Cobra Kai, 5ª temporada: segredos do final revelados
Cobra Kai estreou sua 5ª temporada na Netflix e já estamos prontos para contar os grandes segredos desta nova aventura.
Quando Karate Kid foi lançado em 1984 ninguém sabia que se tornaria uma das histórias mais icônicas de todos os tempos. Três sequências se seguiram e, em 1994, parecia que o mundo havia acabado com a franquia. Em 2010, um remake do filme original foi lançado com uma história semelhante, mas personagens diferentes.
Mais oito anos se passaram e a franquia voltou com tudo com o lançamento de Cobra Kai. Ambientada 34 anos depois que Daniel LaRusso (Ralph Macchio) derrotou Johnny Lawrence (William Zabka), Cobra Kai inverte a narrativa e conta a história da perspectiva de Johnny.
Cobra Kai da Netflix está impregnada de nostalgia e amor pelo cinema dos anos 80. Na 5ª temporada, Daniel e Johnny se unem a Chozen Toguchi (Yuji Okumoto) para enfrentar Cobra Kai, que está mais poderoso do que nunca sob a administração de Terry Silver (Thomas Ian Griffith). Enquanto isso, na prisão, John Kreese (Martin Kove) fervilha e trama. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final da 5ª temporada.
Resumo da 5ª temporada de Cobra Kai
Quando a temporada começa, as coisas estão muito ruins para Daniel e Miyagi-Do. Embora Hawk tenha vencido na categoria masculina no 51º All-Valley Karate Tournament, Tory venceu nas competições femininas e Cobra Kai foi declarado o vencedor geral por ter mais pontos acumulados. O acordo era que o perdedor fecharia seus dojos. Mas aquele espírito indomável dentro de Daniel se recusou a desistir, e ele procurou ajuda.
Leia também: Cobra Kai: 10 coisas que não fazem sentido na série da Netflix
Enquanto isso, parece que Johnny desistiu de Eagle Fang Karate. No final da temporada anterior Miguel Diaz (Xolo Maridueña) parte para o México em busca de seu pai biológico, e Johnny e Robby (Tanner Buchanan) o seguem. Miguel finalmente encontra o homem que estava procurando, Hector Salazar, que acaba sendo um personagem duvidoso que Carmen disse a Miguel que ele era. Com o coração partido, ele se prepara para voltar aos EUA sem dizer a Hector quem ele realmente é. Miguel descobre que Johnny veio para levá-lo de volta.
Então Johnny acaba até resolvendo a longa disputa entre Miguel e Robby. Depois de uma conversa com Daniel, ele deixa os dois garotos brigarem, e quase acaba sendo um desastre. Mas Miguel recua bem quando está prestes a fazer com Robby o que este fez com ele durante a briga da escola. E um vínculo começa a se formar entre os dois antigos inimigos, e só se torna mais forte depois que é revelado que Carmen está grávida.
Confrontos intensos marcam a temporada
Em outro lugar em Los Angeles, Daniel percebe que está completamente superado contra Silver. Depois de aprender sobre os planos de expansão de Silver, Chozen se infiltra em Cobra Kai como um possível sensei, mas logo é descoberto. Daniel passa a acreditar que Silver deve ter procurado Mike Barnes (Sean Kanan), o prodigioso artista marcial de The Karate Kid Parte III.
Embora Barnes ainda seja o lutador brutal e impressionante que costumava ser, a idade o temperou, assim como Chozen. Ele é dono de uma loja de móveis e, ao contrário do que Daniel acredita, tem pouco amor por Silver e não tem nada a ver com seus esquemas. No entanto, porque Daniel procura Barnes, ele coloca o último na mira de Silver, que queima sua loja de móveis.
Durante o confronto com Chozen, Silver descobre como os professores de karatê locais são ineptos, então ele procura Kim Da-Eun, a filha de seu ex-mestre. Ela chega a Los Angeles com seu próprio grupo de instrutores de artes marciais, transformando Cobra Kai em uma instituição ainda mais brutal e exigente.
No final da temporada, um confronto inevitavelmente acontece com Silver de um lado e Daniel, Johnny e Chozen do outro. Barnes se junta à luta e desempenha um papel crítico. Mais importante, a maioria dos membros da nova geração de lutadores consertam as coisas entre si, incluindo Tory (Peyton List) e Sam (Mary Mouser).
Final da 5ª temporada: Daniel e Johnny derrotam Cobra Kai?
Ao contrário da temporada anterior, onde o final mostra uma competição de karatê, a 5ª temporada prepara as coisas para o futuro. Nesse sentido, é semelhante à terceira temporada, onde a trama do Torneio ALL-Valley é montada após Daniel e Johnny enfrentarem Kreese. No início do quinto ano, Kreese está na prisão e aparentemente fora de cena. Mas mesmo com a ausência dele e de Johnny, Cobra Kai atinge alturas sem precedentes sob a nova administração.
No entanto, apesar do sucesso, nem tudo é perfeito. Depois de saber que Silver pagou o árbitro de sua partida com Sam, Tory ficou cada vez mais desiludida. Isso só aumenta depois que Kim Da-Eun e seus instrutores entram na extensa cadeia de dojo. Tory forma um vínculo de irmã com Devon Lee, o membro da equipe de debate que Eagle Fang recrutou na 4ª temporada, e tenta proteger a garota mais nova dos métodos brutais de ensino no novo Cobra Kai.
Buscando orientação e ajuda, ela procura Kreese na prisão. Kreese usa um esquema que leva Daniel a se machucar. Horrorizada, Tory para de visitar seu ex-sensei, e ela e Sam acabam se tornando amigas.
Desfecho promete grandes emoções
Daniel e Johnny enganam Kreese para revelar que Silver pretende entrar no Cobra Kai no Sekai Taikai, um torneio de karatê internacional, mas pouco conhecido, e garantir lugares para Miyagi-Do e Eagle Fang. Enquanto os adultos comemoram, a geração mais jovem decide invadir a sede da Cobra Kai para encontrar evidências incriminatórias contra Silver. Enquanto isso, Daniel é confrontado por Barnes, que acusa o outro homem de arruinar sua vida.
Quando Daniel revela que Silver estava por trás disso, Barnes sai com Johnny e Chozen para lutar contra Silver em sua própria casa, para desgosto de Daniel.
Embora os outros três deixem Daniel para trás, Stingray vem buscá-lo e diz que testemunhará contra Silver. Chozen fica gravemente ferido durante seu encontro com Silver, mas sobrevive. Johnny e Barnes cuidam dos instrutores que Kim Da-Eun trouxe com ela.
Leia também: Cobra Kai: Daniel e Johnny precisam de última luta antes do fim
O que é Cobra Kai sem uma briga caótica? Este ocorre entre alunos de Cobra Kai e alunos de Miyago-Do e Eagle Fang enquanto Sam, Tory, Hawk, Miguel, Robby e o resto tentam garantir evidências de vídeo contra Silver. Mitch se revela como uma toupeira Cobra Kai, e Devon mais tarde se junta a Tory em sua luta contra Kim Da-Eun.
A luta final da temporada é, claro, entre Daniel e Silver, que vem se formando há 28 anos. No início da temporada, Silver bate muito mal em Daniel. Mas, desta vez, Daniel triunfa. Depois disso e depois de assistir ao videoclipe em que Silver confessa a Tory que ele pagou o árbitro, os alunos do Cobra Kai desistiram em massa. E Silver é preso por agredir Stingray. É uma vitória tão completa quanto Daniel e Johnny podem esperar, mas como o público aprende, pode não estar tudo acabado para Cobra Kai.
Kreese escapa da prisão? Para onde ele está indo?
Quando a temporada termina, Daniel e Johnny são informados por um detetive da polícia que Kreese foi morto por um colega preso. Isso mais tarde acaba por ser incorreto. Depois de esgotar quase todas as outras opções de saída, Kreese orquestra um incidente em que parece ser esfaqueado por um de seus lacaios.
Mais tarde, ele deixa seus guardas inconscientes, pega as roupas de seu médico e foge. Enquanto ele estiver por aí, o terrível legado de Cobra Kai continuará. É ótimo que os criadores da série tenham mantido Kreese no lado vilão, enquanto adicionavam imensa complexidade ao personagem explorando sua história de fundo.
Leia também: Cobra Kai, final revelado: [SPOILER] morre na 5ª temporada?
Embora Cobra Kai esteja no nível mais baixo desde que Johnny o trouxe de volta, ele ainda é elegível para competir no Sekai Taikai. Na futura 6ª temporada, Kreese provavelmente encontrará alguns alunos para competir no torneio internacional de karatê. Ele pode até receber ajuda de Kim Da-Eun, que, se acreditarmos nas cenas de flashback, estava mais perto dele do que Silver quando todos eram mais jovens.