Audiência – NBA All-Star, The Alienist e mais: Análise de 17/02 a 23/02

Com a segunda semana das Olimpíadas se mostrando ainda mais fracas do que a anterior, ainda temos o NBA All-Star, BAFTA e mais na análise desta semana.

Imagem: CBS Sports; Divulgação; NBC Sports/Divulgação; TNT/Divulgação
Imagem: CBS Sports; Divulgação; NBC Sports/Divulgação; TNT/Divulgação

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Na segunda (e última) semana das Olimpíadas de Inverno, continuamos com pouca ação na TV aberta, mas muitos números para analisar. Além de uma nova queda brusca na audiência dos jogos, temos ainda mais destaques na televisão a cabo. O pomposo NBA All-Star na TNT, a cerimônia de entrega do BAFTA na BBC One e o retorno de Last Week Tonight na HBO.

ABC

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No domingo, America’s Funniest Home Videos Shark Tank viram uma queda (-0.1) em relação a semana anterior indo a 0.9 e 0.7, respectivamente. The Bachelor manteve-se na média da temporada (1.7), mas cresceu 0.2 em relação a semana passada. Kevin (Probably) Saves the World afundou contra as Olimpíadas e marcou 0.4, um Series Low. Mesmos números de Match Game.

The Bachelor Winter Games cresceu. O episódio regular da semana marcou 0.9, acima dos resultados da semana passada (0.8 e 0.7). Já na quinta-feira, a Season Finale caiu para 0.7, enquanto a reunião registrou 0.6. Em contraste com Big Brother na CBS, o reality show da ABC trouxe resultados bem medianos daqueles que se esperava.

FOX

Emissora exibiu apenas reprises nessa semana.

CBS

Big Brother: Celebrity Edition marcou 1.2 no domingo, repetiu os mesmos números na segunda e cresceu para 1.4 na quarta. A Season Finale de The Amazing Race manteve-se estável. O reality show marcou 0.9 no demográfico alvo, mas cresceu no total de telespectadores. Cresce 4.05 para 4.27 milhões.

Season Finale 

CW

O único original da CW nesta semana, Legends of Tomorrow, caiu. A série variou de 0.5 para 0.4, o que contra as Olimpíadas é perfeitamente aceitável.

TV a Cabo

Imagem: Divulgação

O final de especial da NBA All-Star começou na ESPN. Na sexta-feira, o jogo das celebridades marcou 0.79, vencendo a noite com ligeira vantagem (Gold Rush veio em segundo com sólidos 0.74). No sábado (agora na TNT), dominou com excelentes 2.10, subindo ainda mais no domingo para 2.76 no demográfico alvo.

A HBO teve problemas e boas notícias no domingo. Last Week Tonight retornou com positivos 0.30, enquanto Divorce caiu para 0.12, Crashing oscilou negativamente para 0.10 e Here and Now simplesmente afundou para 0.09. Não se engane, esses números são desastrosos. Homeland caiu 0.04 e fechou sua segunda semana com 0.29, enquanto The Chi manteve-se estável em 0.24.

Ainda no domingo, The Real Housewives of Atlanta caiu pouco (0.1) e registrou fortes 0.85. A tradicional Daytona 500 fez bons 0.30 para Fox Sports 1. Enquanto isso no E!, Keeping Up With The Kardashians caiu (0.09) e foi para 0.48. Na segunda-feira, The Alienist continua caindo ao oscilar negativamente para 0.36.

The Haves and The Have Nots cresceu (0.05) e registrou 0.56, ao mesmo tempo que The Real Housewives of Beverly Hills també subiu para 0.52. Na semana anterior da sua conclusão, Waco caiu de 0.28 para 0.24. RuPaul’s All Stars apresentou um crescimento de leve (0.42 x 0.38). Já a midseason finale de Nashville registrou (enfim) um crescimento indo de 0.09 para 0.16.

O grande evento da TV a cabo nesta semana ficou com um especial que a CNN fez, chamado de Stand Up. Um fórum dedicado a discussão sobre o controle de armas nos Estados Unidos. O programa venceu a quarta-feira na programação não esportiva, marcando 0.71 (18-49 anos), 0.91 (25-54 anos) e 2.9 milhões de telespectadores.

*No Reino Unido, a cerimônia de entrega do BAFTA atraiu a atenção de 04 milhões de telespectadores.

Olimpíadas de Inverno: Segunda Semana

Imagem: NBC/Divulgação

A segunda semana das Olimpíadas trouxeram números variantes. Em alguns dias, os números despencaram em diração a Sochi, mas outros quase os mesmos. Repito os comentários que fiz na semana anterior. Com o mercado fragmentado, é cada vez mais difícil atrair atrair esse número de telespectadores de uma única vez.  Abaixo nós temos os números que mostram essa variação.

Para fins de curiosidade e de geografia, a Nielsen divulgou nesta semana os resultados da Olimpíada por capital e região metropolitana (de 08/02 à 17/02). Sem surpresa, Salt Lake City (capital do estado de Utah), que recebeu a competição em 2002, é quem está no topo do Top 20.

1. Salt Lake City 22.6/41
2. Denver 22.1/40
3. Milwaukee 18.8/30
4. Seattle 18.7/35
T5. Kansas City 18.4/30
T5. San Diego 18.4/35
7. Minneapolis 18.2/34
8. Portland 18.1/34
9. Sacramento 18.0/33
10. Austin 16.8/30
11. West Palm Beach 16.6/26
12. Buffalo 16.0/25
13. Washington, D.C. 15.9/29
14. Richmond 15.7/24
T15. Fort Myers 15.6/25
T15. St. Louis 15.6/25
17. Los Angeles 15.5/29
T18. Albuquerque 15.4/25
T18. Columbus 15.4/24
T20. Las Vegas 15.0/26
T20. Pittsburgh 15.0/24

A vitória do time feminino de Hockey dos Estados Unidos se tornou a maior audiência da história da NBC Sports, canal a cabo incumbido em transmitir as competições diariamente. Foram 3.7 milhões de telespectadores entre as 23h-02h15.

Uma pequena lembrança de 2014. De acordo com a USA Today Sports, o Comitê Olímpico Internacional renovou com a NBC até 2032. Isso quer dizer que a emissora tem os direitos de transmissão dos jogos de verão e inverno por mais de quinze anos. O valor do acordo? Algo em torno dos 7.5 bilhões de dólares.

[Atualizado em 27/02 às 21h] Números finais das Olimpíadas foram atualizados. 

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.