Com Amor, Anônima: a verdade por trás do filme da Netflix

Longa é o novo sucesso da Netflix.

Com Amor Anonima
Continua após publicidade

A cineasta mexicana Maria Torres faz sua estreia na direção com o filme original em espanhol de drama e romance colegial na Netflix que se chama Com Amor, Anônima (‘Anónima’).

Continua após publicidade

A história aborda um romance improvável entre dois amigos virtuais anônimos. E essa trama ressoa de forma profunda com a Geração Z. O filme segue o tímido estudante do ensino médio Alex, que de forma acidental envia uma mensagem de texto com um número errado. É então que ele contata Vale, que acha aquilo bastante normal. Mas o acidente se torna algo que ambos valorizam. E então, à medida que o carinho cria raízes, eles passam horas no telefone, enquanto nenhum envia fotos, vídeos ou mensagem de voz.

As conversas entre Alex e Vale duram horas até que eles percebem que já podem ter se conhecido na vida real. Assim, eles descobrem que eles não suportam um ao outro pessoalmente. Logo, começa um doce conto doentio de amor moderno, que traz uma emocionante aventura de amadurecimento para impressionar os fãs do gênero.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

A história se desenrola em um colégio, com professores peculiares e um grande baile. Mas muitos fãs estão curiosos para saberem mais detalhes dessa história, incluindo onde Com Amor, Anônima na Netflix foi filmado.

Onde Com Amor, Anônima foi filmada?

As gravações do filme Com Amor, Anônima aconteceram no México, com destaque para a Cidade do México. Devido à sua proximidade com os Estados Unidos e, além disso, sua rica confluência de culturas e reservas de biodiversidade, o México é considerado um dos países mais exóticos para as filmagens de cineastas e equipes de produção ocidentais.

Continua após publicidade

Leia também: A verdade por trás do filme Imperdoável, na Netflix

A produção filmou quase todas as cenas em vários locais na Cidade do México e arredores. A capital do México é conhecida por seu rico repositório de artefatos culturais e arquitetura colonial. A cidade moderna é uma mistura de tradicional e contemporâneo, com enormes arranha-céus do século XXI lado a lado com estruturas coloniais, como o Palácio Nacional. A praça principal da Cidade do México, conhecida como Plaza de la Constitución, é um ponto turístico que é sempre visitado por turistas de todo o mundo.

Continua após publicidade
Com Amor Anonima
Imagem: Divulgação.

Mas a história de Com Amor, Anônima é real?

A princípio, Com Amor, Anônima não se baseia em uma história verdadeira. No entanto, o romance virtual no filme pode ressoar com uma geração que cresceu em celulares e aplicativos de mídia social.

Continua após publicidade

Maria Torres dirigiu a aventura alegre a partir de um roteiro escrito por Wendy Mora Reyes baseado em seu livro best-seller de mesmo nome. No entanto, o filme cria um ambiente empolgante colegial em uma hora e quarenta minutos. No processo, o filme faz você revisitar seus anos da escola, sem dúvidas.

Continua após publicidade

Leia também: Homem Aranha Sem Volta Para Casa celebra passado e futuro do herói

Em nossa era de avanços tecnológicos, os telefones celulares substituíram os bilhetes e cartas, mas a prática da amizade por correspondência é muito antiga. Quando o romance como uma forma distinta ganhou destaque, vários escritores, de Samuel Richardson a André Gide, optaram pelo formato de narrativa epistolar. O design envolve o autor entrando na cabeça dos personagens para extrair seus sentimentos, inseguranças e desejos mais íntimos.

Continua após publicidade

O estilo deu aos leitores a sensação de que eles estavam espiando a privacidade dos personagens, o que se tornou a força motriz para a popularidade das histórias contadas em cartas. Mais tarde, o meio visual também adotou o formato de narrativa confessional, exemplificado por filmes como “Vantagens de ser uma flor de parede” e “Diário de Bridget Jones”.

Com Amor Anônima
Imagem: Divulgação.

Os outros aspectos do filme parecem vir de inúmeros outros filmes de romance do ensino médio que vieram antes dele. De ‘Grease’ a ‘Say Anything’ e ‘Clube dos Cinco’, filmes icônicos do ensino médio foram feitos em Hollywood. No entanto, pensando bem, o último exemplo pode ser mais sobre amizade e pertencimento do que um romance.

Mas, como a maioria dos longas de colégio, este preenche todos os requisitos habituais – a discórdia entre pais e adolescentes, professores excêntricos, melhores amigos… E ainda, fofocas, hostilidade e, claro, a parte em que Alex e Vale escapam da escola.

O filme também mistura efetivamente textos e imagens para contar a história, o que dificilmente é uma inovação. Se o filme de fato saiu tão realista, é muito provável por causa da dinâmica contínua entre seu jovem e talentoso elenco. E isso é o que está lhe gerando muito sucesso.

Com Amor, Anônima já está disponível na Netflix.