Cobra Kai: o verdadeiro motivo que tirou Daniel de Karate Kid 4

Eis o motivo que levou Ralph Macchio ser excluído dos filmes de Karate Kid. Além disso, veja quem ainda pode aparecer em Cobra Kai.

Cobra Kai

The Karate Kid, de 1984, assim como Cobra Kai, é mais do que apenas mais um filme de esportes. Ele ensinou a uma geração de espectadores que não há atalhos quando você quer ser o melhor em sua disciplina, seja karatê ou algo completamente diferente. Além disso, mostrou como duas pessoas de origens completamente diferentes, Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Sr. Miyagi (Pat Morita), podem se unir e construir uma parceria duradoura.

É provável que, por esse motivo, Cobra Kai pareça o sucessor mais digno do legado de Karate Kid. A série faz um grande esforço para mostrar como Johnny Lawrence (William Zabka), o valentão do primeiro filme, não teve uma educação tão fácil, e como mais tarde na vida tudo está praticamente na sarjeta para ele. Mesmo que a vida não tenha sido boa, ele ainda encontra uma maneira de passar o que sabe para uma nova safra de estudantes de karatê que querem aprender a se defender.

Série marca retorno de protagonista

A série da Netflix também marca o retorno de Macchio ao papel que o tornou famoso, no qual ele não aparecia desde Karate Kid Parte III, em 1989. Nesse ínterim, houve muitas tentativas de continuar sem ele. Houve a série de desenhos animados de curta duração, onde Daniel e Miyagi se aventuraram em busca de um santuário mágico. Existe, também, o reboot de 2010 estrelado por Jaden Smith e Jackie Chan. Entre tudo isso, há a ovelha negra da franquia – The Next Karate Kid – que manteve o Sr. Miyagi de Morita, mas substituiu Daniel por Julie, interpretada por Hilary Swank.

PUBLICIDADE

O filme não foi bem recebido, levantando a questão: “Por que Macchio não voltou?” Como se vê, há uma explicação bastante direta.

Cobra Kai 4 temporada
Imagem: Divulgação.

Ralph Macchio envelheceu fora do papel

Primeiro, um pouco de história. Os três primeiros filmes de Karate Kid acontecem bem próximos uns dos outros. Se você olhar para uma linha do tempo oficial, você pode ver que Daniel vence o All Valley Karate Tournament em dezembro de 1984 (The Karate Kid). Ele viaja com o Sr. Miyagi para Okinawa no verão seguinte em 1985 (The Karate Kid Parte II), e ganha seu segundo All Valley em dezembro seguinte (The Karate Kid Parte III). Daniel é um adolescente durante tudo isso, o que trouxe alguns problemas, considerando que Ralph Macchio tinha 28 anos quando a terceira parte foi lançada.

Leia também: O real motivo que fez Kreese permitir Kenny no Cobra Kai

Do jeito que Macchio conta, o estúdio simplesmente não estava interessado nas façanhas de um prodígio do karatê de 30 e poucos anos. Em uma entrevista com Uproxx, o ator foi questionado sobre por que ele não voltou para Karate Kid Parte IV e, pelo que parece, não houve nenhuma grande desavença ou algo dramático dessa natureza. Ele disse: “Eu sei que [o diretor] John G. Avildsen não fez o filme, eu sei que [o roteirista] Robert Mark Kamen não escreveu o filme. Minha suposição era que havia uma ideia do estúdio para continuar, e eles conseguiram que Pat assinasse com essa ideia.”

Mais tarde na entrevista, ele continuou dizendo: “Não foi como se eles tivessem vindo até mim e [eu] disse: ‘Ah, não, eu nunca vou fazer outro desses.’ Nada disso aconteceu.” Então Macchio não seguiu em frente, mas o estúdio sim. Parece que a Columbia Pictures teve uma visão diferente de onde levar a franquia após a Parte III, e essa visão não incluiu Ralph Macchio, de 30 anos.

Isso até Cobra Kai chegar, e o resto é história de streaming.

Velhos amigos – e inimigos – podem retornar

Os prazeres de Cobra Kai são muitos, desde sua mistura cuidadosa de drama e comédia, até suas sequências de luta de quebrar os ossos. No início, era apenas a história de Johnny e Daniel, mas depois o escopo aumentou.

Leia também: Astros de Cobra Kai são mesmo amigos na vida real?

À medida que a série progrediu, ela ampliou seu foco, para explorar mais as relações entre os alunos de Johnny e Daniel. A série também está caprichando nas participações especiais de veteranos dos filmes de Karate Kid . Kreese, ainda retratado com uma firmeza predatória por Kove, fez seu retorno na conclusão da primeira temporada, e desde então se tornou o principal antagonista. Randee Heller, que interpretou a mãe de Daniel Lucille nos filmes, apareceu durante as duas primeiras temporadas, assim como vários dos antigos amigos de Johnny. E, na terceira temporada, os personagens de Kumiko (Tamlyn Tomita) e Chozen (Yuji Okumoto) de Karate Kid Parte II retornaram. Elisabeth Shue também retornou para alguns episódios como Ali, o antigo interesse amoroso da dupla protagonista.

Os fãs não podem deixar de se perguntar quem será a próxima estrela convidada de Cobra Kai

Com todas essas participações especiais, os fãs estão se preparando para aparições de personagens recorrentes dos dois filmes restantes da série principal, The Karate Kid Parte III e The Next Karate Kid. Mas e o reboot de 2010, estrelado por Jackie Chan e Jaden Smith? 

É uma pergunta interessante, porque Cobra Kai certamente parece estar percorrendo toda a série Karate Kid para ver quais personagens poderiam apimentar mais efetivamente os procedimentos. Com base em vários flashbacks envolvendo um jovem Kreese e um misterioso amigo do Exército durante a terceira temporada, a maioria dos fãs tem certeza de que a próxima temporada verá o retorno de Terry Silver (Thomas Ian Griffith), que antagonizou Daniel e seu mentor, Sr. Miyagi. Não é impossível vermos a atriz vencedora do Oscar, Hilary Swank, que interpretou Julie Pierce em The Next Karate Kid, aparecer.

Leia também: Ator troca Cobra Kai por papel em The Boys? Entenda

Em uma entrevista recente com Slashfilm, o co-criador da série Jon Hurwitz revelou que as mentes criativas do programa decidiram desde o início que a reinicialização de 2010 não é canônica no que diz respeito a Cobra Kai. “Nós descartamos [a inclusão de Parker e Han] completamente”, disse Hurwitz. “Jackie Chan é mencionado na primeira temporada da série como um humano. Então eu acho que em nosso mundo, Jackie Chan é um ator e performer. Se os personagens da nossa série viram um filme chamado The Karate Kid, eles viram [a reinicialização].”

Isso faz todo o sentido. Mas só porque o Sr. Han não fará uma aparição no Cobra Kai, não significa que o Sr. Chan não possa.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.