Blue Bloods: o que fez atriz ser demitida da série

Jennifer Esposito saiu de Blue Bloods deixado um buraco na série e muitas dúvidas na cabeça dos fãs. Agora a verdade vem à tona.

A saída de Jennifer Esposito de “Blue Bloods” foi motivada por questões de saúde? Esposito é uma figura familiar na indústria do entretenimento há décadas, com uma filmografia notável que inclui “Summer of Sam” e “The Master of Disguise”, e sua presença nas telas de televisão em “Spin City” e “Samantha Who?”, entre outros. Sua incursão no mundo do drama procedural ocorreu em 2010, quando assumiu o papel da Detetive Jackie Curatola em “Blue Bloods”, da CBS.

Entretanto, a permanência de Jennifer Esposito na série teve um fim abrupto em 2012, quando os produtores decidiram eliminar gradualmente sua personagem. Vamos, então, explorar as circunstâncias em torno da saída da atriz da série. Foi devido a uma complicação de saúde, como tem sido especulado, ou havia outros fatores em jogo?

Por que a condição de saúde de Jennifer Esposito está ligada à sua saída

O começo do fim da passagem de Jennifer Esposito por “Blue Bloods” ocorreu quando ela desmaiou no set da popular série da CBS em 2012. Este incidente alarmante resultou em uma semana de ausência das filmagens, após a qual ela informou à emissora sua disponibilidade limitada para o trabalho. A CBS TV Studios respondeu à situação com um comunicado público via Deadline.

O comunicado dizia: “Jennifer nos informou que só está disponível para trabalhar em um horário muito limitado em meio expediente. Como resultado, ela não pode cumprir as exigências de seu papel e, lamentavelmente, tivemos que colocar sua personagem em licença médica“. Esposito contestou essa narrativa. Em uma declaração apaixonada no Twitter, ela desafiou a representação dos eventos pela CBS.

Leia mais sobre “Blue Bloods“:

CBS me COLOCOU em licença não remunerada e me impediu de trabalhar em qualquer outro lugar depois que meu médico disse ‘você [precisa] de uma carga horária reduzida devido à doença celíaca‘”, Esposito escreveu. “A CBS não ouviu meu médico, e eu desmaiei no set. O que todos viram! Depois de uma semana de folga, meu médico disse que eu poderia voltar a trabalhar, mas a CBS insinuou que eu NÃO estava realmente doente e que isso era um esquema para conseguir um aumento! Já se passaram quase dois meses sem me trazer de volta ao trabalho, mas me impedindo de trabalhar em qualquer outro lugar! Comportamento absolutamente vergonhoso“.

Jennifer Esposito foi eventualmente permanentemente retirada de “Blue Bloods”, tendo aparecido em 46 episódios ao longo das três primeiras temporadas. Sua personagem apareceu pela última vez no episódio intitulado “Nightmares”, embora ela tenha retornado como convidada especial no episódio final da 13ª temporada.

Mais sobre a Doença Celíaca

Por anos, Jennifer Esposito enfrentou uma série desconcertante de problemas de saúde sem um diagnóstico claro, um desafio que lhe causou tanto sofrimento físico quanto emocional. Apesar de apresentar uma variedade de sintomas debilitantes, seu verdadeiro problema de saúde permaneceu sem nome, enquanto os médicos exploravam possíveis diagnósticos como esclerose múltipla, Síndrome do Intestino Irritável (IBS), estresse e desequilíbrio hormonal. A gravidade da condição de saúde de Jennifer Esposito tornou-se chocantemente evidente quando ela perdeu um dente, evento que indicava a necessidade de atendimento médico urgente.

A saúde de Jennifer Esposito continuou a se deteriorar, marcada por uma série de sintomas preocupantes. Foi durante este período desafiador, como revelou em uma entrevista de 2016 para o programa “Oprah: Where Are They Now?”, que ela foi ao médico e expressou que se sentia como se estivesse “saltando para fora de [sua] pele“. A ex-estrela de “Law & Order” esperava ser admitida em um hospital por problemas físicos, mas em vez disso, ela se viu internada em uma ala psiquiátrica. Esse processo de tentativa e erro continuou por cerca de 25 anos, antes que suas persistentes lutas de saúde finalmente levassem a um diagnóstico correto: ela sofria de doença celíaca o tempo todo.

Sobre a Doença Celíaca

Sintomas:

  • Diarreia ou constipação constante (crônica), perda de peso, gases, fezes pálidas e malcheirosas, anemia, formigamento, sensação de dormência nas pernas, períodos menstruais perdidos (relacionados à perda excessiva de peso), infertilidade.

Prevalência:

  • 1% da população global

Tratamento/Gerenciamento:

  • Dieta rigorosa sem glúten

A doença celíaca é uma condição autoimune que torna o intestino delgado hipersensível ao glúten, uma proteína encontrada em grãos como trigo, centeio e cevada. A presença de glúten desencadeia uma resposta imunológica que danifica o revestimento do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes e causando inúmeros sintomas. O diagnóstico de Jennifer Esposito foi um ponto de virada para a atriz, oferecendo uma explicação para seus sintomas abrangentes e abrindo caminho para uma abordagem de tratamento direcionada que finalmente poderia abordar a verdadeira origem de seu sofrimento.

Blue Bloods volta de personagem
Imagem: Divulgação.

A carreira de Jennifer Esposito após Blue Bloods

Possivelmente a evidência mais forte a favor do lado de Jennifer Esposito na disputa com a CBS é que ela continuou trabalhando regularmente após “Blue Bloods”. Isso não apenas serviu como um testemunho de sua resiliência, mas também destacou a legitimidade de suas preocupações com a saúde. Em uma entrevista de 2014 à Fox, Jennifer Esposito enfatizou a gravidade de sua condição e os mal-entendidos mais amplos em torno dela.

A sociedade não entende“, disse Esposito. “Não é algo que as pessoas realmente compreendem, porque pensam em comer sem glúten como uma moda passageira. Muitas piadas foram feitas sobre isso, e elas não percebem que estão prejudicando as pessoas quando fazem essas piadas levianas. Sim, é uma moda, mas há uma doença grave associada a comer sem glúten, e quando fazem piadas tão frívolas, estão prejudicando pessoas que realmente precisam que esses alimentos sejam limpos para viver“.

Determinada a conscientizar e proporcionar um refúgio seguro para aqueles com doença celíaca, então, Esposito abriu a Jennifer’s Way Bakery no West Village de Manhattan em 2013, garantindo que tudo servido fosse seguro para pacientes celíacos. Seu retorno à televisão foi marcado por seu papel em “Taxi Brooklyn”, em 2014. Ela interpretou a Dra. Monica Pena, uma médica legista, em todos os 12 episódios da única temporada do programa antes de seu cancelamento em 2015.

Esposito continuou a garantir papéis em diversas séries de televisão. Ela interpretou Calista Raines em “Mistresses” da ABC, Nina Solloway em “The Affair” da Showtime, e também se juntou ao elenco de “NCIS” como a Agente Especial Alexandra “Alex” Quinn. Além disso, seu talento a levou também para plataformas de streaming e televisão a cabo, com papéis em “The Boys” da Amazon Prime Video.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!