Audiência – Análise de 29/06 a 05/07: The Code, The Loudest Voice, Divorce e muito mais

No retorno da nossa adorada e estimada coluna de análise da audiência, temos o retorno de The Code e Divorce, assim como a estreia de The Loudest Voice.

Análise de Audiência, The Loudest Voice, Songland, The Code, Divorce
Imagem: Divulgação (04)

Antes de discutirmos os destaques da semana, preciso conversar com você, querido e assíduo leitor do Mix de Séries. As duas últimas semanas não foram fáceis tanto pessoalmente quanto profissionalmente para este que vos escreve. Por isso, nossa coluna não foi publicada por tais razões. Sendo assim, gostaria de pedir sinceras desculpas para quem esperou para ler nossas análises e não as encontrou. Me comprometo que isso não acontecerá novamente em respeito a você, leitor.

Dito isso, tenho que fazer outro pedido de desculpas, mas não em meu nome, mas sim da televisão norte americana e da Nielsen. Como vocês devem saber muito bem, o país celebrou sua independência na última quinta-feira (04), fazendo com que grande parte dos canais escalassem especiais e reprises para cobrir buracos na programação. Além disso, em função do feriado a Nielsen, que mede a audiência no país, não divulgou os números finais de quarta-feira em diante, assim como da TV a Cabo.

Semana que vem, estaremos de volta. Então, conto com a sua leitura, assim como seu comentário. Afinal de contas, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

PUBLICIDADE

[spacer height=”20px”]

ABC

Imagem: Divulgação

Embora bem diferente do que fazia há algumas temporada atrás, o bloco de game shows do domingo (30) continua dominando. Celebrity Family Feud foi exibido pela primeira vez desde a sua estreia em 09 de junho. O programa caiu 0.2 para 0.8, enquanto The $100,000 Pyramid (0.7) e To Tell The Truth (0.7) subiu 0.1 em relação a semana anterior.

Na segunda-feira (1º), tanto The Bachelorette (1.5) quanto Grand Hotel (0.6) ficaram estáveis em relação a semana passada. Por fim, na sexta-feira (05) Agents of SHIELD caiu 0.1 para 0.3, o que é esperado num cenário pós-feriado. Mais tarde, 20/20 também caiu ao oscilar de 0.5 para 0.4 no demo. Ainda sim, números bastante saudáveis para a situação.

NBC

Imagem: Divulgação

Na segunda (1º), tanto American Ninja Warrior (0.8) quanto Dateline (0.6) seguraram os números da semana anterior. Já na terça-feira (02), Songland sofreu sem um episódio inédito de America’s Got Talent, fazendo com que o programa despencasse 0.2 para modestos 0.7 no demo. Por fim, na quarta-feira (03), The InBetween retornou de uma semana de folga com uma queda de 0.1 para 0.3, o que mesmo sendo aceitável para uma véspera de feriado, são más notícias para uma produção cara de se produzir que foi empurrada da mid para Summer Season.

FOX

Imagem: Divulgação

No sábado (29), a exibição da Major League Baseball registrou apenas 0.3 no demo, perdendo a liderança para uma reprise de Dateline (0.4). Na semana passada, vale lembrar, a partida registrou 0.5 no demográfico alvo. Na noite seguinte (30), a aguardada estreia de What Just Happened?, que contou com a apresentação de Fred Savage, fez minúsculos 0.2 no demo.

 

CBS

Imagem: Divulgação

Com casa cheia no domingo (30), 60 Minutes ficou estável com 0.5, enquanto Big Brother liderou a noite com 1.0 no demo. Em seguida, a Season Premiere de Instinct fez 0.3 no demográfico alvo, uma queda forte dos 1.0 registrados em março de 2018. Mas é praticamente uma estabilidade com a Season Finale de julho de 2018 (-0.1). Encerrando a noite, um novo episódio do primeiro ano de The Good Fight caiu 0.1 para 0.2.

Na segunda-feira (1º), The Code retornou ao ar pela primeira vez desde 03 de junho e caiu 0.1 para 0.4 no demo. Na noite seguinte (02), Big Brother caiu 0.2 para 1.1, enquanto mais tarde Blood & Treasure ficou estável com 0.4 no demográfico alvo. O único original da véspera do feriado (03), Big Brother caiu 0.1 para ainda saudáveis 1.0 no demo. Por fim, Elementary foi o único original roteirizado da noite com sofridos 0.3 no demo.

CW

Imagem: Divulgação

No domingo (30), Burden of Truth ficou estável com 0.1 no demográfico alvo. No restante da semana, o canal exibiu reprises e especiais. Contudo é importante lembrar que a CW comprou um grande número de produções internacionais para exibir ainda nesta Summer Season.

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

TV a Cabo (logo)
Imagem: Divulgação (06)

No domingo (30) tivemos algumas estreias bem interessantes, mas de pouca expressividade. A excelente minissérie The Loudest Voice começou com fracos 0.02 no demo, enquanto City on a Hill, com Kevin Bacon, caiu 0.02 para 0.04. Na AMC, Fear The Walking Dead subiu para 0.46, ao mesmo tempo que NOS4A2 caiu para 0.17. Já na HBO, Big Little Lies escorregou 0.02 para 0.40, enquanto Euophoria também caiu para 0.19.

Por fim, Claws subiu 0.06 para 0.28 na TNT, mas caiu um pouquinho na TBS (0.12). Na segunda-feira (08), American Dad ganhou 0.04 para 0.35. Legion também cresceu (0.02) para 0.14. Na HBO, Divorce retornou para sua terceira (e última) temporada com 0.09, uma queda dos 0.22 registrados no retorno de 2018. Mais cedo, contudo, Years and Years continua mostrando sua força ao subir para 0.06.

Encerrando os destaques da semana na terça-feira (02), Animal Kingdom cresceu 0.03 para 0.31 no demo. No Discovery, Deadliest Catch caiu 0.07 para 0.31. Por fim, The Detour subiu para sólidos 0.27.

Notas do Acúmulo:

La 1: nós frequentemente usamos esse espaço para ressaltar aspectos positivos, mas vamos mudar um pouquinho. Isso porque o canal espanhol registrou uma média de 8.7% de participação em junho. Tais números representam a menor para a história do canal desde quando começou a operar em 1956. Nós lembramos o leitor que a partir de 2012, a emissora estava no segundo lugar na audiência. É improvável que isso venha a mudar, mas é algo de prestar atenção.

Internacionais

TV Internacional
Imagem: Divulgação (06)

Algo que nós temos comentado e analisado muito nos últimos meses é o desempenho de produtos americanos em territórios internacionais. É sabido que franquias tradicionais, como NCIS Chicago, vão muito bem em qualquer lugar. O que não pode ser dito de This Is Us (que afundou na Alemanha), assim como de Empire ou Roseanne.

Por isso que Whiskey Cavalier na França tanto me fascina. A série tem um bom apelo para audiências internacionais (ação + romance), além de protagonistas conhecidos. Contudo, a audiência ainda não decolou. O drama não só fez 2.02 milhões de telespectadores no seu terceiro episódio, como também deixou a TF1 em terceiro lugar no geral da noite.

Abrindo um espaço para cobrirmos futebol, algo que nós não fazemos com frequência, temos boas notícias em relação a Copa do Mundo de Futebol Feminino assim como da Copa América. No Chile, o confronto entre Uruguai e Peru do sábado (29) registrou espetaculares 31.1 pontos, que são ainda mais significantes uma vez que a partida foi exibida no país à tarde. Já na Alemanha, o duelo entre Alemanha e Suécia pelo mundial feminino foi assistido por enormes 7.89 milhões de pessoas.

[spacer height=”20px”]

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.