Crítica: Reacher é a série do Prime Video que você precisa assistir
Primeira temporada traz a adaptação do livro "Dinheiro Sujo", onde Reacher se vê no meio de um conspiração a nível nacional.
Após o hype criado para sua estreia, Reacher surpreendeu e entregou tudo aquilo que os fãs esperavam. O ponto alto, é sem dúvidas, a excelente performance do ator Alan Ritchson, escolha que teve o dedo do criador do personagem de Jack Reacher, Lee Child.
A polêmica era de que quando foi feita a adaptação aos cinemas, com Tom Cruise como o personagem, muitos fãs dos livros se desapontaram. O personagem escrito por Lee, é alto e imponente fisicamente, diferente do perfil de Cruise. Mas Alan consegue usar isso a todo instante a seu favor, sem virar clichê.
A primeira temporada adapta o livro Dinheiro Sujo lançado em março de 1997, e partir daqui temos alguns spoilers e se você ainda não assistiu pode parar por aqui.
Paz e tranquilidade
O pano de fundo de Reacher é a pacata cidade fictícia de Margrave, Georgia, onde nosso andarilho mal coloca os pés e corpos aparecem. No entanto, a cidade e seus moradores escondem algo sinistro e que ao longo dos episódios nos é mostrado a verdadeira face dos que comandam a cidade.
Leia também: Reacher, série do Prime Vídeo resolve problema dos filmes de Tom Cruise
Um forasteiro em uma cidade pequena já é motivo de desconfiança, e ainda mais um que chama a atenção com mais de 1,90m de altura e mais de 100 kg.
Reacher pode parecer mais uma daqueles clichês já batidos, mas entrega muito bem as cenas de ação e a trama se desenrola de forma natural durante toda a temporada.
Início de Reacher
Reacher logo chega na cidade e é preso sem tempo para experimentar a famosa torta de pêssego local. Logo, conhece o outros personagens importantes da trama que o levará a usar todo seu conhecimento a campo para resolver os problemas de Margrave.
Leia também: Reacher, tudo sobre a série do Amazon Prime Video
O inspetor chefe Finlay, outro forasteiro que por si só, já é algo não muito bem-visto pelos moradores, além de ser negro em uma cidade tipicamente sulista. Bem como a policial Roscoe Conklin, que se mostra amigável ao nosso gigante preso. Finlay e Roscoe vão precisar muito de Reacher para saber o que realmente acontece na cidade, mas no primeiro momento ele se mantém totalmente fechado para conversas.
Aos poucos o personagem é apresentado para aqueles que não o estão habituados, como por exemplo seu notável poder de observação, conforme ele mesmo diz: Detalhes são tudo.
O tempo vai passando
Do mesmo modo é mostrado todo o núcleo da série e alguns personagens se destacam, como os donos da cidade o prefeito Teale e o magnata Kliner. Logo a reviravolta começa e o mistério aumenta a cada corpo encontrado, sendo um deles o do irmão de Reacher, Joe.
Aqui é um ponto que fica sem explicação por toda a temporada: qual foi o motivo de Jack não falar com Joe por anos? O caso fica pessoal e à medida que a trama avança Finley tenta de todas as maneiras usar Reacher para descobrir a verdade e manter ele na linha.
Roscoe cada vez mais se aproxima dele também, e as coisas evoluem para um romance entre ambos. Cada vez mais corpos pipocam pela até então pacata cidade e com isso muitas máscaras caem, como a do magnata Kliner que possui interesses escusos na cidade.
Dessa maneira o título do livro começa a fazer todo sentido na cabeça do espectador. E então, temos vislumbres do passado dos irmãos Reacher, mas nunca é explicado muito o que os fez separar. Mas nos mostra pelo menos uma história de origem e do porquê Reacher ter esse seu caráter.
O fim de Reacher
Quanto mais fundo avança na investigação, mais uma conspiração toma forma, de maneira que tanto Finley quanto Roscoe precisam jogar fora das regras para obter respostas. Por outro lado, quando Reacher começa a se aproximar de respostas há sempre alguém disposto a pará-lo.
Joe seu irmão estava em um caso importante sobre cédulas falsas, mas igualmente secreto e isso foi o motivo de sua morte. A conspiração só cresce e envolve até o próprio FBI, além dos policiais locais e o prefeito corrupto Teale.
Após achar o elo que pode resolver tudo a ação ganha contornos espetaculares, onde é mostrado todo potencial físico e intelectual de nosso personagem principal.
Primeira temporada é o que você precisa assistir no Prime Video
A primeira temporada apenas pincela sobre toda a personalidade de Reacher, apenas nos da o gostinho de quem o personagem é. Alan entrega tudo aquilo que era esperado, principalmente nas cenas em que seu porte físico é nitidamente acima da média.
O contraste com as brigas e birras com Finley dão um tom certo no alívio cômico dos episódios, e Roscoe balança nosso andarilho preferido. Reacher muitas vezes se mostra desapegado, mas até o final vemos que não é bem assim, e é essa explicação que falta no primeiro momento.
Os porquês de ele não ter tido contato com o irmão durante todo esse tempo mesmo ele sendo seu herói.
A série tem ótimas cenas de ação e é um prato cheio para aqueles que buscam uma excelente produção para maratonar. Sem dúvidas, é o atual título do Amazon Prime Video que você precisa assistir.
Com o caso de Margrave resolvido, Reacher mais uma vez volta a estrada e a nós resta aguardar mais uma adaptação dos livros de Lee Child. Afinal ainda temos em torno de mais 27 livros para próximas temporadas.
Nota: 4/5