CSI recebe críticas por erros da nova temporada

Nova temporada de CSI está trazendo inovações, mas também está cometendo outros erros.

CSI erros nova temporada
Imagem: Divulgação.
Continua após publicidade

Se há alguma regra recente na televisão, é que uma franquia de sucesso sempre voltará. Uma sequência do crime procedural CSI: Vegas também é a primeira versão da franquia CSI na TV desde que CSI: Cyber foi cancelada em 2016.

Continua após publicidade

CSI: Vegas estreou em 6 de outubro de 2021 e apresenta as estrelas originais William Petersen e Jorja Fox retornando aos seus papéis como Gil Grissom e Sara Sidle, respectivamente.

Tanto Grissom quanto Sara se aposentaram, após os eventos do final da série CSI, “Immortality“, mas voltam ao laboratório quando uma grande ameaça questiona milhares de casos encerrados. Os dois investigadores veteranos, então, terão que trabalhar juntos com novos membros da equipe para manter os criminosos que pegaram fora das ruas. Isso inclui a nova líder do laboratório Maxine Roby (Paula Newsome), o investigador principal Josh Folsom (Matt Lauria) e a CSI Nível II Allie Rajan (Mandeep Dhillon).

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Mas muito parecido com a CSI original, Vegas já foi criticada por sua descrição questionável do campo real da perícia. O Looper separou as principais críticas que a série vem recebendo.

Na vida real, duas pessoas cuidam do trabalho de Maxine em CSI

Em CSI: Vegas, a líder do Laboratório Criminal, Maxine Roby, supervisiona as investigações forenses e a unidade CSI. Mas, no verdadeiro laboratório criminal de Las Vegas, duas pessoas dividem as responsabilidades do papel fictício de Roby.

Continua após publicidade

Leia também: A verdade sobre as brigas de George Eads em CSI

Na vida real, Kimberly Murga é a diretora de serviços de laboratório da Polícia Metropolitana de Las Vegas e dirige efetivamente o laboratório forense. Enquanto isso, Kristin Grammas chefia a unidade de Investigações de Cenas de Crime (via 8 News Now). Na verdade, ao contrário do que CSI: Vegas retrata, a divisão forense e a unidade CSI trabalham em prédios separados em um parque de escritórios.

Continua após publicidade
CSI erros nova temporada
Imagem: Divulgação.

E os verdadeiros escritórios não se parecem em nada com os interiores glamorosos mostrados na franquia CSI. Grammas comentou que a versão para televisão do laboratório “é todo chique e eles têm escritórios de vidro e iluminação legal. As nossas são lâmpadas fluorescentes, então, não parecem tão legais. Mas ainda temos muitas das tecnologias legais que elas têm no programa.”.

Continua após publicidade

A perícia real ainda leva mais tempo e esforço do que a versão para TV

Assim como as versões anteriores, CSI: Vegas acelera rapidamente a forma com que os investigadores obtêm resultados de laboratório e teste para criar histórias facilmente resolvidas. Kimberly Murga disse ao 8 News Now, “Eu realmente gostaria que pudéssemos resolver o crime em 60 minutos“, como fazem os personagens da série. Catalogar e enviar evidências aos laboratórios leva tempo e esforço.

Continua após publicidade

Leia também: Todos os personagens originais que voltaram para CSI Vegas

E, ao contrário do programa, as equipes forenses e os analistas de cena do crime não trabalham juntos em todos os aspectos do caso. Também existe a realidade de que a ciência forense às vezes não é uma maneira confiável de capturar criminosos (via BBC News).

Continua após publicidade
CSI erros nova temporada
Imagem: Divulgação.

Ainda assim, desde que CSI estreou em 2000, o teste de DNA se aproximou muito do retrato do programa. Tudo isso, graças à tecnologia que acelera os resultados, e é mais fácil do que nunca encontrar impressões digitais, bem como informações genéticas.

A franquia pode até ter ajudado os verdadeiros laboratórios de CSI a se expandir, uma vez que os fãs começaram a buscar diplomas em ciência forense.

De qualquer forma, mesmo com erros gritantes sobre a ciência na vida real, CSI: Vegas vem agradando os fãs. E quem sabe ela conseguirá alcançar uma segunda temporada em breve? Ficaremos na torcida!