Black Mirror: o real significado por trás de Beyond the Sea
Episódio 3 da 6ª temporada de Black Mirror é um conto trágico de perda, solidão e traição. Entenda o final épico!
O episódio 3 da 6ª temporada de Black Mirror, “Beyond the Sea“, apresenta várias mortes chocantes no episódio com tema espacial.
A história se passa em uma versão alternativa de 1969, onde existe tecnologia que permite aos dois astronautas transferir essencialmente sua consciência de volta para réplicas mecânicas altamente sofisticadas de si mesmos em casa.
O que começa como um gesto amigável termina em uma reflexão sinistra e sombria de um trauma inevitável. Bem como o impulso humano inflexível de se conectar com os outros para manter um senso de propósito.
O elenco de “Beyond the Sea” em Black Mirror é liderado por Aaron Paul e Josh Hartnett como dois astronautas que completam a manutenção de sua nave espacial.
Na história, Cliff (Paul) e David (Hartnett) estão há dois anos em uma viagem de seis anos no espaço sideral. Eles passam a maior parte do tempo em casa com suas famílias por meio da tecnologia de conexão, até que David passa por uma terrível tragédia que o deixa profundamente destroçado.
Cliff oferece a David a capacidade de se conectar à sua réplica e pintar um retrato de sua casa, confiando nele para interagir de forma responsável com sua esposa Lana (Kate Mara) e seu filho Henry. O frágil estado emocional de David misturado com suas fantásticas habilidades artísticas permitem que ele traia Cliff e, finalmente, se transforme em um monstro.
O que acontece no final de “Beyond The Sea” em Black Mirror
O final de “Beyond The Sea” começa a se desenrolar depois que Cliff descobre esboços feitos à mão de sua esposa nua nos aposentos de David, a bordo de sua nave espacial. Cliff confronta David violentamente e o agride como resultado.
Leia também: Black Mirror: episódio da 6ª temporada tira sarro da Netflix
David implora a Cliff, dizendo-lhe que não entende como é ser ele e ter toda a sua vida destruída. Cliff impede David de usar seu link e descobre que Lana tem se sentido solitária e infeliz em seu casamento.
David, isolado na nave espacial, cria uma falsa emergência para prendê-lo no espaço. Então, David retorna para salvar Cliff apenas para ele descobrir que David se conectou à sua réplica e matou a esposa e o filho de Cliff.
David matou a esposa de Cliff, Lana e o filho Henry?
Em uma reviravolta chocante, David mata a esposa e o filho de Cliff usando a própria réplica de Cliff, arruinando efetivamente sua vida, assim como ele teve sua própria vida destruída. Pela quantidade de sangue presente na idílica casa de Cliff e nas mãos da réplica de Cliff, é seguro supor que David assassinou Lana e o jovem Henry.
A tortuosa cinematografia também implica fortemente na perda de toda a família de Cliff, uma vez que reflete o movimento da câmera que retratou o momento em que a esposa e os filhos de David foram assassinados no início do episódio, virando seu mundo de cabeça para baixo.
Leia também: Black Mirror: a verdade não dita sobre a série
Tanto Lana quanto Henry estão confirmados como mortos pelo gesto final de David de volta ao navio. Ele oferece a Cliff uma cadeira em desafio, como se dissesse: “O que mais você vai fazer? Voltar para casa, para o nada?”
David queria que Cliff entendesse como era seu sofrimento e essa era a única maneira de conseguir isso. Ele também estava convencido de que Lana realmente o queria romanticamente e acreditava que ela estava negando a verdadeira conexão que eles haviam compartilhado brevemente, o que também inspirou fortemente sua decisão desequilibrada de matá-la e a Henry.
Quem foram os cultistas que mataram a família de David em Black Mirror?
Os cultistas que mataram a família de David aparentemente fazem parte de um grupo conspiratório de absolutistas morais que acreditam que o uso de réplicas e tecnologias de ligação é inerentemente errado e antinatural. Eles parecem ser educados e fascinados pela réplica de David. E, por fim, usam a força para demonstrar suas convicções de que a tecnologia não deveria existir.
Os cultistas compartilham semelhanças ostensivas com a família Manson da vida real e o infame assassinato da atriz Sharon Tate que ocorreu em 1969.
Os cultistas em “Beyond the Sea” invadem a casa de David com a intenção de matar sua réplica e sua família humana como punição para defender a natureza. Eles sabiam que tal ato perverso faria manchetes e espalharia a mensagem antitecnológica de seu culto.
David teve um caso com Lana?
David certamente tentou ter um caso com Lana por meio da réplica de Cliff, mas não teve sucesso. Lana, apesar de ceder os avanços de David momentaneamente, devido à falta de toque físico e afeto de Cliff em seu casamento, não traiu o marido.
Lana foi naturalmente atraída pelas sensibilidades artísticas e sofisticadas de David. Mas nunca cometeu adultério voluntariamente ou qualquer coisa próxima que se qualificasse como verdadeira infidelidade.
O mais próximo que Lana e David chegaram de se envolverem romanticamente foram carícias sensuais e danças de flerte. Tudo, em um breve momento em que Lana perdeu de vista a realidade devido às tentativas implacáveis de David de atraí-la. David estava sendo sincero quando disse a Cliff que os esboços nus de sua Lana eram puramente de sua imaginação.
O que a pintura a óleo realmente significava para David
A pintura a óleo da casa de Cliff em Black Mirror foi a desculpa de David para acessar a réplica de Cliff e experimentar a vida na Terra depois que sua réplica foi destruída. Embora David seja um artista incrível que provavelmente queria genuinamente dar um presente de agradecimento a Cliff com a pintura, ele finalmente sucumbiu ao seu desejo de conexão.
Então, usou a pintura como um disfarce conveniente para passar um tempo com Lana. A pintura a óleo representava a liberdade do inferno privado que David foi forçado a experimentar após a trágica perda de sua família. Foi o catalisador que lhe permitiu sentir felicidade e realização. Ao mesmo tempo que lhe deu espaço para lamentar e processar sua dor interior por meio da companhia de Lana.
Como Cliff poderia ter evitado a morte de sua família
Apesar da gentileza de Cliff, sua incapacidade de acabar com o uso de sua réplica por David acabou custando-lhe toda a sua vida. Cliff sabia que David não estava bem e literalmente escolheu convidar esse estranho perdido para sua casa, o que saiu pela culatra da pior maneira possível.
Mesmo antes que as coisas ficassem horríveis para Cliff, Lana tentou expressar sua preocupação em deixar David continuar voltando para sua casa. Ela informou a Cliff que David realmente bateu em seu filho Henry porque ele estragou a pintura a óleo.
Surpreendentemente, Cliff defendeu David e culpou Henry inteiramente, essencialmente aprovando a escolha de David de machucar seu próprio filho. Cliff teve várias oportunidades de encontrar outras maneiras de ajudar David sem colocar sua família em perigo, o que ele não fez.
O verdadeiro significado do final de “Beyond the Sea” em Black Mirror
O final de “Beyond the Sea” é quase niilista em seu uso chocante de violência e morte. David já foi um homem de família admirável e encantador que se tornou um monstro após uma tragédia inimaginável. Cliff estende a mão e acaba perdendo tudo o que tinha também.
Os cultistas assassinaram a família de David para fazer manchete, mas no final das contas não inspiraram nenhuma mudança. Há tanta tragédia no final do episódio 3 da 6ª temporada de Black Mirror, que torna sua cena final comovente e metaforicamente apropriada.
Dois ex-astronautas talentosos que foram definidos por suas vidas em casa agora não têm lugar no universo. Eles são tão vazios e escuros quanto o espaço infinito que os cerca.