Black Mirror, 5ª temporada: o final de ‘Smithereens’ explicado

Smithereens, um dos três novos episódios de Black Mirror está causando burburinho entre fãs. O capítulo é um conto trágico sobre o sofrimento de um homem, estrelado por Andrew Scott. Ele é um viúvo que mantém um jovem refém em sua busca por algum tipo de paz.

O episódio termina de forma abrupta, deixando muitos fãs sem entender o que aconteceu de fato. Agora, vamos explicar e contar os detalhes do final de Smithereens.

O final de Smithereens explicado: o que aconteceu?

O segundo episódio da quinta temporada de Black Mirror, “Smithereens”, mostra uma conclusão tensa. Jaden (interpretado por Damson Idris, de Snowfall) tenta tirar a arma de Chris (Andrew Scott, de Sherlock) para evitar suicídio. Depois que a polícia realiza um disparo, não conseguimos ver como tudo acabou. Chris está morto? Por que todos estão olhando para seus telefones no final e o que precisamos saber sobre Billy Bauer?

Em conversa com os showrunners, Charlie Brooker e Annabel Jones, o IGN postou uma explicação para o final ambíguo.”Este foi o dia mais importante da vida de Chris e, provavelmente, da vida de Jaden também“, explicou Brooker. “Há um enorme drama para eles e para todos nesse campo. E, no entanto, para o resto do mundo, é apenas mais uma notificação… mais uma coisa para olhar e seguir em frente com o resto do dia. Tudo está sendo reduzido ao nível de um pop-up.”, destacou.

Brooker riu quando soube que os fãs do programa pegaram seus celulares depois de assistir “Smithereens” e imediatamente entraram nas mídias sociais para descobrir o que aconteceu com Jaden e Chris. “Então, talvez possamos afirmar que é isso que estávamos tentando fazer lá“, Brooker disse brincando.

Ele ainda completou, destacando que a ideia é que o espectador fique mesmo sem saber a resposta. “Talvez, se eu desse uma resposta, poderia soar extremamente superficial e barato. Eu não podia dar uma simples razão para esses atos“, completou. “Os fãs precisam debater e explorar essas caixas de perguntas“.

Quem é o Billy Bauer?

Smithereens apresenta outro personagem proeminente chamado Billy Bauer (interpretado por Topher Grace), o magnata da tecnologia que criou o site de mídia social. Billy e Chris têm uma conversa honesta sobre suas vidas pessoais, revelando o quão parecidos eles são. “Eu acho que há um pequeno paralelo legal em ‘Smithereens’“, disse Jones à IGN. “Billy Bauer é tão fora de controle quanto Chris. Aqui [Billy] está tendo apenas montar nesse gigante de tecnologia, mas ele não está no controle. Porque é muito grande, torna-se algo pesado. Todo mundo sente que eles são impotentes, diante do poder que a tecnologia traz”.

Jones chegou a dizer que o personagem de Bauer é inspirado pelo comportamento que vem do Vale do Silício. Tal comportamento seria aquele de que “todos eles estão tentando fazer coisas boas para o mundo, e vamos mudar o mundo“.

No final, Brooker admite que viu um tweet do CEO do Twitter, Jack Dorsey, em um retiro de desintoxicação por tecnologia, mas não conseguia se lembrar se era antes ou depois de começar a trabalhar em “Smithereens“.

Os novos episódios de Black Mirror já estão disponíveis na Netflix.

Leia também: Crítica – 5ª temporada de Black Mirror é simples, menos ácida e sem tanto brilho

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours