Chicago PD: Hank Voight está dividindo fãs da série

Chicago PD tem feito mudanças em suas narrativas e personagens, mas nem tudo tem agradado aos fãs. O que o público tem achado das alterações?

Chicago PD

Dramas policiais são um gênero muito amado na televisão americana. Programas como “Chicago PD” e “Law & Order” moldaram o gênero e conquistaram legiões de fãs a cada temporada. No entanto, algumas transformações na vida real e nos personagens pode fazer com que alguns desses programas mudem para melhor ou pior.

Com a crescente rejeição à ‘propaganda policial’ e o movimento Black Lives Matter ganhando espaço na mídia convencional e nas redes sociais, alguns fãs tiveram muito a dizer sobre a brutalidade policial exibida em “Chicago PD”. Os fãs criticaram o programa pelo comportamento de Hank Voight. No entanto, a recente evolução de Voight, de um policial impiedoso para alguém capaz de mostrar simpatia, dividiu opiniões.

Chicago PD indica saida de Voight
Imagem: Divulgação.

A participação no universo One Chicago

“Chicago PD” acompanha a vida pessoal e profissional dos policiais de patrulha e da elite da Unidade de Inteligência no fictício Distrito 21. O Sargento Detetive Hank Voight lidera a Unidade de Inteligência. As três primeiras temporadas focam nos policiais de patrulha, enquanto navegam pelo ambiente de trabalho e as questões relacionadas aos seus empregos.

PUBLICIDADE

No final da quarta temporada, os policiais de patrulha se juntam à Unidade de Inteligência após Kim Burgess e Kevin Atwater serem promovidos. O programa aborda tópicos sensíveis, como racismo sistêmico e brutalidade policial.

Leia mais sobre “Chicago PD“:

Como parte do universo “One Chicago”, os telespectadores têm a oportunidade de ver alguns de seus personagens favoritos de outras séries da franquia em um único programa. O show faz crossover com “Chicago Fire” e “Chicago Med” devido às tramas entrelaçadas que envolvem os personagens das séries.

Em fevereiro de 2020, a NBC renovou o programa por mais três temporadas. No entanto, várias mudanças podem vir com a renovação do programa, e uma das alterações significativas está relacionada ao personagem principal, Voight.

A brutalidade conhecida de Voight

Voight lidera a Unidade de Inteligência e é conhecido por sua abordagem sem rodeios em relação aos criminosos. Em sua tentativa de limpar as ruas de Chicago, Voight vai a extremos para garantir que os criminosos saiam do caminho. Ele é um policial respeitado, e todos em sua unidade o admiram. No entanto, ele é conhecido por usar artimanhas sujas para obter informações e prender criminosos, sem medo de ferir quem estiver em seu caminho para atingir seus objetivos.

Ao longo do programa, Voight encobriu os erros dos policiais em sua equipe e sempre cuidou deles. Ele também mantém laços com criminosos, líderes de gangues e traficantes de drogas, a quem recorre sempre que precisa de algo. Voight cometeu assassinato e o disfarçou como captura de criminosos e punição a eles. Embora sua impiedade e sua atitude de “fins justificam os meios” tenham sido, por algum tempo, parte do motivo pelo qual seus fãs o adoram, a maioria dos telespectadores agora quer que ele mude.

Divisão de opiniões sobre o novo personagem de Voight

Por muito tempo, os fãs apontaram que os policiais de “Chicago PD” são privilegiados, e é por isso que literalmente saem impunes depois de cometerem crimes. Embora isso possa resultar em boa televisão, é um problema subjacente no mundo real, e as pessoas recentemente não têm reagido bem a esse tipo de comportamento.

Como resultado, os produtores de “Chicago PD” decidiram incluir um personagem que traria reformas para o Distrito 21. Nicole Ari Parker entrou para o elenco como a superintendente adjunta Samantha Miller. Seu personagem tem a função de supervisionar as atividades e auditar o Distrito 21 para manter os policiais sob controle.

Os fãs perceberam recentemente que Voight começou a mudar para melhor e está mostrando alguma simpatia, o que é altamente incomum para ele. Voight agora escolhe ver a humanidade em alguns dos criminosos que polícia. Os fãs adoram ver Voight se emocionar e estão apreciando esse lado mais suave do policial, pois adicionou uma camada de profundidade ao seu personagem.

No entanto, nem todos apoiam a mudança de caráter de Voight. Uma parte dos fãs do programa agora acha que “Chicago PD” enfraqueceu Voight e acreditam que mudar quem ele é arruinará o personagem e o programa.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.