Black Mirror, 5ª temporada: o final de ‘Smithereens’ explicado

Confira o que aconteceu no final do episódio "Smithereens" de Black Mirror.

Smithereens, um dos três novos episódios de Black Mirror está causando burburinho entre fãs. O capítulo é um conto trágico sobre o sofrimento de um homem, estrelado por Andrew Scott. Ele é um viúvo que mantém um jovem refém em sua busca por algum tipo de paz.

O episódio termina de forma abrupta, deixando muitos fãs sem entender o que aconteceu de fato. Agora, vamos explicar e contar os detalhes do final de Smithereens.

O final de Smithereens explicado: o que aconteceu?

O segundo episódio da quinta temporada de Black Mirror, “Smithereens”, mostra uma conclusão tensa. Jaden (interpretado por Damson Idris, de Snowfall) tenta tirar a arma de Chris (Andrew Scott, de Sherlock) para evitar suicídio. Depois que a polícia realiza um disparo, não conseguimos ver como tudo acabou. Chris está morto? Por que todos estão olhando para seus telefones no final e o que precisamos saber sobre Billy Bauer?

PUBLICIDADE

Em conversa com os showrunners, Charlie Brooker e Annabel Jones, o IGN postou uma explicação para o final ambíguo.”Este foi o dia mais importante da vida de Chris e, provavelmente, da vida de Jaden também“, explicou Brooker. “Há um enorme drama para eles e para todos nesse campo. E, no entanto, para o resto do mundo, é apenas mais uma notificação… mais uma coisa para olhar e seguir em frente com o resto do dia. Tudo está sendo reduzido ao nível de um pop-up.”, destacou.

Brooker riu quando soube que os fãs do programa pegaram seus celulares depois de assistir “Smithereens” e imediatamente entraram nas mídias sociais para descobrir o que aconteceu com Jaden e Chris. “Então, talvez possamos afirmar que é isso que estávamos tentando fazer lá“, Brooker disse brincando.

Ele ainda completou, destacando que a ideia é que o espectador fique mesmo sem saber a resposta. “Talvez, se eu desse uma resposta, poderia soar extremamente superficial e barato. Eu não podia dar uma simples razão para esses atos“, completou. “Os fãs precisam debater e explorar essas caixas de perguntas“.

Quem é o Billy Bauer?

Smithereens apresenta outro personagem proeminente chamado Billy Bauer (interpretado por Topher Grace), o magnata da tecnologia que criou o site de mídia social. Billy e Chris têm uma conversa honesta sobre suas vidas pessoais, revelando o quão parecidos eles são. “Eu acho que há um pequeno paralelo legal em ‘Smithereens’“, disse Jones à IGN. “Billy Bauer é tão fora de controle quanto Chris. Aqui [Billy] está tendo apenas montar nesse gigante de tecnologia, mas ele não está no controle. Porque é muito grande, torna-se algo pesado. Todo mundo sente que eles são impotentes, diante do poder que a tecnologia traz”.

Jones chegou a dizer que o personagem de Bauer é inspirado pelo comportamento que vem do Vale do Silício. Tal comportamento seria aquele de que “todos eles estão tentando fazer coisas boas para o mundo, e vamos mudar o mundo“.

No final, Brooker admite que viu um tweet do CEO do Twitter, Jack Dorsey, em um retiro de desintoxicação por tecnologia, mas não conseguia se lembrar se era antes ou depois de começar a trabalhar em “Smithereens“.

Os novos episódios de Black Mirror já estão disponíveis na Netflix.

Leia também: Crítica – 5ª temporada de Black Mirror é simples, menos ácida e sem tanto brilho

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.