Crítica: Arrow tenta voltar às origens em 6×18 – Fundamentals

Review do décimo oitavo episódio da sexta temporada de Arrow, da The CW, intitulado "Fundamentals"

Imagem: The CW/Divulgação
Imagem: The CW/Divulgação

[spacer height=”20px”]

No princípio, Oliver criou o Capuz. Um sobrevivente que volta à cidade natal assumindo o manto de um vigilante com a missão de libertar a cidade e finalizar os negócios se seu falecido pai. Na época ele ainda não era conhecido como Arqueiro Verde e lidava com os problemas sozinho. Não havia equipe, nem Felicity ou Diggle. Apenas o Capuz.

O que essa segunda metade da temporada veio construindo, ou melhor, desconstruindo, e que se finalizou com “Fundamentals” foi a ideia de que Oliver precisa voltar ao início. Voltar a encontrar um senso à sua missão, que andou bem perdida nos últimos meses. Mas para voltar a esse início, foi preciso lidar com sérios aspectos de seus relacionamentos com os amigos. Tudo o que vem acontecendo da midseason finale pra cá finalmente fez sentido. Só que levaram tanto tempo para dar uma razão a tudo isso que levou essa sexta temporada a passar por muitos altos e baixos.

PUBLICIDADE

Ao contrário dos episódios anteriores, Oliver finalmente voltou a ser o grande foco da série. Afinal Arrow é sobre a trajetória do Arqueiro Verde como vemos desde o episódio piloto. E se os roteiristas planejaram tudo isso para levar Oliver de volta ao ponto de onde começou, sozinho, então que assim seja.

Imagem: The CW/Divulgação

[spacer height=”20px”]

O episódio teve um roteiro bem amarrado. Ao ser drogado com Vertigo, Oliver teve que lidar com seus próprios demônios e fantasmas do seu passado. Com isso, tivemos mais um episódio nostálgico na série, como rever a Laurel da primeira temporada. A grande surpresa ficou por conta da participação do maníaco Adrian Chase. Não só pudemos ver ambos num embate mano a mano, como revimos seu lado sádico ao torturar Oliver cena após cena.

Apesar da “calmaria”, tivemos uma incrível sequência inicial. Oliver em seu antigo uniforme e brutal como antes em busca de um embate mortal com Ricardo Diaz. Este, apesar de não ser um vilão tão presente e ameaçador como Exterminador ou Prometheus um dia foram, tem momentos pontuais que mostram o que ele pode fazer contra Oliver.

Ao final, Oliver ainda sofre um impeachment, o que o leva a tomar a decisão de voltar ao básico. Sem nenhum aliado, nem mesmo Felicity, Oliver voltará às origens em uma missão solo de resgatar sua cidade das mãos de Diaz.

Talvez esse seja o grande primeiro passo para colocar Arrow de volta aos eixos (mais uma vez). Dando um bom início para sua sétima temporada. O herói encapuzado focado novamente como o principal vigilante de Star City. Sem equipe, sem vida política. Somente o Arqueiro Verde.

CURIOSIDADES:

– O título original do episódio era “Back to the Basics“. Ao final do episódio, Oliver diz que precisa “voltar ao básico”, o que mostra que o episódio foi filmado antes da mudança do título para “Fundamentals“.

– Neste episódio, foi usado a abertura da primeira temporada, mas com a música padrão da série.

– Esta foi a primeira vez desde 3×19 “Broken Arrow” que Oliver vestiu o velho uniforme do Capuz no presente. Também é a primeira vez desde 2×09 “Three Ghosts” que ele usou tinta ao invés de máscara no rosto.

Sobre o autor

Álefe Cintra

Redação

Álefe Cintra é jornalista e apaixonado por séries. Criador de conteúdo para mídias sociais, é especialista em redação para SEO. No Mix de Séries atua como redator desde 2018, tendo passado pelas mais diversas áreas. Por cinco anos, cobriu as séries do "Arrowverso", resenhando produções como Arrow, The Flash, Supergirl, entre outras. Atualmente é o responsável por cobrir áreas relacionadas a DC Comics e super-herois no portal.Bacharel em Comunicação Social pela UniSEB COC em 2010, desde 2022 é estudante de Marketing Digital pela Universidade de Illinois. Atualmente, reside fora do Brasil, estando em Almada, Portugal. Álefe, além disso, é um redator com experiência em produção de conteúdo digital, reportagem e conteúdo jornalístico, crítica de entretenimento e produção editorial.No Mix de Séries, através de sua trajetória de mais de seis anos, aprendeu diversas técnicas de escritas para internet, e se especializou na cobertura de eventos, lançamentos e redação sobre séries de TV, com foco na cobertura de produções voltada para o público geek e nerd. Também atua como copywriter freelancer em outros projetos.