Crítica: 5×12 de Riverdale revela passado de Hiram Lodge

Review do décimo segundo episódio da quinta temporada de Riverdale, exibido pela CW e intitulado "Chapter Eighty-Eight: Citizen Lodge".

Riverdale 5x12
Imagem: CW/Divulgação

Após cinco anos frente ao antagonismo de Riverdale, Hiram Lodge tem suas gavetas reviradas. O passado do vilão entrega muito de sua personalidade, contudo, não podemos passar uma borracha no que aconteceu. Com um bom desenvolvimento de enredo, o episódio vem com qualidade superior ao seu antecessor.

Acima de tudo, ele foge das loucuras que estão sendo apresentadas para contar uma história sólida e dentro dos parâmetros da normalidade. Em outras palavras, temos essa semana um fôlego perante o naufrágio que a série tem apresentado.

Seria Reggie o futuro antagonista de Riverdale?

Bom, alguns indícios podem nos dizer que sim. Primeiro, a inicial semelhança entre ambas as histórias. Assim como Hiram, Reggie inicia sua carreira trabalhando para um rei do crime.

PUBLICIDADE

Além disso, seu pai também é contra sua decisão e provavelmente fará de tudo para tirá-lo dessa vida. Resta saber se o seu destino será semelhante ao de Javier e se Hiram cometerá o mesmo crime que Vito fez ao seu pai. Sabemos que capacidade e sangue frio pra isso lhe sobram…

Algumas desconexões do passado!!

Antes de tudo, temos que parabenizar Mark Consuelos (Hiram Lodge/Javier Luna) pela atuação. Como de costume, Riverdale segue utilizando de seus atores para as versões mais jovens de seus pais. Vimos Betty, Veronica, Reggie, Archie e Cheryl como as versões mais novas de seus pais. Deu até uma leve saudade do episódio em homenagem ao Clube dos Cinco (melhor até aqui em minha opinião). Contudo, foi Mark como nome do episódio que conseguiu dinamizar bem a ideia do narrador de sua própria história.

Por outro lado, certos furos de roteiro acabaram deixando a desejar. Um deles envolve a ausência de Hermosa no passado de Hiram. Ainda que a meia-irmã de Veronica só venha a aparecer tardiamente na série, seu nascimento surge perante ao início de um Hiram criminoso. Esse feeling inicial faltou como complemento a história do personagem e da suposta traição a Hermione.

Leia também: Veronica estaria grávida de Archie ou Chad em Riverdale?

Passar ou não pano pro vilão?

Alguns dizem que o intuito do episódio foi romantizar os atos cometidos por Hiram até aqui. Bom, eu continuo incriminando ele por todos seus atos. Acredito sim que boa parte de seu passado reflita sobre suas atitudes do presente. Entretanto, sua personalidade sempre esteve enraizada a malandragem e ao crime. Digo mais, é perfeitamente aceitável que ele seja assim. Afinal, essas são as características que o mantem até hoje como principal antagonista da série.

O que vem por aí em Riverdale?

Bom, pelo visto teremos mais música e drama por aqui. A promo do próximo episódio de Riverdale, assim como todas, entrega muito sem entregar nada. Vemos um pouco do mistério dos caminhoneiros, um pouco de Veronica e Reggie possivelmente trabalhando juntos e um provável número musical. Claramente a mesma receita batida dos últimos cinco anos. Nos resta aguardar e continuar se perguntando: o que ainda fazemos por aqui? Aguardo vocês na próxima semana e um grande abraço!!

Nota: 4/5

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.