Crítica: Blindspot retorna com muitas surpresas no episodio 4×01
Review do primeiro episódio da quarta temporada de Blindspot da NBC, intitulado "Hella Duplicitous".
Quarta temporada promete grandes reviravoltas
Estamos de volta para mais uma temporada de reviravoltas insanas, mentiras, mistérios e alucinações. Blindspot voltou em ótima forma trazendo algumas respostas sobre tudo que foi apresentado no ótimo final da terceira temporada.
A sequência de aberta foi incrível e trouxe uma mudança de cenário muito bem vinda. Nossa equipe estava em missão no Japão para conseguir um dos drives que Roman deixou espalhados pelo mundo. É claro que as coisas saem de controle quando o disfarce de Rich é comprometido e Remi precisa deter quatro homens. Uma bela cena de luta com espadas no terraço de um prédio se desenrolou e a partir daí percebemos como Remi é diferente de Jane durante uma luta. A agressividade e o desejo de matar a tornam muito perigosa. No final das contas, ela mata todos os homens e Aiko, a mulher com duas espadas que era o alvo da missão.
Remi segue com o plano de reativar a Sandstorm e encontra o último membro ainda vivo da organização, Dolan. Como tudo mudou ele teve que seguir com sua vida e deixou tudo para trás, mas Remi é persuasiva e o convence a cumprir a missão que eles trabalharam por tanto tempo, destruir o FBI. Os remanescentes da Sandstorm precisam de dinheiro para seguir com o plano e é então que Remi ativa uma de suas tatuagens (nostalgia da primeira temporada).
O que Remi não esperava é que Patterson fosse rápida em localizar seu aliado e descobrir que ele estava se comunicando com alguém, possivelmente outro membro da organização e que no futuro será revelado que se trata da própria Remi/Jane. Em uma perseguição de carro envolvendo Reade e Remi, Dolan acaba não resistindo a colisão e morre, mas não sem antes encorajar Remi a finalizar sua missão.
Kurt ainda está se recuperando após ficar uma semana em coma. Ele ainda não voltou ao trabalho de campo e isso certamente mexe com sua cabeça. Remi o tempo inteiro fingiu uma preocupação com o marido apenas para manter o disfarce. Quando ele perceber que está sendo enganado a dor da traição será profunda e um embate entre os dois será inevitável e explosivo.
Remi, um dos grandes inimigos do FBI
Alguns meses se passaram desde a morte do Roman, e Remi segue disfarçada fazendo parte da equipe e sendo esposa de Kurt, como se fosse a Jane que todos conhecem. Ela é muito boa e, por enquanto, está convencendo em sua interpretação. Mas a pergunta que fica é até quando ela vai conseguir sustentar tudo isso?
Remi sente um ódio monumental pelo FBI. Ter que sorrir e ser amiga de todas aquelas pessoas, beijar e dormir com Kurt tornam seu trabalho ainda mais difícil. Mesmo sendo muito boa, em algum momento ela vai falhar, o que vai gerar desconfiança de sua equipe. Sua raiva só aumentou agora que ela sabe que seu irmão está morto, Shepard está presa e a Sandstorm foi destruída pelo FBI. Agora tudo se tornou pessoal para ela.
Uma questão importante sobre ela nessa temporada é a respeito do ZIP. A droga está matando Jane/Remi lentamente, além da perda das memórias mais recentes. Remi começa a ter alucinações com Roman. Ele só intensifica o ódio dele por todos aqueles que estão a sua volta e alimenta o desejo de vingança dela.
E o que dizer da maneira fácil e talvez mais preguiçosa de tirar Avery de campo? Mandar a personagem para Universidade de Brown não foi tão ruim e deixa em aberto a possibilidade de um retorno a qualquer momento. Não sabemos quais são os sentimentos de Remi por sua filha, o que torna um encontro muito mais interessante.
O destino obscuro de Zapata
Acredito que esse promete ser um dos grandes plots dessa temporada e já começou um twist daqueles. Zapata apareceu em Zurique dando instruções para Blake convocar uma reunião com os sócios da empresa de seu pai para que ela fosse nomeada a nova CEO. O que elas não esperavam, e eu também, era a presença de Madeline Burke (Mary Elizabeth Mastrantonio). Uma mulher misteriosa que inicialmente apoia Blake para logo depois envenenar todos, inclusive Blake. Zapata foi a única que restou e logo foi esperta o suficiente para se associar a Madeline para um trabalho desconhecido.
[spacer height=”10px”]
O que ainda não faz muito sentido é Zapata entrar nos negócios da família Crawford. Ou ela se corrompeu, ou talvez seja uma questão pessoal se infiltrar para derrotar o inimigo. Pelo que se viu, a corporação é muito maior do que imaginávamos, e agora com o status de morta, Zapata se torna um fantasma e pode atuar como quiser. Definitivamente estou bastante curioso para acompanhar os próximos passos dela.
Em conclusão, tudo que foi apresentado promete grandes histórias para essa temporada. A equipe segue buscando os doze drives que Roman deixou. Quatro já foram encontrados e revelaram que Jane está morrendo aos poucos. A corrida agora se intensifica. Remi e Jane em algum momento irão colidir e essa batalha interna talvez seja a maior de todas.
O retorno de Remi e a conexão com a primeira temporada para mim indicam apenas uma coisa, temporada final. É possível que essa temporada seja a última, e nada melhor que voltar às origens para apresentar fatos que estavam ocultos e construir com clímax épico.
E você o que achou da estreia? Acha que essa temporada será a última de Blindspot?