Os bastidores de Louco Por Você: curiosidades por trás das câmeras
Porque não fazermos um Bastidores que volta ao passado para tratar de um clássico como Louco Por Você? É isso que temos nesta semana.
Estamos naquele período do ano onde colocamos as séries em dia e descobrimos alguma série estrangeira sensacional para assistir e se apaixonar. Falo por experiência própria com o meu novo amor chamado de Deutschland 83. Contudo, essa também pode ser um momento de dar uma olhada em clássicos do passado. Dynasty, Dallas, Ally McBeal; Law & Order e Mad About Your (ou Louco Por Você no Brasil). Sendo assim, resolvemos fazer um Bastidores diferente e descobrir um pouquinho mais do que aconteceu nos bastidores de Louco Por Você.
Sabemos que a série retornará em breve como forma de revival pela Spectrum, mas nossa missão aqui é de voltar ao passado em busca de curiosidades, dramas e quem sabe até brigas por trás das câmeras. A comédia vendeu quatro Globos de Ouro, sem contar com os dois Emmys vencidos por Mel Brooks e Helen Hunt. A produção também lançou a carreira de ambos os protagonistas (Helen e Paul Reiser). Além disso, marcou toda uma geração que teve o prazer de assistir uma comédia romântica divertida e inteligente, algo um tanto raro ultimamente.
Por isso, eu te convido para continuar conosco e ler nossa coluna. Além de comentar, criticar, elogiar e propor mudanças… Afinal de contas, melhoramos com a ajuda de vocês. Sempre!
Vidas que se cruzam
Steve Buscemi (Miracle Workers) aparece num episódio da primeira temporada. Tal participação foi inspirado num incidente que realmente aconteceu entre ele e Paul Reiser. Antes de Buscemi começa a atuar, ele tentou ser um comediante de stand up. O problema é que numa noite em especial ele teve um desempenho tão ruim, mais tão ruim que outro comediante teve que assumir seu posto. Tal profissional era Reiser. O episódio de Louco Por Você brinca com esse episódio, apesar de ser um dos momentos mais embaraçosos da carreira do ator veterano.
A ideia original
Paul Reiser e Danny Jacobson apresentaram aos executivos da NBC da época, Warren Littlefield e Jamie Tarses, a ideia de uma Louco Por Você diferente do que realmente foi aprovado. De acordo com a proposta original, a comédia traria a visão da vida privada de um casal – não a versão do que vemos numa festa, mas algo mais honesto. “Quando você sai da festa ou do jantar, é apenas você e sua esposa num carro,” lembrou Tarses de falar durante a reunião. A dupla também comparou o projeto a sua própria versão de outro clássico, thirtysomething, mas prometeu que seria “mais curta e mais engraçada”.
O trabalho da minha carreira
Reiser encontrou Helen Hunt num jantar. A atriz queria focar na sua carreira no cinema, que à época estava a todo o vapor. Contudo quando ela recebeu o roteiro do episódio piloto, ela mudou de ideia. “Paul disse que queria fazer uma série sobre o que acontece quando os casais saem da festa e estão sozinhos em casa,” disse a atriz em conversa com o The New York Times em 1994. “Fazer toda uma série sobre isso, era o que eu queria fazer pelos próximos cinco anos,” completou.
Teste ruim
Antes mesmo de uma série estrear ou de um piloto ser aprovado, o canal arranja uma ‘exibição testes’. Onde pessoas comuns assistem o material e avaliam de forma honesta. Louco Por Você passou por tal teste, mas o resultado não foi muito bom. ‘O teste de Louco Por Você não foi muito bom,” disse o então executivo da NBC, Preston Beckman, em entrevista ao Los Angeles Times em 1999. Mas a pesquisa encontrou que todos adoraram o casal principal. Larry Charles, que serviu como produtor executivo na quarta e quinta temporada, admitiu que foi Reiser e Hunt que fizeram a série funcionar. Ele ainda revelou que as cenas que não traziam o casal principal era como se ‘ninguém se importasse’ pelo que estava na tela.
Faça funcionar
Lisa Kudrow, para quem não lembra, interpretou uma mulher chamada Karen que tinha dois diálogos numa cena de encontro às cegas com Paul na primeira temporada. O episódio, chamado de Met Someone, trazia um flashback. Contudo, depois dessa pequena ponta, a atriz não conseguia encontrar outro emprego e estava prestes a buscar por um emprego ‘normal’.
Foi aí que seu agente ligou para dizer que Danny Jacobson tinha ligado e oferecido o papel de Ursula Buffay. Seu agente sugeriu que ela recusasse a oferta. Mas Kudrow teria ponderado duas questões: a primeira era de que ela precisava trabalhar e a segunda é que Louco Por Você era a ‘melhor série na televisão’. Sendo assim, ela ignorou o conselho e aceitou.
Quem quer dinheiro?
Uma das grandes ofertas em trazer Reiser e Hunt para uma sétima temporada foi o bom crescimento salarial que eles tiveram de 250 mil dólares por episódio para um milhão de dólares por episódio. Tal salário foi bancado em grande parte pelo próprio canal após o fim de Seinfeld.