Dona da NBC entra na briga pela Fox e faz oferta maior em dinheiro; saiba detalhes

Depois de oferta bilionário da Disney, a dona da NBC, a Comcast, cobriu e oferece ainda mais: impressionantes 65 bilhões de dólares em dinheiro.

Fox-Disney, Comcast, Dona da NBC
Imagem: 20th Century Fox/Divulgação; Universal Pictures/Divulgação; FX/Divulgação;
Fox-Disney, Comcast, Dona da NBC
Imagem: 20th Century Fox/Divulgação; Universal Pictures/Divulgação; FX/Divulgação; NBC/Divulgação

Guerra é Guerra

Há alguns meses atrás o Mix de Séries noticiou que a Disney compraria parte da 21st Century Fox por impressionantes 52.4 bilhões de dólares. Desde então, a Comcast, dona da NBCUniversal, fez duas propostas para disputar com a Disney. A primeira foi rejeitada. A segunda foi feita nesta quarta-feira (13) e parece boa demais para ser ignorada.

A Comcast está disposta a pagar 65 bilhões de dólares em dinheiro, que significa 35 dólares por ação e 24% a mais do que a Disney ofereceu. A venda inclui: 20th Century Fox (Film e TV), 30% da Hulu, National Geographic; FX, Star TV, quota correspondente da Sky e Endemol Shine Group; canais esportivos regionais e propriedades internacionais, como a Fox Latin American Channels.

Nós sempre admiramos a família Murdoch por ter construído a 21st Century Fox. Depois de uma reunião no ano passado, ficamos convencidos que vocês [os Murdochs] têm o direito de vender para quem desejarem,” disse a Comcast em nota à executiva da Fox.

PUBLICIDADE
Continua após a publicidade

Convencida de que a decisão do juiz na última terça-feira (12) referente a fusão da AT&T com a Time Warner não impedirá um eventual acordo com a 21st Century Fox, a Comcast está preparada para oferecer algumas concessões. A empresa abriria mão dos canais regionais de esporte regionais, assim como estaria disposta a controlar apenas 50% da Hulu (ao invés dos 60%).

O serviço de streaming, porém, é uma das propriedades que mais interessam a Comcast. Comandar a Hulu (atualmente controlada por 30% da Comcast; 30% da Fox; 30% da Disney; 10% da Time Warner) faria com que a empresa tivesse mais uma plataforma para hospedar seu conteúdo.

O que isso significa?

Embora não tenha emitido sequer uma nota nesta quarta, a reunião dos acionistas da Fox e da Disney para aprovação da compra em 10 de julho continua agendada. Os executivos da 21st Century Fox podem pedir um adiamento caso “novas informações” apareçam, mas nenhuma movimentação a esse respeito até o momento.

Caso essa proposta siga em frente, a Comcast teria propriedade de conteúdos importantes. This Is Us Queen of the South se tornariam programas 100% da casa, uma vez que ambas são produzidas pela 20th Century Fox TV e exibidas pela NBCUniversal.

Continua após a publicidade

A Universal Studios usaria os personagens do The Simpsons sem precisar pagar direitos autorais para Fox; X-Men, Avatar, franquia de A Era do GeloPlaneta dos Macacos, todas poderiam ganhar uma sobrevida na nova casa.

Após o anúncio as ações futuras da Fox valorizaram em 7%; a Comcast caiu 3% e a Disney perdeu apenas 0.21%.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.