017. Mais tarde, Billions caiu 0.02 para 0.21 enquanto The Circus também perdeu fôlego para 0.03 no demográfico alvo. Killing Eve subiu 0.03 para 0.11. Na segunda-feira, The Terror caiu 0.02 para ainda bons 0.23.

The Last OG também não conseguiu manter os mesmos índices da semana anterior ao exibir dois episódios em sequência: 0.38/0.21, algo expressivo em comparação com os 0.47 mais recente.

Legion permaneceu firme nos 0.20, mesmo feito por Krypton (0.17).

Também há coisa boa

Season Premiere de Colony caiu dos grandiosos 0.13 para 0.16 em comparação com 2017. Ainda na quarta-feira, The Americans subiu para 0.15, enquanto Famous In Love permaneceu nos 0.10. Entretanto, o grande destaque da semana ficou com Atlanta com uma subida expressiva de 0.14 para 0.38. Não é sempre que vemos algo assim, você sabe.

Continua após a publicidade

Obs: Só como um pequeno lembrete, desde o último sábado (05) a ABC começou a exibir os Playoffs da atual temporada da NBA (basquete). O que isso significa? Sim, mas números deliciosos para próxima semana. Por isso, fique ligado.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.