Coração Marcado: vale assistir a série “tipo novela” na Netflix?

Série no estilo novela da Netflix vem chamando atenção: mas vale a maratona?

Coração Marcado
Imagem: Divulgação.
Continua após publicidade

A Netflix acaba de estrear uma série que mais parece uma novela. Estamos falando de Coração Marcado, título que vem ganhando destaque no catálogo da plataforma. Mas afinal, vale a pena assistir?

Continua após publicidade

A história de Coração Marcado na Netflix

Em Coração Marcado, Valeria (Margarita Muñoz) e Simón (Michel Brown) são um casal feliz comemorando seu aniversário. Com dois ótimos filhos, suas vidas parecem perfeitas. Então, de repente, o pneu do carro deles estoura, eles desviam de um caminhão que se aproxima e batem em uma árvore.

Simón está inconsciente e os homens do caminhão vêm ajudar. Mas tudo o que eles fazem é pegar Valeria e ir embora. Um dos homens, Mariachi (Moisés Arizmendi), liga para alguém e diz “temos um doador”.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Leia também: O Palhaço Assassino, a verdade sobre John Wayne na Netflix

Coração Marcado, então, nos leva para momentos antes do acidente. Valeria está completando uma maratona e sendo fotografada por uma mulher chamada Camila (Ana Lucía Domínguez). Então, Camila sai correndo, esbarrando em Valeria, porque ela está atrasada para seu próprio casamento. Ela vai se casar com Zacarías (Sebastian Martinez), uma pessoa rica e influente que é um consultor de muito sucesso para campanhas políticas.

Durante a cerimônia, porém, Camila desmaia. O médico diz a Zacarías que a necessidade dela de um transplante de coração é urgente. No entanto, seu nome está bem abaixo na lista de transplantes. Então as perspectivas de conseguir um coração de doador são baixas.

Continua após publicidade

Antes do acidente, vemos vislumbres da vida de Valeria e Simón juntos e como eles se conheceram. Também vemos que Mariachi e seus homens estavam rastreando Valeria e colocaram pregos na estrada para causar o acidente. Então, enquanto eles aceleram Valeria para cortar seu coração, Simón procura desesperadamente por ela.

Continua após publicidade

Enquanto isso, Zacarías diz a Camila que um coração foi encontrado e ela se prepara para o transplante, sem saber que seu doador está vivo e bem e será assassinado para ajudá-la a viver.

Continua após publicidade
Coração Marcado
Imagem: Divulgação.

Vale a pena assistir?

Coração Marcado deve agradar uma parcela bem específica dos espectadores da Netflix, principalmente aqueles que gostam de reviravoltas mirabolantes na trama, dignos de novela mexicana. Mas Coração Marcado é um tipo de produção que se atenta a ser taxada de “novela”, por conter momentos que fazem pouco sentido na vida real.

Continua após publicidade

Ou seja, aqueles tipos de cena que você analisa e sabe que somente em novela aconteceria. Tudo isso, embalado por temas que geralmente dão mais seriedade a uma trama, incluindo assassinato, tráfico de órgãos – algo interessante para um formato como este, entre outros.

Continua após publicidade

Leia também: O Submarino, tudo sobre a nova série turca da Netflix

Embora os esforços do criador Leonardo Padrón sejam interessantes, em alguns momentos, Coração Marcado parece “um pouco demais” para os fãs do gênero, e até mesmo os de novelas, contemplarem.

Outro detalhe é que a série investe na personagem Valeria, que parece caminhar para o inevitável, mas que no final não funcionaria. Afinal, se a personagem continuar viva, qual o sentido de ter Simón indo atrás de Zacarías e dos traficantes que mataram sua esposa?

Algo que funciona na série, no entanto, é a intriga que Coração Marcado cria em torno do ataque a Valeria. E, com isso, a história induz o espectador a suspeitar que Zacarías viu as fotos da corrida de Camila, fazendo-o procurar por resultados, e a história tendo um ponta pé a partir disso. Ou seja, com Camila descobrindo a verdade, certamente, ela se sentirá bastante culpada.

Com isso, a série vem sendo classificada como “perda de tempo“, não sendo algo tão atrativo no catálogo da Netflix.

Coração Marcado
Imagem: Divugação.

Por que Coração Marcado não vale a pena assistir?

Como mencionado, Coração Marcado tem muitas reviravoltas mirabolantes, a ponto de conectar os três principais, fazendo com que Camilla e Simón se aproximem romanticamente. Algo que, de longe, já seria motivo para correr da história.

Mas os dramas exagerados trazem histórias convenientes demais, que colocam essas coisas em movimento. Como a crítica estrangeira classificou, é “algo de revirar os olhos“.

Por fim, de alguma forma, Zacarías tem como alvo Valeria e coloca as coisas em movimento poucas horas após o colapso de Camila. Camila parece bem o suficiente para sair do hospital e enviar suas fotos da maratona para uma exposição dela, apesar da ideia de que ela estava às portas da morte.

Os sequestradores de Valeria não pensaram em desligar ou abandonar seu telefone, então, Simón usa o aplicativo de rastreamento para segui-la. Em um posto de controle, Mariachi e seus homens matam os soldados a tiros, e de alguma forma Simón aparece em cena e ninguém mais está por perto.

Dessa forma, é tudo “demais” e, considerando o assunto sombrio, Coração Marcado poderia tratar do assunto com mais seriedade e ter sido um drama mais comovente do que essa figura novelesca. A trama não deve funcionar a longo prazo, e recomendamos passar longe deste título.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.