Crítica: 5×08 de Outlander revelou destino de Roger
Review do oitavo episódio da quinta temporada de Outlander, exibido nos EUA pela STARZ, intitulado de "Famous Last Words".
Consequências pós-batalha em Outlander
O que aconteceu com Roger Mackenzie em Outlander? Ele morreu? Está desaparecido? Graças à Deus – e aos roteiristas – Roger está vivo e bem, pelo menos fisicamente. Descobrimos que era ele quem estava sob a forca no episódio anterior, porém, de uma maneira ele conseguiu sobreviver e ainda estava vivo quando Jamie o retirou.
E o que era para ter um final feliz, trouxe graves consequências para todos. Roger não conseguiu aceitar muito bem a sua experiência de quase morte e preferiu se isolar. O interessante nesse episódio foi justamente mostrar que nada é perfeito.
Passado três meses depois da batalha, Roger ainda enfrenta seus próprios demônios e apresenta um trauma pós guerra. O fato dele não falar, mesmo Claire dizendo que ele está bem, demonstra o quanto o historiador está perdido em sua própria dor. Nesse episódio de Outlander, Roger mostrou um novo lado dele, um lado mais dramático.
O retorno
Enquanto Roger lidava com seu “luto”, Jamie e Claire recebiam uma visita surpresa. Ian, seu sobrinho, havia retornado para o clã. É claro que o retorno de Ian trouxe novas perguntas e alguns mistérios, mas nada que deixasse a trama cansativa. Pelo contrário, a volta de Ian Murray foi perfeita para ditar o que acontecerá com Outlander até a season finale.
Como era de se esperar, esse Ian que voltou não é mais o mesmo desde que se juntou aos moicanos. Ele está mudado e vem sofrendo bastante. Apenas Roger percebeu que algo estava errado com o rapaz. E é exatamente isso o que fez toda a diferença.
Ambos estão sofrendo e parece que a dor traz companhia. Se não fosse por Ian, Roger jamais confessaria seus medos e voltaria a falar. Aliás, foi impossível não se emocionar com a sua declaração para Bree, por mais que os dois não sejam nem metade do que Claire e Jamie são.
Episódio diferente de Outlander
Uma coisa que me chamou a atenção nesse episódio foi a maneira como os roteiristas colocaram as lembranças de Roger. Diferente do que estamos habituados a ver, os flashbacks de Roger remetiam a um filme preto e branco, antigo e mudo. Tais cenas me deixava mais ansiosa para saber o que realmente havia acontecido com Roger.
Ele se soltou e evitou o enforcamento? Tudo não passou de uma peça da mente dele? Será que Roger sobreviveu porque lutou até o fim? Muitas perguntas e nenhuma resposta, apenas a certeza que esse Roger sobrevivente não é o mesmo que se casou com Bree.
O episódio em si foi interessante, porém, não dá para negar que tais cenas não foram confusas. Entretanto, nada disso tirou o brilho do episódio e sua mensagem. E, desta maneira, Outlander continua nos surpreendendo mesmo depois de 5 temporadas. Agora é só esperarmos para ver o que acontecerá com os Frasers.
E vocês, o que acharam do episódio? Deixem nos comentários. Além disso, não deixem de acompanhar todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.
Confiram o vídeo promocional do próximo episódio de Outlander.