Disney + pode ter lançamento cancelado no Brasil por causa da Claro
Aguardado streaming Disney + (Disney Plus) poderá ter lançamento impedido no Brasil por causa de processo movido pela Claro. Entenda!
Processo movido na Anatel foi aberto pela Claro
Aparentemente, o Disney + terá um caminho ainda árduo pela frente até chegar ao Brasil. Um processo na Anatel, aberto pela Claro, tenta impedir o lançamento da plataforma de streaming no Brasil. Ou, ao menos, que as regras para plataformas de internet e canais a cabo se equiparem sobre um assunto: a produção de conteúdo nacional.
O processo, que irá em votação em agosto, pede para que a Anatel estabeleça para o Disney + a exigência de que o catálogo conte com produtos nacionais no catálogo. Caso o contrário, que ela tenha o lançamento impedido.
Nesta ocasião, previsto para acontecer em agosto, os conselheiros vão deliberar sobre o alcance da chamada “Lei da TV Paga“, que obriga os canais de assinatura a ocuparem uma parte de suas grades com conteúdo nacional. (via O Globo). De acordo com a Claro, que estabeleceu seu modelo de negócio em cima de TVs paga, se as regras sobre conteúdo nacional não valerem para plataformas de streaming, a concorrência será desleal.
O lançamento do Disney + está previsto no Brasil para novembro – mas caso a Lei se estenda para a plataforma, essa data poderá sofrer um impedimento.
Lançamento já foi confirmado
A estreia do Disney + já foi anunciada para os fãs, que ficaram eufóricos. A notícia foi confirmada pela Associação Brasileira de Licenciamento, a ABRAL, que por meio do Instagram fez uma publicação confirmando a vinda da plataforma para NOVEMBRO de 2020.
“Com o catálogo do estúdio mais popular do mundo, o serviço promete fazer frente ao Amazon Prime Video e à Netflix O serviço de streaming vem para trazer vários filmes, séries, documentários e mais conteúdos exclusivos. Além disso, também para concorrer páreo a páreo com outros serviços como Netflix, Amazon Prime Video, Telecine Play e outros. O serviço já foi lançado nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Europa Ocidental.”, disseram eles na publicação.
Streaming do Mickey
O novo streaming oferecerá conteúdo inédito das marcas Disney, Star Wars e Marvel, entre outras. Além disso, distribuirá e licenciará produtos vinculados as marcas FOX, Hulu e ESPN. Ao que tudo indica, a plataforma será mais “tradicional” na hora de proporcionar conteúdo inédito para seus assinantes, porque o formato de entrega das séries seguirá o clássico “episódio semanal”, ao invés da “temporada completa” pronta para ser maratonada.
A ideia vai contra a disciplina instalada pela Netflix, em liberar a temporada completa das séries de uma só vez. O propósito deste formato é fazer com que o assinante consuma um episódio atrás do outro, mantendo-o mais tempo na plataforma. Além disso, ao terminar uma série, fará com que ele consuma uma nova atração.
Produções originais
Vale ressaltar que, além disso, o Disney + está a todo vapor na produção de conteúdo original. As séries The Mandalorian (do universo Star Wars) e High School Musica: The Musical já foram lançadas nos Estados Unidos e deverão ser algumas das atrações de anúncio aqui no Brasil.
Além disso, séries que farão parte do Universo Cinematográfico da Marvel também estrearão em breve. Facão e o Soldado Invernal deverá ser o grande lançamento para agosto de 2020, enquanto WandaVision, estrelada por Visão e a Feiticeira Escarlate chegará em dezembro. Igualmente, séries sobre o Gavião Arqueiro e o vilão Loki também já foram confirmadas.
No momento, não há previsão de preço do streaming no Brasil – mas especula-se que poderá ser menor do que a Netflix. Nos Estados Unidos há uma opção mensal, de U$6,99. Entretanto, o usuário pode optar por pagar um preço anual de U$69,99. Além disso, a Disney confirmou que não haverá qualquer tipo de anúncio dentro do Disney +.
E você, está ansioso pela vinda do streaming para o Brasil? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.