Crítica: 2×05 de Manifest empolga mesmo com poucas reviravoltas

Crítica do quinto episódio da segunda temporada de Manifest, intitulado "Coordinated Flight". Episódio foi exibido nos Estados Unidos pelo canal NBC.

Critica Manifest 2x05
Imagem: Divulgação.

Temporada está engatando

Finalmente posso dizer que a temporada de Manifest está interessante. Demorou, mas a segunda temporada começou a investir em tramas que realmente valem a pena. Deixou de lado aquele aspecto bobo de casos da semana e agora quer contar o que se conecta, diretamente, com os protagonistas da história.

Em “Coordinated Flight“, o quinto episódio da segunda temporada, tivemos um avanço em relação a trama dos “Crentes”, algo que sempre chamou atenção em Manifest, e que nunca recebera uma devida atenção. Além disso, podemos ver como que Olive pode estar conectada a tudo isso, mesmo ela achando que não faz parte dos chamados.

Em Manifest, tudo está ligado!

Uma das coisas mais legais de Manifest é que as tramas acabam se conectando, de uma forma ou de outra. Isso é um indício que os roteiristas estão pensando, a longo prazo, como tudo pode fazer sentido. Por um lado, isso me tranquiliza, afinal é horrível assistir uma série em que percebemos que os roteiristas estão perdidos. Por outro, é cansativo saber que, sempre, novos mistérios serão inseridos para agitarem a trama.

PUBLICIDADE

De qualquer forma, a proposta da série é esta, então temos de seguir o barco. Neste referido episódio, vimos um flashback de dois anos após o sumiço do voo 828, com Olive e Grace tendo contato com uma cartomante. Ela disse que era pra ter esperanças, e que tudo daria certo. Através dela, vimos que a previsão estava correto – já que Ben e os outros passageiros retornaram.

Só que o episódio foi além, ao usar a trama atual de Olive para mostrar o que vem por aí. Acontece que a igreja dos Crentes foi atacada, na presença da adolescente, e coube ela ajudar a resolver o mistério deste ataque. Mais tarde, Ben acabou mostrando que o ato fazia parte de uma coordenação dos pichadores que resolveram atacar vários passageiros de uma só vez – Grace e Cal sofreram um acidente no episódio, graças a estes ataques.

Desvendando o futuro

Enquanto Grace se abria para Mike, contando que ela havia se tornado um crente, e presenciado o ataque, Ben explorava mais sobre os atos. Porém, uma reviravolta acabou pegando a todos de surpresa – inclusive nós, o público. A carta que Olive recebeu da cartomante, anos atrás, tinha o exato símbolo da bússola que ele e Michaela receberam no episódio passado e que, supostamente, poderia ajudá-los na resolução da “data da morte”. Agora sim, eu vi valor.

Achei ótimo essa conexão, principalmente para que Olive não se sinta isolada. Entretanto, ela está de fato envolvida com os crentes, e ela acredita que os passageiros – incluindo seu pai – fazem parte de um milagre para a humanidade. Eu estou muito curioso sobre a data da morte, e é um dos mistérios que mais quero ver desvendado na trama. A bússola é a chave, isso já ficou claro. Mas o que será que vai acontecer?

Já a trama de Zeke me parece completamente desinteressante. A não ser que veja uma grande conexão entre seu sumiço e o dos passageiros do 828, acho ele um personagem bem sem graça e sem qualquer função na trama, a não ser manter Jared e Mike separados (Eu tento não shippar, mas acho a química deles ótima).

Enquanto isso, Jared acabou no lugar errado e na hora errada (ou no lugar certo e na hora certa?): o bar que ele está frequentando acabou o levando até o professor que está trabalhando com Ben e o espionando. EITA! As coisas não ficaram muito claras, mas Jared está de alguma forma contra os passageiros do voo 828? Se for isso, Jared eu nunca te perdoarei.

Por favor Manifest, não nos confunda a cabeça. Mas se quiser entregar uma respostinhas, eu vou adorar!

Notas

  • Ben e Grace terão uma menina.
  • Fico feliz que Zeke esteja recebendo ajuda; ele realmente quer ser uma pessoa melhor para Michaela.
  • Eu gosto das cenas de Grace e Olive – elas só se conheceram quando toda a família desapareceu.
  • Felizmente, o bebê fica bem.
  • Repetindo: Se Jared estiver trabalhando contra os passageiros, ou até mesmo para a Major, ele não será perdoado.

Abaixo, você confere o vídeo promocional do próximo episódio.

[spacer height=”10px”]

Te espero na próxima resenha, e continue acompanhando as novidades da série – e de outras atrações – aqui no Mix de Séries. Até lá!

 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.