Crítica: One Piece A Série é boa o bastante para o público amar
Review sem spoilers de One Piece ressalta que a série da Netflix tem qualidade para agradar fãs e leigos da história.
Se existia algo a temer no mundo das séries recentemente, este temor era One Piece. Afinal, os fãs de animes vinham de uma péssima safra de adaptações, com Death Note e Cowboy Bebop traumatizando o público a ponto de não quererem mais essas transições para o live-action.
Mas a Netflix insistiu. E essa insistência, no caso de One Piece, fez valer a pena! É como se a plataforma quebrasse uma maldição, em que agora ela está pronta para avançar neste campo, trazendo produções dignas que os fãs amem.
Se pudesse resumir One Piece em uma frase, seria essa: é a adaptação que os fãs ansiavam e a série de fantasia que o público precisava. Certamente, é a próxima série de sucesso da Netflix, e é um posto que será merecido.
Uma história envolvente
A série One Piece segue um jovem adorável que se chama Monkey D. Luffy (Iñaki Godoy), e ele tem apenas uma missão na vida: se tornar o Rei dos Piratas. Mas essa missão vem junto de uma outra tarefa, que todo o mundo está buscando, que é encontrar o tesouro mítico conhecido como One Piece.
Leia também: One Piece: Fãs detonam série na Netflix e criador dá resposta
Claro que, as maiores tarefas de nossas vidas não são feitas sozinha, e Luffy não escapa disso. Então, para cumprir seu destino ele precisa reunir uma tripulação, encontrar um mapa da Grand Line – que é o trecho mais perigoso do oceano – e então partir para sua aventura.
O primeiro episódio cumpre bem seu papel em mostrar quem é quem, inserir este mundo que os fãs do anime não conhecem e apresentar suas devidas funções. Neste episódio, conhecemos um espadachim, Zoro (Mackenyu), e uma ladra, Nami (Emily Rudd), que se tornam seus relutantes aliados enquanto viajam de ilha em ilha encontrando novos amigos e inimigos.
O simples funciona com One Piece
É uma trama simples? Sim. Mas aqui basta! Porque One Piece tem detalhes demais para completar seu universo. A série da Netflix, aliás, é “‘over’ na medida“, porque o protagonista é um menino borracha que se estica todo. Os cabelos e penteados refletem as personalidades da maioria deles. E o figurino não poderia ser mais cafona. Tudo isso, porém, é o que completa os ingredientes perfeitos para que a série seja uma boa adaptação.
As interações entre Luffy e sua tripulação, em particular, é o ponto alto. É divertido ver como eles vão de estranhos para uma verdadeira família. Eles são completamente diferentes, mas ao mesmo tempo iguais – eles eram sozinhos no mundo, sem propósitos, e juntos eles encontraram um objetivo. Encontraram amizade. E, principalmente, encontraram a família.
Vale ressaltar que todos os personagens basicamente enfrentaram tragédias em seus passados. Mas tudo é balanceado com o bom humor e o divertimento do presente, não tornando maçante ou cansativo para o público acompanhar a história.
Conjunto da obra
Sim, os personagens são importantes. Eles são o coração de One Piece. Mas a história da série – e do ânime – por si só, é um excelente atrativo.
A história abrangente se concentra em Luffy reunindo o essencial que ele precisa para ser um pirata, como uma tripulação e um navio, mas cada ilha que ele visita apresenta um novo problema. São novos problemas, novos vilões, novas missões. E tudo isso contribui para não deixar One Piece monótona.
Claro, alguns fãs ferrenhos do anime vão reclamar. Afinal, eles estão aqui para cumprir seu papel de desqualificar o resumo da história, ou apontar que faltou isso ou aquilo. Mas o conselho para esse público é: se não estiver aberto para aceitar uma adaptação que vá encantar o público geral, volte e vá ver o anime ou ler o mangá. Porque, em certo ponto, o “resumo” da história para caber em uma peça live-action de oito episódios até melhorou o conteúdo.
A história de One Piece é tão divertida e seus personagens são tão atraentes que, no final do primeiro episódio, até as partes mais bobas do mundo parecem naturais. É como, de fato, ver um desenho ganhar vida aos nossos olhos.
One Piece tem potencial para ser grande! Resta ao tempo dizer se ela navegará pelos mares certos. O público, certamente, está pronto para ser a tripulação necessária. Então, é hora de ir buscar o tesouro.
Todos os episódios de One Piece estão disponíveis na Netflix.
Nota: 4.5/5