Detalhe de House of the Dragon muda a morte do Rei da Noite
House of the Dragon revive uma grande teoria de Game of Thrones, dando um novo significado e reorganizando a franquia.
O episódio 4 da 1ª temporada de House of the Dragon muda ainda mais a morte do Rei da Noite em Game of Thrones. Apesar de ter sido ambientado quase dois séculos antes, House of the Dragon tem um impacto tangível em seu programa original. Isso vem principalmente da revelação do sonho de Aegon, o Conquistador, que muda toda a história e propósito da Casa Targaryen em Westeros. Em particular para Jon Snow e Daenerys Targaryen, os dois cavaleiros de dragão de Game of Thrones.
Saber que o próprio Aegon invadiu Westeros por causa do inverno que se aproxima torna ainda mais interessante como Jon e Daenerys contribuíram para a derrota do Rei da Noite e dos Caminhantes Brancos. Certamente sugere que Jon era de fato (ou deveria ter sido) o herói profetizado, e que Dany não estava destinada a governar o Trono de Ferro por muito tempo. Isso porque seu verdadeiro propósito era ajudar a unir o reino contra os mortos. House of the Dragon aborda o sonho, conectando-o diretamente à profecia do Príncipe Que Foi Prometido e, além disso, também revelando que a adaga catpaw pertencia a Aegon anteriormente.
Era uma vez um sonho…
Essa revelação não apenas torna a adaga catpaw ainda mais importante, mas também muda o final dos Caminhantes Brancos. Na 8ª temporada de Game of Thrones, episódio 3, “The Long Night“, Arya Stark matou o Rei da Noite – e o fez com a adaga catspaw. Usar a arma de aço valiriano para destruir os Caminhantes Brancos já se encaixa na história de Game of Thrones.
House of the Dragon vai além e faz com que a morte do Rei da Noite se associe à lâmina específica do sonho de Aegon. Os Caminhantes Brancos foram profetizados para serem derrotados pelos Targaryens – e é uma arma Targaryen que foi usada para destruí-los. Isso acaba conectando a morte do Rei da Noite ao sonho de Aegon e cumprindo o objetivo final Targaryen.
House of the Dragon explica por que a adaga Catspaw teve que matar o Rei da Noite
As revelações de House of the Dragon acrescentam muito à adaga catspaw e sugerem que seu papel na morte do Rei da Noite e no triunfo dos vivos sobre os mortos sempre fez parte da profecia de Aegon. Afinal, ele se deu ao trabalho de fazer com que os piromantes inscrevessem a profecia na lâmina, sugerindo que ele pretendia que ela fosse transmitida junto com o sonho (daí o motivo pelo qual o rei Viserys a possui) e que ele pode ter suspeitado que poderia ser usado como a arma chave contra o grande inverno.
Leia também: House of the Dragon: Como Rhaenyra se conecta a Daenerys
Game of Thrones já havia estabelecido que o aço valiriano e o vidro de dragão poderiam matar os Caminhantes Brancos, o que é ainda mais intrigante à luz do sonho de Aegon. Assim, armas forjadas no fogo são a chave para destruir o gelo, consolidando ainda mais a noção de Targaryens derrotando os Caminhantes Brancos. Mas o fato de o próprio Aegon possuir a adaga e ter a profecia explica melhor por que aquela arma específica de aço valiriano teve que ser a única a acabar com o Rei da Noite e derrotar os Caminhantes Brancos para sempre.
As revelações significam que Jon Snow deveria ter matado o Rei da Noite?
As revelações de House of the Dragon sobre o sonho de Aegon não apenas tiveram um impacto sobre a morte do Rei da Noite, mas também sobre quem o provocou. Arya matou o Rei da Noite, mas esperava-se que isso caísse nas mãos de Jon Snow. De fato, os showrunners David Benioff e D.B. Weiss decidiram não ir com Jon porque parecia muito óbvio. Assim, coube a Arya, que tinha as habilidades e acesso a uma arma de aço valiriano. Game of Thrones fez Arya matar o Rei da Noite fazer sentido, conectando-o de volta à profecia de Melisandre sobre olhos de cores diferentes, ao treinamento de Homens Sem Rosto e ao fato de ela dizer “hoje não” ao Deus da Morte, mas House of the Dragon é mais firme na ideia de que deveria ter sido um Targaryen.
Leia também: House of the Dragon: 2ª temporada ganha elenco novo
Todos os pontos faziam Jon ser o ideal para matar o Rei da Noite. Seria previsível? Claro, mas também faz sentido para a narrativa, personagem e nível temático. O problema é que House of the Dragon também apresenta um problema com isso. Isso porque as origens da adaga catspaw implicam que a arma destruiria os Caminhantes Brancos, então isso se encaixa com Arya matando o Rei da Noite. Ou seja: é certo que a arma deveria matar o vilão, mas não ficou claro quem estaria segurando a tal adaga.
As bases para Jon Snow matar o Rei da Noite são mais fortes e House of the Dragon as apoia. Em última análise, é claro, as profecias em Game of Thrones estão abertas à interpretação. Daenerys e Jon ajudaram a matar o Rei da Noite, combinando com a profecia de Aegon (que não afirma que um Targaryen acabaria com os Caminhantes Brancos diretamente). Arya matou o Rei da Noite com a adaga de Aegon, que também funciona para sua história e ainda se encaixa nas origens da arma.