Crítica: 8×02 de Game of Thrones mistura clima de pré-guerra com humor

Episódio de Game of Thrones preparou terreno para batalha!

O segundo episódio da última temporada de Game of Thrones foi interessante por um lado, com vários reencontros e diálogos marcantes. Mas também bem arrastado e com um tom de humor acima do normal para uma série de drama, na minha opinião. Com a guerra iminente, o clima de tensão foi quebrado várias vezes com piadinhas e conversas surpreendentes.

Personagens são destaques

Finalmente, o julgamento do Regicida aconteceu. Jaime, o homem com apenas uma mão, teve a oportunidade de se livrar de Cersei e mostrar que agora é um novo guerreiro. O julgamento dele, exercido por Daenerys, Sansa e Jon Snow, foi um dos pontos altos do episódio. Entretanto, foi logo solucionado. Graças à intervenção de Brienne e Tyrion, o personagem lutará ao lado dos vivos. Apesar disso, Jaime ainda continua a causar desconforto em Winterfell. Bem como, sua “lealdade” à Cersei é levantada, uma vez que, de acordo com Tyrion, ele a ama e, mesmo sabendo de todas as suas manipulações, ele ainda faria o que fez. Afinal, “as coisas que fazemos por amor…“.

Jaime lutará ao lado dos vivos na grande batalha. Imagem: HBO/Divulgação

E em uma das cenas mais emocionantes do episódio, Brienne recebe não só a atenção dos fãs como também o título de Cavaleira dos Sete Reinos. Que orgulho, Brienne of Tarth! A moça, ainda, continua sendo bem disputada por Tormund e Jaime, dando um tom cômico na última noite antes da guerra. Que reunião divertida foi aquela… Bons personagens, vinho e uma bela canção. E a canção cantada inicialmente por Podrick, Jenny of Oldstones, foi interpretada por Florence + The Machine e embalou o clima final do episódio.

Outra personagem que se destacou, mas que já vem surpreendendo faz tempo é Sansa Stark. Neste episódio, ela mostrou ser a legítima rainha do Norte, demonstrando o comportamento de uma verdadeira líder, que pensa no seu povo, ao confrontar Daenerys. A personagem vem atingindo um desenvolvimento incrível desde a primeira temporada.

Resultado de imagem para sansa game of thrones 8x02

Sansa se comportou como uma verdadeira Rainha para o Norte. Imagem: HBO/Divulgação

A menina Arya cresceu!

Quem diria, hein?! Nossa menina assim com Gendry… Outro dia ela ainda era uma criancinha! Mas é isso, ela cresceu, tornou-se uma mulher forte, guerreira e poderosa, que sabe o que quer. Determinada, ela se envolve com o herdeiro de Robert Baratheon. O falecido rei ficaria feliz ao saber que seu filho, mesmo que bastardo, está se relacionando com a filha do seu amigo Ned Stark.

Além disso, o episódio também se encarregou de preparar o terreno para a batalha que acontecerá no próximo episódio. De fato, os produtores optaram por deixar o terceiro episódio, o mais longo da temporada, inteiro para a batalha de Winterfell.

Ademais, ficou evidente que nesta batalha entre vivos e mortos, o grande inimigo do Rei da Noite é Bran/Corvo de Três Olhos. A cena que Bran explica tudo foi especial também porque, além de esclarecer, fez todos refletirem sobre o que é realmente a morte e o que ela procura. Como disse Sam, “a morte é esquecer e ser esquecido”. Adorei as citações dele.

Dany descobre toda a verdade

Por fim, e finalmente, Daenerys descobre a origem de Jon e, claro, tira toda a credibilidade da fala dele. Não acredita, a princípio. Que coisa, hein?! A Mãe dos Dragões já está ficando chata com este papo de “eu sou a rainha, eu vou sentar no Trono de Ferro e não quero nem saber”. Como será que ela vai se portar com esta notícia? Jon abaixará a cabeça, ou Dany vai confrontá-lo? Não duvido nada da Targaryen. Ela é “louca” pelo que almeja! Agora, achei desnecessário repetirem todo o diálogo de Aegon Targaryen, o mesmo que vimos no episódio passado no mesmo lugar – cripta – só que com Sam. Vamos aproveitar melhor os últimos momentos, HBO? Falta tão pouco…

Enfim, o episódio, no geral, foi bom, deu espaço para personagens que eram deixados de lado e teve bastante interações e diálogos bonitos. Foi bacana ver os personagens reunidos em Winterfell. Os laços foram fortalecidos, mas logo serão destruídos semana que vem, como conhecemos GOT. Ninguém morre, por favor!

Obs.: Ato lindo de Sam dando a espada da sua família, Veneno do Coração, para Jorah.

Obs. 2: Cena emocionante de Davos encontrando a menininha com a face machucada. Deu uma dor no coração lembrar de Shireen…

Obs. 3: Sentiram falta da Cersei?

Confira o trailer do 8×03 de Game of Thrones

Nota do episódio9
Review do 8x02 de Game of Thrones, da HBO, intitulado "A Knight of the Seven Kingdoms".
9

Share this post

Paula Reis

Paula Reis

Advogada e concurseira de plantão, no Mix, é editora de reviews e colunas. É viciada em tudo sobre Game of Thrones e adora séries jurídicas.