Criadores de Stranger Things são acusados de plágio pela série

Imagem: Netflix/Divulgação

História teria sido “copiada” de um curta metragem…

O diretor de “Montauk”, um filme de seis minutos sobre um incidente em uma praia em Long Island, entrou com uma ação nesta terça-feira (03) acusando os criadores de Stranger Things de se apropriarem da ideia.

Charlie Kessler diz que fez o curta-metragem em 2012 como um teaser para um filme a ser chamado de “The Montauk Project”. Ele alega que mostrou a ideia para Matt e Ross Duffer, os co-criadores do sucesso de ficção científica da Netflix, quando se conheceram no Festival de Cinema de Tribeca em 2014.

Kessler diz que a ideia não chegou a lugar nenhum na época, mas os irmãos Duffer usaram como a semente para o que veio se transformar em Stranger Things, que estreou em 2016.

Continua após a publicidade

Tramas iguais?

O curta-metragem usa imagens encontradas para contar uma história sobre fenômenos paranormais nas proximidades de uma instalação do governo. Stranger Things, curiosamente, foi vendida originalmente para a Netflix sob o título “Montauk”, destacando fenômenos sobrenaturais em torno de um laboratório do governo. O cenário da série foi, posteriormente, transferido para Indiana.

Mas a verdade é que nenhum dos projetos originou a ideia sobre acontecimentos misteriosos em torno de uma instalação do governo em Long Island. Um livro chamado “O Projeto Montauk: Experimentos no Tempo“, publicado em 1992, fala de memórias reprimidas de experimentos secretos do governo no Acampamento de Montauk.

Versões da história circularam em sites de conspiração por muitos anos. Alguns membros do elenco de Stranger Things aludiram à conexão, dizendo em uma entrevista da Wired que o show foi baseado em histórias sobre o Camp Hero.

A Netflix não quis comentar a recente acusação de plágio.

Leia mais: Stranger Things – terceira temporada vai explorar romance entre Mike e Eleven

 

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours