Black Mirror: episódio da 6ª temporada tira sarro da Netflix

6ª temporada de Black Mirror estreia nesta quinta, 15 de junho, e um dos episódios é uma paródia direta da Netflix.

Black Mirror: episódio da 6ª temporada tira sarro da Netflix
Imagem: Divulgação.

Black Mirror está de volta! A série que se tornou polêmica e famosa, ao longo dos anos, estreia sua 6ª temporada nesta quinta, 15 de junho. E um dos episódios irá zombar de ninguém menos que a própria Netflix.

Baseada em programas como The Twilight Zone, a série de antologia fornece visões distópicas de alguns dos instintos mais básicos da humanidade e sua interseção com a tecnologia. Então, em um episódio da 6ª temporada de Black Mirror intitulado “Joan Is Awful”, a série faz uma paródia da Netflix. Tudo, por meio de uma plataforma de streaming quase idêntica chamada “Streamberry”.

Como a Netflix permitiu que Black Mirror tirasse sarro dela

Black Mirror tira sarro netflix
Imagem: Divulgação.

Em uma entrevista recente ao Empire, Brooker revelou que, quando inicialmente buscou a permissão da Netflix para poder fazer a paródia, ele infelizmente não experimentou nenhuma forma de resistência.

Leia também: Black Mirror já revelou que 6ª temporada será “terrível”

Em vez disso, Brooker diz que a Netflix voltou “estranhamente rápido” para dar sua bênção à ideia. Roubando-lhe a oportunidade de dizer que “simplesmente fez de qualquer maneira”.

“Nós apenas dissemos, ‘Nós temos esta plataforma de streaming chamada ‘Streamberry’ neste episódio… podemos fazer com que pareça com a Netflix?’. Então, eles foram embora e voltaram bem rápido – estranhamente rápido – e disseram: ‘Sim, tudo bem’. Não houve nenhuma resistência a isso. Isso eu posso dizer. O que é um pouco decepcionante. Porque seria bom poder dizer ‘eu fiz mesmo assim, porque sou anarquista!’ Mas não.

Esse episódio é bastante meta e estranho de qualquer maneira. Uma coisa é eu assistir na edição, mas pensar que as pessoas vão assistir na própria plataforma Netflix? Isso é muito maluco.

Na 6ª temporada, Black Mirror continua sendo um hit

Black Mirror
Imagem: Divulgação.

Inicialmente produzido para a rede britânica Channel 4 antes de se tornar série original da Netflix, Black Mirror tornou-se conhecida por criticar as tendências tecnológicas muito antes de se tornar um sucesso de streaming.

Embora a tecnologia no centro de cada episódio seja frequentemente de natureza especulativa, ela geralmente tem paralelos diretos com os usos contemporâneos na sociedade. Embora possa parecer uma jogada ousada para Brooker colocar o foco de seu programa no próprio serviço de streaming que a hospeda, a metanatureza do episódio é apenas uma extensão natural dos vários temas que o Black Mirror explorou ao longo do tempo.

Black Mirror é uma crítica a tudo. Desde mídia social, jogos, reality shows e tecnologia de rastreamento, Black Mirror não tem vergonha de postular alguns dos resultados mais sinistros de inovações tecnológicas. Com plataformas de streaming como a Netflix exercendo um domínio tão importante sobre o público moderno, portanto, era apenas uma questão de tempo até que isso acontecesse.

Protagonizado por Annie Murphy de Schitt’s Creek, “Joan Is Awful” seguirá a personagem de Murphy enquanto ela descobre que sua vida é o assunto de uma série de streaming na qual ela é interpretada por Salma Hayek.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!