Criadores de Stranger Things são acusados de plágio pela série

Imagem: Netflix/Divulgação
Imagem: Netflix/Divulgação

História teria sido “copiada” de um curta metragem…

O diretor de “Montauk”, um filme de seis minutos sobre um incidente em uma praia em Long Island, entrou com uma ação nesta terça-feira (03) acusando os criadores de Stranger Things de se apropriarem da ideia.

Continua após publicidade

Charlie Kessler diz que fez o curta-metragem em 2012 como um teaser para um filme a ser chamado de “The Montauk Project”. Ele alega que mostrou a ideia para Matt e Ross Duffer, os co-criadores do sucesso de ficção científica da Netflix, quando se conheceram no Festival de Cinema de Tribeca em 2014.

Continua após a publicidade

Kessler diz que a ideia não chegou a lugar nenhum na época, mas os irmãos Duffer usaram como a semente para o que veio se transformar em Stranger Things, que estreou em 2016.

Continua após publicidade

Tramas iguais?

Continua após publicidade

O curta-metragem usa imagens encontradas para contar uma história sobre fenômenos paranormais nas proximidades de uma instalação do governo. Stranger Things, curiosamente, foi vendida originalmente para a Netflix sob o título “Montauk”, destacando fenômenos sobrenaturais em torno de um laboratório do governo. O cenário da série foi, posteriormente, transferido para Indiana.

Mas a verdade é que nenhum dos projetos originou a ideia sobre acontecimentos misteriosos em torno de uma instalação do governo em Long Island. Um livro chamado “O Projeto Montauk: Experimentos no Tempo“, publicado em 1992, fala de memórias reprimidas de experimentos secretos do governo no Acampamento de Montauk.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Versões da história circularam em sites de conspiração por muitos anos. Alguns membros do elenco de Stranger Things aludiram à conexão, dizendo em uma entrevista da Wired que o show foi baseado em histórias sobre o Camp Hero.

A Netflix não quis comentar a recente acusação de plágio.

Leia mais: Stranger Things – terceira temporada vai explorar romance entre Mike e Eleven