Brasileiro está trocando a novela pelas séries de TV

Imagem: Divulgação

Público tem preferido assistir séries de TV em serviços de streaming do que novelas…

Não é de hoje que muitos críticos e comentaristas batem na tecla de que o formato de telenovela está ultrapassado no Brasil. O fato do público ter de acompanhar uma história prolongada, diariamente, vem cansando.

Talvez, pelo fato de muitas histórias serem inseridas de formas aleatórias ou apenas para criarem “barrigas” ao andamento das tramas, diversos capítulos de novela não apresentam desenvolvimento de conteúdo e simplesmente não acrescentam em nada.

Soma-se a isso, o fato de que as séries de TV estão no auge de sua popularidade, o brasileiro oficialmente está trocando a novela pelo formato norte-americano.

PUBLICIDADE

Prova disso é um estudo recente publicado pela Netflix, principal prestadora de serviço de streaming no Brasil. Nos dados, mostrou-se que o principal horário que o público faz maratona de séries no serviço é o das 21h. Ou seja, nada de novela na parte da noite. O brasileiro está mesmo querendo assistir séries de TV.

Em quantidade, 34% dos assinantes se concentram no turno da noite, em um número que, há dois anos, registrava em torno de 6 milhões.

O Brasil foi o primeiro mercado internacional da Netflix, e seu crescimento vem sendo notado ano após ano. A Netflix tem chegado a ficar na preferência do público na frente de marcas consagradas como Globo e SBT. Especialistas apontam que isso se deve, em muito dos casos, à popularização da internet no país. Em recente pesquisa, 51% dos brasileiros disseram que ficam conectados o tempo todo, sendo duas vezes mais que países como Estados Unidos e o Reino Unido.

Público está ficando, cada vez mais, fascinado com a facilidade de se assistir série de TV em qualquer hora ou lugar!

No ônibus, a caminho do trabalho, na fila do banco… Assistir série de TV virou o passatempo do público em qualquer lugar. A flexibilização deste conteúdo é o que, certamente, está passando na frente de produtos que precisam ser consumidos apenas em um determinado horário e local – como a novela.

Acrescenta-se a isso, o fato da Netflix estar investindo em algoritmos de recomendação que ajudam a indicar conteúdos estratégicos para o público que consome seus produtos. E ainda temos a facilidade de assistir off-line, uma vez que as plataformas estão investindo neste formato.

Isso, sem contar, os downloads ilegais que ainda predominam na forma que o brasileiro assiste séries de TV, tornando o Brasil um dos maiores consumidores de conteúdo ilegal do mundo.

De qualquer forma, todos estes fatores técnicos se acrescentam à uma peça chave para cativar o público: a objetividade. Uma temporada de série pode varias entre 8, 10 e 20 episódios, sendo rápida, prática e fácil de ser devorada nas famosas maratonas.

Logo, se você precisa escolher entre um produto que apresenta mais de 150 capítulos diários, muitas vezes enrolando o público, ou um com 20 episódios que é objetivo e surpreendente… já temos a resposta da preferência, certo?

Com a facilidade de preço e popularidade cada vez mais aumentando, não é de se espantar que em breve a novela brasileira possa cair no ostracismo de vez. As emissoras já estão percebendo isso e estão começando a investir, cada vez mais, no formato enlatado de séries e temporadas, assim como em plataformas de streaming.

Essa tem sido a melhor a hora para ser um consumidor de entretenimento.

E você, ainda é apegado às novelas ou já migrou para o formato de séries de TV?

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.