Crepúsculo: como série de TV vai repetir sucesso dos filmes

Crepúsculo vai virar série de TV, mas como o projeto pode repetir o sucesso dos filmes? Esperança é de melhora nas histórias e personagens.

Crepúsculo: como série de TV vai repetir sucesso dos filmes
Crepúsculo: como série de TV vai repetir sucesso dos filmes

É uma opinião que fãs têm há muito tempo: a única maneira de ter uma verdadeira adaptação do livro para a tela é por meio de um programa de televisão. O meio televisivo, por exemplo, permite uma reimaginação mais longa e prolongada do material de origem. Alguns acham que cada livro é uma temporada e cada capítulo é um episódio de uma temporada. Haveria (em teoria), então, tempo suficiente para cada diálogo, cada mudança de guarda-roupa e todos os detalhes que, de outra forma, seriam considerados ‘fan service’ em uma adaptação cinematográfica maior. Uma adaptação de livro para a televisão, portanto, diz: “Temos tempo suficiente para entregar esta história de maneiras novas, criativas e dinâmicas.”

Em 19 de abril de 2023, a Entertainment Tonight anunciou que a Lionsgate Television está desenvolvendo uma adaptação para a televisão da franquia Crepúsculo de Stephanie Meyer. Crepúsculo é uma série de romance de fantasia em quatro partes que vendeu mais de 160 milhões de cópias em todo o mundo. Tornou-se, por exemplo, o rosto da era do ‘vampiro’ na mídia para jovens adultos, imprensada entre obras de fantasia e contos distópicos.

Qual a história

Os livros seguem Bella Swan quando ela inicia um relacionamento romântico com Edward Cullen, um vampiro imortal. Seu relacionamento tumultuado envolve suas respectivas famílias, muitos grupos de vampiros e um bando de lobisomens próximo. Três livros e uma franquia de filmes de 3,4 bilhões de dólares depois, a Summit Entertainment e a Lionsgate TV estão tentando revigorar o conto sobrenatural de Romeu e Julieta.

Leia também: Série de Crepúsculo deve fazer justiça a importante história

Este anúncio veio após a Warner Bros. dar sinal verde para uma adaptação televisiva da franquia Harry Potter. A próxima adaptação de Crepúsculo reafirma um movimento crescente para adaptar franquias em uma série limitada ou formato de televisão, seguindo os passos da série prequela do Senhor dos Anéis da Amazon Prime, Rings of Power e da adaptação televisiva de Percy Jackson e Os Olimpianos da Disney+. Essa mudança deixa o público se perguntando: como essas histórias, particularmente Crepúsculo, passarão do cinema para a televisão?

Crepúsculo na televisão: quem está envolvido

Em uma publicação de 2023, o The Hollywood Reporter afirmou que “espera-se que Stephanie Meyer esteja envolvida na adaptação para a televisão“. Ao lado de Meyer, Wyck Godfrey, ex-executivo da Temple Hil Productions, e Erick Feig, ex-co-presidente do Lionsgate Motion Picture Group, estão ligados à produção executiva.

Além de Meyer, a próxima série tem Sinead Daly anexada para escrever o roteiro. Daly, conhecido principalmente por seu trabalho em Tell Me Lies, The Walking Dead: World Beyond, Dirk Gently’s Holistic Detective Agency e The Get Down, está atualmente trabalhando com a Lionsgate TV para definir exatamente como será a próxima série. Ou seja, a adaptação oferecerá uma nova visão diferenciada de Crepúsculo? Será um remake dos livros de Meyer, oferecendo mais detalhes ou detalhes diferentes da franquia de filmes? Incluirá Vida e Morte: Crepúsculo e Sol da Meia-Noite, as publicações mais recentes de Meyer no mesmo mundo fictício?

Os personagens

Várias coisas foram cortadas da franquia inicial de filmes que teriam enriquecido o mundo e os personagens de Forks, Washington, e o maior cânone de Crepúsculo. Nos filmes, quando Bella (e, por extensão, o público) conhece a família de Edward Cullen, há pouca ou nenhuma razão convincente para torcer por seus personagens.

Sua complicada relação intergrupo é mostrada, mas como Bella e Edward são o foco principal, o desenvolvimento de personagens secundários foi cortado do filme. No final, a história foi contada, mas os temas mais pesados, a complexidade, a ironia e o complexo desenvolvimento do personagem foram perdidos.

Por exemplo, veja os pais pseudo-adotivos de Edward, Carlisle e Esme Cullen. Nas adaptações para o cinema, os pais são apenas… presentes. Carlisle é considerado uma figura de autoridade paterna na família Cullen e um pilar da comunidade de Forks. Da mesma forma, Esme deve ser uma figura de autoridade materna para Edward e o resto dos Cullen. No entanto, se as histórias trágicas de Carlisle e Esme fossem incluídas, isso coloriria os eventos da saga sob uma luz completamente diferente.

Leia também: Fãs de Crepúsculo estão divididos e detonando nova série de TV

Em sua vida mortal (por volta de 1600 d.C.), Carlisle era filho de um pastor e caçador de vampiros. Ele assumiu o “negócio da família” de caçar vampiros e, eventualmente, foi mordido no processo. Carlisle desdenhava os vampiros em primeiro lugar, então ele ficou horrorizado com sua recém-descoberta imortalidade. Por outro lado, Esme se transformou em vampira após se jogar de um penhasco, devastada pela perda de seu bebê recém-nascido. Carlisle a encontrou pouco antes de ela morrer e a mordeu.

Carlisle viu ‘transformar’ sua família como um ato de misericórdia devido à sua educação religiosa? Seu horror e desdém por ser um vampiro alimenta sua busca por um estilo de vida “vegetariano”? Como uma mãe que perdeu um filho, Esme simpatiza com as lutas de Bella em Crepúsculo: Amanhecer em um nível que o resto dos Cullen não conseguiu.

Como uma série permite mais tempo de tela do personagem de fundo, o público pode obter uma visão multifacetada dos muitos personagens icônicos de Crepúsculo. Com essas histórias não contadas (e muitas, muitas mais) incluídas, a história se torna mais rica e cativante.

Sol da meia-noite e a perspectiva de Edward

Após a estreia de 2013 de A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte II, Stephanie Meyer publicou o romance de fantasia Midnight Sun, um romance complementar ao livro de 2005, Crepúsculo. Midnight Sun reconta os eventos de Crepúsculo da perspectiva de Edward Cullen, em vez da narradora tradicional, Bella Swan.

O romance vendeu um milhão de cópias na primeira semana de publicação e teve uma recepção geral positiva da crítica. Além disso, Crepúsculo: Sol da Meia-Noite oferece mais para o cânone antes da adaptação de Lionsgate.

A resenha do Independent Newspaper de 2022 explica quais novos detalhes são oferecidos no livro.

Leia também: The Vampire Diaries revela coincidência com Crepúsculo

O relacionamento irmão-irmã de Alice e Edward é revelado até o doce e carinhoso âmago da questão, particularmente como o poder de previsão dela o ajuda a ler seu futuro com Bella. Com mais percepção dos poderes de leitura da mente de Edward, você aprende a gostar e não gostar de certos personagens em igual medida também – a amiga de escola de Bella, Jessica, parece particularmente irritante. Você também sente a ansiedade que Edward sente enquanto tenta assimilar o mundo como uma criatura sobrenatural.

Em uma adaptação para a televisão, por exemplo, esse formato de contar/recontar Crepúsculo e Sol da Meia-Noite poderia ser usado para mostrar a dicotomia entre o relacionamento de Edward e Bella. Os episódios, portanto, podem servir como intervalos naturais na história, e o narrador pode mudar periodicamente ou até mesmo dentro de um episódio.

Essa ferramenta de contar histórias, por exemplo, teria sido incrivelmente difícil de incorporar em uma adaptação cinematográfica. Especialmente considerando as limitações do tempo médio de execução do filme. Midnight Sun demonstra que, enquanto a Lionsgate e a Summit Entertainment se preparam para dar o salto para as adaptações televisivas, há muitas oportunidades diferentes para contar a amada história de Stephanie Meyer.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!