Game of Thrones, Season 8

Os bastidores da 8ª temporada de Game of Thrones: curiosidades por trás das câmeras

Por trás do grande sucesso da TV

Não assisti Game of Thrones assim que a série estreou. Fui tomar a decisão de uma maratona antes da sexta temporada estrear porque seria um tanto complexo da minha parte não fazer isso. Contudo, apesar de sempre ficar impressionado com a capacidade técnica da série, assim como a performance de alguns atores, o drama nunca fui um dos preferidos. Prefiro, sinceramente, ver três episódios de Veep em sequência do que esses episódios-filmes que Game of Thrones vem apresentando nos seus últimos suspiros.

Contudo seria cínico com você, leitor, em afirmar que o sucesso da série não me fascina. Afinal de contas, não são todos os anos que temos algo assim. A última vez foi com Breaking Bad, mas que não se tornou o fenômeno mundial que Game certamente é hoje. Talvez poderíamos traçar paralelos com Lost, mas a televisão e a sociedade de 2019 não são as mesmas de 2010, seja para o bem ou para o mal.

Sendo assim, o Mix de Séries decidiu construir uma coluna Bastidores bem diferente daquela que nós tradicionalmente fazemos. É claro que a falta de informações sobre os bastidores afetou na nossa decisão. Contudo, nós adoramos um desafio.

Por isso te convido a ler nosso trabalho nesta semana. Lembrando também que queremos seus comentários, críticas e sugestões para as próximas colunas.

Passe Livre

Daenerys Targaryen

Imagem: HBO/Divulgação

No posto de uma das séries mais populares da década, Game of Thrones também atraiu o interesse de alguns anunciantes um tanto peculiares. Tanto que antes mesmo da oitava temporada estrear, a Ashley Madison fez uma pesquisa cujo principal objetivo era descobrir quais personagens da série despertavam mais interesse dos usuários em cometer adultério. Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) foi a escolhida tanto por homens, quanto por mulheres, caso tivessem a possibilidade de pular a cerca.

A justificativa, de acordo com a empresa, é que a sexualidade da personagem foi mais explorada desde o início da série. Seja ao aparecer completamente nua, ou pelas diversas cenas de sexo. Ashley Madison ouviu 1.011 usuários brasileiros do site, em 20 e 21 de março. A companhia, vale ressaltar, é um site de namoros online que propõe seu usuário ter um caso extraconjugal.

Favoritos das mulheres:

Daenerys Targaryen: 20%
Jaime Lannister: 12%
Robb Stark: 12%
Jon Snow: 8%
Tyrion Lannister: 8%
Davos Seaworth: 8%
Cersei Lannister: 4%
Ned Stark: 4%
Khal Drogo: 4%

Favoritos dos homens:

Daenerys Targaryen: 24%
Sansa Stark: 11%
Davos Seaworth: 9%
Jon Snow: 7%
Cersei Lannister: 7%
Catelyn Stark: 6,5%
Robb Stark: 4%
Margaery Tyrell: 3,5%
Jaime Lannister: 3%
Tyrion Lannister: 2,5%

Adota-se dragões

Dragões

Imagem: HBO/Divulgação

Já parou para pensar no impacto que os dragões de Daenerys teriam no meio ambiente? O prestigiado Concurso Matemático de Modelagem (ou MCM no original), realizado por um colégio no estado de Maryland, quis responder essa pergunta. Num relatório de 23 páginas, um dos grupos começou discorrendo sobre a necessidade calórica dos dragões (que seriam na casa dos milhões por dia), assim como sua taxa de crescimento.

Em seguida, os pesquisadores identificaram a área que seria necessária para as necessidades metabólicas dos animais e se elas seriam sustentáveis. O resultado foi que um único dragão precisaria de 1789x vacas, em que x significa o número mínimo de vacas para sobreviver num único dia. Além disso, contatou-se que seriam quase oito hectares de vacas devoradas por dia.

Então, por mais bonitinhos que eles possam parecer, criar os dragões de Daenerys não parece algo sustentável.

A Voz do Povo

Com o Series Finale da série previsto para o próximo domingo, a grande pergunta que espera-se ser respondida é: quem ficará com o Trono de Ferro. Com isso, a  Taboola, plataforma líder em descoberta de conteúdo, analisou dados de 7 mil páginas online durante a 7ª temporada da série (de 1 de julho de 2017 a 31 de agosto de 2017) quando o seriado estava no ar.

Constatou-se que o Brasil é um dos poucos países que tem Jon Snow como o personagem mais lido, com um total de 301,8 mil leituras no período da 7ª temporada em território nacional. O personagem lidera as leituras na Holanda, Suécia, Portugal, Dinamarca, Peru, Bélgica, Chile e Nigéria.

Nos outros 195 países que entraram na pesquisa da Taboola, Daenerys Targaryen foi a personagem que mais interessou os internautas: com mais de 30 milhões de leituras online e 80 milhões de minutos lendo sobre o tema.

10 Personagens principais mais lidos de Game of Thrones:

Daenerys Targaryen – 1,5 milhão de leituras online

Jon Snow – 1,4 milhão de leituras online

Tyrion Lannister – 691,5 mil leituras online

Cersei Lannister – 626,2 mil leituras online

Jaime Lannister – 508,2 mil leituras online

Arya Stark – 494,2 mil leituras online

Bran Stark – 398, 1 mil leituras online

Sansa Stark – 356 mil leituras online

Robert Baratheon – 220, 7 mil leituras online

Petyr “Littlefinger” Baelish – 201,3 mil leituras online

Demanda Popular

House Targaryen

Imagem: HBO/Divulgação

A mesma plataforma de pesquisas, a Taboola, analisou quais casas são preferidas dos telespectadores. Foram analisados dados de 7 mil páginas online durante a 7ª temporada da série (de 1 de julho de 2017 a 31 de agosto de 2017), quando o seriado estava em exibição. Identificou-se que a Casa Targaryen é, de longe, a que atraiu mais leituras online, com um total de 18,7 milhões de leituras ao redor do mundo.

A Casa dos Reis de Winterfell, Stark está logo em seguida, com 9,7 milhões de leituras online, pouco mais da metade que a primeira. Confira o ranking abaixo:

As casas mais lidas de Game of Thrones

Targaryen – 18,7 milhões de leituras online

Stark – 9,7 milhões de leituras online

Lannister – 6 milhões de leituras online

Martell – 1,9 milhão de leituras online

Baratheon – 95,4 mil leituras online

Tyrell – 74,9 mil leituras online

A caráter

Quando analisamos o sucesso de uma série, seria ingênuo pensar que sua audiência é o único fator que contribui para o lucro que determinado canal tem sobre seu produto. The Good Place continua no ar na NBC em virtude do seu enorme sucesso nas plataformas de streaming da emissora. Além disso, Nashville conseguia gerar uma margem de renda bem interessante para ABC à época, a partir das vendas das suas músicas no iTunes.

Com Game of Thrones não é diferente.  De acordo com um levantamento realizado pelo Cuponomia, portal que reúne ofertas e cupons de desconto do e-commerce, mostra que no mês de abril, a procura online por camisetas da série aumentou até 105%, entre os usuários brasileiros, em comparação com o mês passado. Já as buscas por canecas com os temas do drama épico cresceram ainda mais, após o lançamento da nova temporada, com um aumento de, aproximadamente, 200% nas buscas do e-commerce.

Rapidinha

De acordo com a HBO, os episódios da oitava temporada foram aqueles que mais demoraram para ficar prontos em toda a série. Em média, precisou de 42 semanas de pós-produção, enquanto o sétimo ano precisou de 30 semanas e a sexta temporada precisou de 24 semanas para ficar pronta.

Em suma

É verdade que a nossa coluna parece com as anotações de executivos, ao ressaltar o porquê seu produto deu certo. Também poderia ser a amostragem do impacto social e econômico de uma série de televisão. Contudo, essa não foi a nossa intenção. Queremos apresentar algo interessante, delicioso e enriquecedor que faça com que o fã enxergue além da literatura; da paixão e da cultura popular. O impacto de Game of Thrones é enorme. Não limita-se ao universo da televisão. Ele transborda até mesmo para o mercado de vestuário.

Confesso que aprendi muito, como sempre, com esse trabalho. A pesquisa da Ashley Madison afirmando que 9%  dos brasileiros teriam um caso extraconjugal com Davos Seaworth é fascinante. Diria até que merece um estudo sociológico.

Além disso, destacamos uma das razões pela qual a recente reviravolta envolvendo Daenerys desagradou tanto os fãs. Eles queriam um final redondinho com Dany sentado no trono ao lado de Jon Snow. Assim, nos resta esperar a Series Finale de Game of Thrones no próximo domingo.

Muito obrigado pela companhia nesta semana. Lembrando, então, que da próxima vez vamos falar sobre os Bastidores de Hawaii Five-0. Espero vocês!

Share this post

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.