Cidade Invisível: guia completo dos personagens e lendas da série

Cidade Invisível é uma coletânea especial das maiores lendas do Brasil. Neste especial, trazemos o guia dos personagens e folclore da série.

Cidade Invisível

Os mistérios folclóricos de Cidade Invisível são superados apenas pelo elenco talentoso que retrata personagens cuidadosamente construídos. A série de fantasia da Netflix, então, segue a descoberta bizarra de que a mitologia não reside apenas nas páginas dos livros. À medida que criaturas fantásticas ganham vida, dois detetives ambientais descobrem que eles podem ter estado lá o tempo todo.

Continua após publicidade

Criada por Carlos Saldanha, de Era do Gelo e Rio, Cidade Invisível se passa em uma pequena cidade do Rio de Janeiro. Depois que uma criatura bizarra chega à praia, a unidade ambiental da força policial é colocada no caso, apenas para descobrir que existem explicações míticas sobre o motivo pelo qual o misterioso animal apareceu. Assim, seu uso de folclore e mitologia é nada menos que magistral e seus elementos de detetive fazem uma história de aventura fascinante. 

Personagens e lendas de Cidade Invisível

Marco Pigossi como Eric: Um detetive ambiental que vai encarar muita coisa para descobrir a verdade por trás da morte de seu ente querido. Pigossi é amplamente conhecido por seus papéis em telenovelas brasileiras, mas recentemente ganhou fama na Netflix com Alto Mar e Cidade Invisível.

Continua após publicidade

Áurea Maranhão como Márcia: A parceira de investigação de Eric que o auxiliará em sua jornada, desde que ele não saia da linha com o chefe. Em 2015, ela estrelou como Naiara em Prova de Coragem.

Julia Konrad como Gabriela: A esposa de Eric que colocou os eventos da série em movimento e pode ter sabido sobre as criaturas mitológicas o tempo todo. Konrad interpretou Celeste em Paraíso Perdido. Além disso, recentemente assumiu o papel de Pepita na série Um Contra Todos.

Leia também: O que esperar da 2ª temporada de Cidade Invisível?

Jéssica Córes como Camila: Uma mulher estranha que Eric conhece pela primeira vez na praia. Enquanto ela parece relativamente inocente, pode haver mais nela do que aparenta.

Continua após publicidade

Camila é a Iara, típica sereia brasileira. Ela se vinga de seus malfeitores e, então, protege a natureza usando de sua beleza e voz encantadoras. 

Wesley Guimarães como Isac: Um jovem misterioso que pode estar envolvido com os estranhos acontecimentos no Rio de Janeiro. Guimarães é famoso por seu papel como Marcel em Irmandade, da Netflix.

É fácil reconhecer a lenda que Wesley interpreta em Cidade Invisível: o Saci. Famoso no folclore brasileiro, o Saci é um zombeteiro. Rapaz jovem e negro, de uma perna só, usa um gorro e um cachimbo mágicos. Aparece e some de repente, por exemplo, e confunde as pessoas ao esconder objetos e pregar peças.

Continua após publicidade

De Cuca a Saci: as lendas estão por toda parte

Alessandra Negrini como Inês: A dona de um bar local que parece ter laços com Isac e Gabriela. Negrini tem uma longa filmografia que inclui tanto a televisão quanto o cinema. Muitos podem reconhecê-la internacionalmente por Ser Lilia em O Que é Isso, Companheiro?

Negrini interpreta uma interessante versão da Cuca (aquela mesma, do Sítio). Trata-se de uma bruxa com corpo de jacaré que sequestra criancinhas e faz muitas maldades. Quem viu a série, entretanto, sabe que Alessandra não tem nada de jacaré…

Tainá Medina como Fabiana: Uma mulher local que está grávida de seu primeiro filho e parece ter tido uma amizade genuína com a esposa de Eric, Gabriela. Fabiana pode saber mais do que está deixando transparecer, mas seu marido controlador pode forçá-la a guardar seu conhecimento para si mesma.

José Dumont como Ciço: O líder de uma força-tarefa ambiental que está determinada a preservar o meio ambiente. Mais recentemente, Dumont assumiu o papel de Zé em Velho Chico.

Victor Sparapane como Manaus: Ninguém parece saber quem Manaus realmente é além de Isac, Gabriela e Inês. Talvez ele faça parte de uma organização ainda maior envolvida com os acontecimentos sobrenaturais do Rio de Janeiro.

Leia também: Cidade Invisível: segredo da série é revelado e choca fãs

Manaus é o boto. Nas lendas, o boto-cor-de-rosa é um ser mágico que vira homem às noites e sai para conquistar mulheres bonitas. Depois, enfim, volta a ser boto e nada nas águas brasileiras. Em Cidade Invisível, tudo começa com o boto.

Samuel de Assis como João: O marido controlador de Fabiana que tem um ar misterioso. Ele não revelará muito e certamente também não permitirá que sua esposa o faça.

Fábio Lago como Iberê: Um forasteiro misterioso que não parece ter um papel importante na série, mas à medida que ela avança, ele pode vir a ser parte integrante da trama. Lago já atuou em Xingu.

Iberê é uma reinterpretação do Curupira. Assim como o Saci, o Curupira faz suas brincadeiras para confundir os meros mortais. Em uma série como Cidade Invisível, por exemplo, o Curupira é personagem indispensável. Isso porque ele é um defensor da fauna e da flora, capturando e/ou afastando malfeitores que podem destruir a natureza.

Rafael Sieg como Ivo: O chefe do departamento de polícia do Rio de Janeiro. Ele supervisiona Eric e Marcia.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.