Crítica: The Umbrella Academy entrega uma 3ª temporada satisfatória

Um novo Apocalipse para os irmãos Hargreeves em The Umbrella Academy.

The Umbrella Academy 3 temporada

A popular série da Netflix, The Umbrella Academy está de volta para mais uma temporada cheia de estranhezas e loucuras. Parece que os irmãos Hargreeves conseguem sempre piorar as coisas à medida que se esforçam para salvar o mundo, de novo e de novo.

Continua após publicidade

Quando nos despedimos deles no final da segunda temporada, descobrimos que apesar de salvar o mundo e voltar ao presente, criaram uma nova linha do tempo na qual não existem. Nesta realidade, eles foram substituídos por uma nova equipe de super irmãos, a Sparrow Academy. Desta forma, a terceira temporada segue exatamente desse ponto. 

Após impedir o fim do mundo em Dallas no ano de 1963, o grupo parece não ter impressionado tanto o Reginald Hargreeves (Colm Feore). Sendo assim, ele decide adotar um grupo diferente de crianças superdotadas. Porém, o grupo inclui uma nova versão de Ben (Justin H. Min), não tão agradável e amigável como o original. A rivalidade entre as duas academias é instantânea.

Continua após publicidade

Sem perder tempo, a série embarca na ação colocando os Umbrellas e os Sparrows em confronto direto. Mas a rivalidade entre as famílias desajustadas logo se direciona para o segundo plano, quando uma nova ameaça surge. Sim, estamos de volta com a trama de impedir o fim do mundo. Mas desta vez todo o universo está ameaçado e, após algumas perdas e surpresas, as duas equipes precisam encontrar uma forma de trabalhar juntas para evitar o fim de tudo que eles conhecem.

Umbrella vs Sparrow

Não seria The Umbrella Academy senão tivesse um pouco de nonsense. Uma batalha de dança ao estilo Footloose coloca os dois times em confronto. Mas tudo não passa de uma das Sparrows exibindo seus poderes alucinógenos. O novo grupo é até interessante no primeiro olhar. Eles são estilosos, inteligentes e muito preparados para a luta, mas não têm tempo suficiente de desenvolvimento.

Até mesmo a rivalidade entre as equipes fica no terreno da guerra fria. Muita conversa e pouca ação. Mesmo porque existe uma ameaça muito maior para se preocupar. 

Continua após publicidade

Expulsos de sua própria casa, os irmãos Hargreeves se mudam para o peculiar Hotel Obsidian, o cenário mais importante da temporada. A nova linha do tempo vem com algumas mudanças dolorosas. Portanto, a medida que processam sua nova situação cada um lida de uma forma diferente. Apesar de ter um elenco grande, a cada temporada a série encontra um bom equilíbrio para dar um desenvolvimento decente aos personagens centrais. 

Essa é a temporada na qual a maioria dos irmãos expande seu poder. Seja Klaus dominando suas habilidades, Viktor elevando seu poder com uma ajuda inesperada e Allison se tornando ainda mais poderosa e perigosa. Portanto, equilibra bem o drama familiar e a loucura habitual.

No entanto, Viktor e seus irmãos precisam lidar com muita coisa. Além de enfrentar um grande problema ao encontrar um rosto do passado que guarda um grande segredo, o grupo descobre que sua presença criou uma entidade destrutiva conhecida como kugelblitz, capaz de destruir todo universo. 

Continua após publicidade
Os Irmãos Hargreeves

A jornada dos irmãos Hargreeves

Na terceira temporada de The Umbrella Academy, cada um vive uma jornada pessoal de descobertas e amadurecimento. Klaus (Robert Sheehan) percebe que é hora de finalmente buscar suas origens, enfrentando seus medos e explorando todo seu potencial. No processo, desenvolve uma inesperada e divertida relação com seu pai.

Enquanto isso, Cinco (Aidan Gallagher) já está cansado de salvar o mundo e começa a sonhar com uma aposentadoria. Mas é claro que ele não consegue ficar alheio a toda situação por muito tempo. É incrível como o ator de apenas 18 anos consegue imprimir a imagem de uma alma velha e cansada presa em um corpo jovem. Cinco segue como um dos melhores personagens da série.

A forma como o roteiro incorpora a transição do ator Elliot Page soa natural e condizente com a narrativa do personagem. Ele teve seu despertar na segunda temporada com o romance com Sissy e agora se reconhece como é. Mas de todos os irmãos, Allison é quem mais sofre nos novos episódios. Ela enfrenta seu momento mais dramático quando descobre que perdeu sua filha e seu marido nessa nova linha do tempo.

A personagem se apresenta emocionalmente traumatizada por tudo que passou nas temporadas anteriores. A atriz Emmy Raver-Lampman entrega muito bem essas emoções complexas. Como resultado, Allison toma decisões questionáveis e percorre um caminho sombrio.

Luther (Tom Hopper) vive um romance ao estilo Romeu e Julieta, ao se apaixonar por Sloane (Genesis Rodriguez), membro da Sparrow Academy e inimiga dos seus irmãos. Diego (David Castañeda) é surpreendido com uma novidade quando Lila retorna com um filho e ele precisa aprender a ser um pai melhor do que o dele. A dinâmica desse trio rende boas risadas, mas também funciona para dar profundidade à relação caótica dos dois.

Leia também: 7 Séries Tipo The Umbrella Academy Que Você Precisa Assistir

Membros da Sparrow Academy

Vale a pena assistir a nova temporada de The Umbrella Academy?

The Umbrella Academy não deixa de ser um dos acertos da Netlfix. A série a cada temporada fica mais estranha, mas ainda assim entrega um conteúdo satisfatório. O excêntrico grupo de irmãos com super poderes entrega uma boa dose de ação e loucura em meio a energia caótica que os cerca. A nova temporada é muito sobre o grupo lidar com as consequências de suas ações. Apesar de cair no erro em reciclar a mesma trama central a cada temporada, o roteiro sempre encontra uma forma de reiniciar tudo no final.

Da mesma forma, a série continua a desempenhar bem seu papel de divertir e levar o público a criar teorias com as pistas lançadas. Apresenta uma boa qualidade técnica, além de desenvolver bem seus personagens principais. Algumas novas dinâmicas são interessantes e dão um frescor à trama.

Infelizmente a nova equipe não tem tanto carisma, e o roteiro é rápido em descartar alguns deles. Seria interessante explorar mais os membros da Sparrow Academy longe da rivalidade. Enquanto isso, o problema com os guardiões do Hotel Oblivion é resolvido rápido demais. Neste e em outros casos percebemos o desperdiço de oportunidade de levar a trama para novos caminhos.

Porém, mais uma vez o roteiro se reinventa e entrega um novo possível reset para a trama. Com um final que muda completamente a vida dos irmãos Hargreeves, a série coloca o grupo em um novo território com grandes possibilidades. Deixando mais perguntas em aberto.

Em uma possível quarta temporada sobre a odisseia da família Hargreeves, a série precisa começar a revelar mais informações ao público. Principalmente sobre as motivações de Reginald Hargreeves. Em conclusão, os fãs certamente vão se divertir com os novos episódios de The Umbrella Academy e com as referências ao material original.

Nota: 4/5

Bacharel em Direito, e atualmente cursando Marketing digital, sou fascinado pelo universo dos heróis e apaixonado por séries e filmes. Curto livros de suspense policial, boa música e reality shows. A série da minha vida , The OC. No Mix, colaboro com alguns textos de séries como, Blindspot , Ozark, La Casa de Papel entre outras. Quando não estou no cinema ou maratonando uma série estou me aventurando na cozinha.