Cidade Invisível: a mitologia por trás da série explicada

Cidade Invisível tem uma história interessante que se conecta com o Folclore Brasileiro. Entenda a mitologia por trás da série na Netflix.

Cidade Invisivel segredos mitologia da série
Imagem: Divulgação.

A série Cidade Invisível da Netflix capturou a imaginação de fãs em todo o mundo com sua visão sobre fantasia, folclore e mistério. A série brasileira segue a história de um homem chamado Eric que descobre um mundo oculto de criaturas míticas que vivem entre nós no Rio de Janeiro moderno após a morte trágica de sua esposa.

À medida que Cidade Invisível se desenrola, Eric se vê cada vez mais envolvido em um mundo de magia e perigo, descobrindo segredos sombrios e desvendando mitos antigos e as criaturas mortais por trás deles.

Há uma infinidade de séries que tratam de temas semelhantes. Ainda assim, Cidade Invisível se destaca porque foi baseada em diferentes conceitos e incluiu diferentes mitos, então em que a série teve base?

PUBLICIDADE

Primeiramente, ela se inspirou na ideia original de Raphael Draccon e Carolina Munhóz. Ainda assim, eles tiveram influência pelo folclore brasileiro, o efeito que os humanos têm sobre o meio ambiente e como aquele mundo mítico de criaturas fantásticas reagiria a isso.

É uma série única e intrigante que traz à vida a mitologia que não vemos em nossas telas com frequência suficiente.

Então, agora, confirma mais detalhes por trás de Cidade Invisível.

Cidade Invisível nos oferece um vislumbre de um mundo moderno que compartilhamos com seres míticos

Cidade Invisivel segredos mitologia da série
Imagem: Divulgação.

A história da série Cidade Invisível começa bastante simples. Nos primeiros momentos, testemunhamos várias mortes. Mesmo que essas mortes tenham anos de diferença, elas estão conectadas. A série se concentra em Eric, um oficial cuja morte da esposa testemunhamos no início da série. Gabriela morre em um incêndio inexplicável.

Leia também: Cidade Invisível: 2ª temporada revolta fãs que xingam Netflix

Algum tempo depois de sua morte, outra coisa inexplicável acontece. Eric encontra um golfinho rosa na praia, uma criatura considerada extinta há algum tempo. Ele tenta resgatar o golfinho rosa, mas encontra o cadáver do homem morto em seu porta-malas.

Logo depois, a vida de Eric vira de cabeça para baixo quando ele é atraído para um mundo que pensava ser apenas uma fantasia, produto de histórias sobre fogueiras.

Ele é apresentado a bruxas, metamorfos e maldições antigas. Ele tenta ser o mais racional possível, mas as evidências o cercam. É um conceito interessante. O que aconteceria se seres mitológicos tentassem se misturar ao nosso mundo moderno?

É isso que os criadores Raphael Draccon e Carolina Munhóz dissertam ao longo da série.

Cidade Invisível se baseia fortemente no folclore brasileiro

Cidade Invisivel segredos mitologia da série
Imagem: Divulgação.

Cidade Invisível não é apenas uma história de fantasia. É uma ideia de Raphael Draccon e Carolina Munhóz com base no folclore brasileiro, que os influenciou fortemente. E eles conseguiram traduzi-lo para a tela de forma brilhante.

Leia também: Cidade Invisível: os segredos do final da 2ª temporada

Todos os tipos de criaturas fantásticas aparecem na série. Nos primeiros momentos da série, vemos o chamado Curupira, um guardião da floresta que tende a se tornar sanguinário quando se considera ameaçado de extinção, com a capacidade de emitir chamas de seu corpo.

Há também Iara, uma linda sereia das lendas que tem a habilidade de puxar os homens para o mar. Claro que nenhum espetáculo de fantasia está completo sem bruxas, ou melhor, um bicho-papão, e Cidade Invisível também tem isso, na forma de Inês, uma Cuca residente com uma habilidade incrível de mexer com a cabeça das pessoas com sua voz.

O principal vilão da série também é uma criatura retirada diretamente das páginas das lendas brasileiras. Uma entidade chamada “Corpo Seco”. Uma criatura morta-viva que foi amaldiçoada a vagar pela Terra para sempre após sua morte devido a crimes indescritíveis cometidos durante a vida.

Corpo Seco é capaz de possuir pessoas vivas, e a maldição tem várias décadas e está ligada a uma velha rivalidade.

Nosso protagonista Eric também tem magia em seu sangue. Ele finalmente descobre que o golfinho rosa, ou melhor, um homem por trás desse metamorfo encantado, é seu pai.

Encantado é, segundo a lenda, um golfinho metamorfo que tem a tendência de seduzir e engravidar mulheres. E foi isso que aconteceu com a mãe de Eric, embora tenha sido algo que ele não sabia durante a maior parte de sua vida.

O ambientalismo também foi uma grande influência na série

Cidade Invisivel segredos mitologia da série
Imagem: Divulgação.

Desde o primeiro momento de Cidade Invisível, vemos a influência prejudicial que os humanos podem ter sobre a natureza, e a maldição do Corpo Seco originou-se da rixa com o espírito guardião da floresta, Curupira.

Ao longo da série, Corpo Seco envenena a natureza e a selva, resultando na morte de flora, fauna e até peixes. A série, dessa forma, aponta para o ambientalismo, contando a história da ganância e destruição humana através da metáfora do Corpo Seco, uma maldição de ganância e ruína.

Cidade Invisível, portanto, não tem base em uma história real, mas sim em histórias reais de fantasia originárias do Brasil e culturas semelhantes. Então, ela dá vida aos seres mitológicos no Brasil moderno e que tipo de impacto nosso modo de vida teria em suas vidas mais sintonizadas com a natureza.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.