Como ficam as séries com a Greve dos Roteiristas: Stranger Things e mais
Séries vão ser pausadas por causa da Greve dos Roteiristas: saiba o status delas, e o futuro de produções como Stranger Things e Cobra Kai.
A greve dos roteiristas começou oficialmente em 2 de maio, levantando muitas questões sobre o futuro das séries de TV que estão sendo exibidos/transmitidos atualmente, bem como aqueles que ainda vão estrear. Muitos fãs estão com dúvidas sobre as vindouras temporadas de Stranger Things, por exemplo, ou daqueles que estão no ar como Lista Negra.
Pensando nisso, o Mix de Séries trouxe algumas atualizações importantes sobre a Greve e as séries afetadas.
Roteiristas estão em negociações
De acordo com as diretrizes do WGA, o Sindicato dos Roteiristas, uma vez que uma paralisação do trabalho está em andamento, os membros são impedidos de escrever, nem podem propor ou negociarem trabalho. Além do mais, tudo o que já foi escrito antes do início da greve não pode ser editado durante a produção.
Leia também: Trama de Stranger Things tem mais buracos que o Mundo Invertido
Como o veterano da TV Mike Royce detalhou no Twitter: “Se um programa continuar a produção em um roteiro que foi escrito antes da greve, pode não haver NENHUMA ALTERAÇÃO nesse roteiro feito por QUALQUER PESSOA enquanto o WGA estiver em greve. Nem uma palavra, nem uma vírgula.”.
Isso determina um suprimento finito de material roteirizado para as emissoras nos próximos meses.
A última greve, aconteceu na temporada 2007-08, durou 100 dias e ocorreu no meio da temporada, resultando em interropções como 30 Rock, The Big Bang Theory, Brothers & Sisters, as três CSIs, Desperate Housewives, Grey’s Anatomy, Heroes, How I Met Your Mother, entre outras. Além disso, os custos para a economia de Los Angeles ficou na casa de US$ 2 bilhões.
Talk Shows serão interrompidos
Programas de entrevistas como The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e Late Night With Seth Meyers da NBC, The Late Show With Stephen Colbert da CBS, Jimmy Kimmel Live! e o The Daily Show da Comedy Central estão oficialmente pausados. Além disso, o SNL, um dos maiores programas da TV americana também está suspenso por tempo indeterminado.
No lugar, as emissoras exibirão reprises.
Como ficam as séries da TV aberta como Grey’s Anatomy e Chicago Fire?
Em geral, os canais ABC, CBS, NBC, Fox e The CW não terão impacto imediato da greve. Isso porque a temporada regular da TV está terminando e os finais de temporada já estão roteirizados. Muitos deles, inclusive, gravados.
Leia também: Ator de Stranger Things tem desejo inusitado para 5ª temporada
Entre as séries/temporadas que ainda vão estrear e aqueles com finais de temporada, Nancy Drew concluiu as filmagens de sua próxima temporada de despedida em dezembro. Além disso, os roteiros da temporada final de Riverdale estão todos concluídos. Bem como Superman & Lois, que finalizou os roteiros da 3ª temporada. Igualmente, The Blacklist da NBC já filmou o final da série previsto para ir ao ar em maio.
No entanto, sobre a próxima temporada, tudo permanece incerto incluindo séries como Grey’s Anatomy e a Franquia Chicago. Geralmente, as reuniões e início da escrita dos roteiros da temporada regular começam na primeira semana de maio. Então, certamente, haverá algum atraso no início das próximas temporadas, caso o impasse não tenha um resolução imediata. Outro detalhe é que as séries poderão ter menos episódios nas próximas temporadas.
Séries de TV a cabo, como a HBO
Séries da HBO, Showtime e FX/FXX estão bem, com a temporada final de Succession e Yellowjackets, atualmente no ar, todos prontos. Além disso, a temporada final de Mayans MC no FX, True Detective: Night Country da HBO, Ghosts of Beirute e It’s Always Sunny in Philadelphia do FXX também já estão finalizados.
House of the Dragon, por exemplo, já tem todos os roteiros da segunda temporada prontos, e continuará as filmagens sem problemas.
Mas, além disso, se a greve persistir, alguns programas dessas emissoras poderão ser suspensos – ou até cancelados, devido os custos.
Séries de streaming, como Stranger Things serão as mais afetadas
Netflix, Disney +, Apple TV + e outros streaming provavelmente estão bem, a primeiro ponto, diante da greve. Há uma margem de produtos prontos, que deverão estrear nos próximos meses, totalmente finalizados.
A questão aqui é se as plataformas optarão por diminuir o ritmo com o agendamento de episódios – aderir ao formato “três episódios na estreia” e então aderir aos episódios semanais. Será interessante ver a Netflix, por exemplo, aderir a esta prática.
Mas, falando da Netflix, em específico, séries como Stranger Things terão o cronograma bagunçado. A temporada final do drama oitentista, por exemplo, ainda vem sendo escrita – mesmo depois de todo esse tempo. Logo, a maior pergunta que paira neste momento: com quantos os anos o elenco estará quando forem, de fato, iniciarem as filmagens? Outra série que já confirmou a suspensão dos trabalhos foi Cobra Kai, que não tem previsão de voltar à produção da temporada final. (via TVLine)
Séries que estão oficialmente pausadas por causa da greve dos roteiristas
- Abbott Elementary (Pausou a produção da 3ª temporada)
- Cobra Kai (Pausou a produção da 6ª temporada)
- Yellowjackets (Pausou a produção da 3ª temporada)
A lista será atualizada à medida que mais novidades saírem.