Fauda, 4ª temporada: final explicado, quem morre e tudo sobre

A quarta temporada de Fauda chega ao fim. Mas o que acontece no desfecho? Revelamos quem morre e explicamos o final.

Ao contrário de algumas das outras séries internacionais da Netflix, a série de suspense e ação israelense Fauda não tem um fandom colossal, mas tem um ferozmente leal.

A tão esperada quarta temporada foi lançada originalmente em Israel em julho de 2022, antes de se tornar disponível na Netflix para o público internacional seis meses depois.

Após o trágico final da 3ª temporada, encontramos Doron Kavillio (Lior Raz) quebrado e retraído. Mas, então, uma nova ameaça começa a surgir do Hezbollah no Líbano, e ele é puxado de volta para o conflito Israel-Palestina. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final da 4ª temporada de Fauda!

PUBLICIDADE

Recapitulação da 4ª temporada de Fauda

Fauda é uma palavra árabe que se traduz em “caos” e encapsula perfeitamente a situação infernal com a qual Doron e seus companheiros de equipe precisam lidar repetidamente. Após a morte de Yaara na 3ª temporada, Doron se retirou para sua fazenda, onde mora sozinho.

Depois de espancar gravemente um ladrão que tentava roubar um de seus cavalos, Gabi ou o capitão Ayub (Itzik Cohen) tenta trazê-lo de volta ao redil. Enquanto isso, Omar Tawalbe (Amir Boutrous), ativo de Gabi no Hezbollah em Bruxelas, na Bélgica, o contata, alegando que está com medo e quer sair.

Querendo acalmá-lo, Gabi viaja até Bruxelas e convence Doron a acompanhá-lo. Apesar disso, Gabi parece não confiar nos instintos de Doron e paga um preço alto.

Leia também: Fauda, 5ª temporada: todas as notícias até agora

É revelado que Omar está trabalhando para o Hezbollah. Vários agentes israelenses são mortos antes de Gabi ser sequestrado. Isso faz com que a equipe de forças especiais não identificada de Doron chegue a Bruxelas para encontrar Gabi.

Então, eles rastreiam o paradeiro de Gabi em um complexo de apartamentos no coração da cidade. Ele é torturado para obter informações e, embora inicialmente lute ferozmente, suas paredes de resistência eventualmente desmoronam.

Durante a invasão do complexo de apartamentos, Gabi leva um tiro de um dos membros do Hezbollah. Antes que Doron e o resto da equipe possam libertar Gabi do cativeiro, Omar e seus associados o tiram do complexo, deixando para trás tanto sangue de Gabi que as autoridades israelenses pensam que ele está morto.

Na verdade, Omar o transporta para o Líbano e o entrega aos altos funcionários do Hezbollah. Mesmo que a própria família de Gabi aceite que ele está morto, Doron se recusa a fazê-lo.

Muita coisa acontece na recente temporada

Enquanto isso, Sagi e Nurit se casam, mas a felicidade deles não dura muito. Quando Nurit descobre que está grávida, ela não sabe se deve ficar com ele. Ela parece ter ficado desiludida com seu trabalho e temendo pelo futuro da criança, especialmente com ela e Sagi fazendo parte de forças especiais. Este sentimento de desilusão é prevalente entre outros também.

Depois que sua esposa diz a ele que não pode mais viver assim, Eli revela que planeja se aposentar há algum tempo e notifica Dana. Em outro lugar, o casamento de Steve desmorona.

Enquanto Omar faz os preparativos para seus planos no exterior, seu primo, Adel Tawalbe, cuida das coisas no campo de refugiados de Jenin. Apoiado pelo Hezbollah, ele se tornou tão forte e influente quanto alguns dos líderes do Hamas.

Usando as informações que obtiveram de Gabi, o pessoal de Adel assassinou vários oficiais de segurança israelenses de alto escalão. Eles vêm atrás de Doron e Dana também. Doron mata o homem enviado para matá-lo, e o suposto assassino enviado à casa de Dana é preso.

Leia também: 7 séries tipo Recruta da Netflix que você precisa assistir

A irmã de Omar, Maya (Lucy Ayoub), é uma policial condecorada em Israel e casada com outro oficial, que é judeu. À medida que a situação com Omar começa a se desenrolar, Raphael, vice-diretor do Mossad, assume o comando do Shin Bet e recruta Doron para uma missão especial.

Eles enviam a Maya vídeos deepfake de Omar pedindo sua ajuda, que eventualmente decide cruzar a fronteira com o Líbano para entregar dois passaportes para Omar e sua esposa. Doron a conhece disfarçado de um traficante chamado Salim.

Raphael logo descobre que tipo de homem ele recrutou para o trabalho e passa a se referir a Doron como um psicopata. Ele ordena várias vezes que Doron aborte a missão, mas descobre que o homem raramente ouve alguém enquanto está em pé de guerra.

Doron finalmente encontra Omar bem quando o Hezbollah descobre que Omar escondeu deles que sua irmã está no país. Desesperado para sobreviver e manter sua irmã e esposa vivas, Omar revela que Gabi não está morta e está sob custódia do Hezbollah.

No final da 4ª temporada, Sagi e Nurit tomam decisões sobre seu futuro. Doron promete a Dali que retornará antes de se juntar à equipe enquanto eles se aventuram em Jenin para lidar com a maior ameaça à segurança de Israel nos últimos anos.

Fim da 4ª temporada de Fauda: Eli, Sagi e Steve estão mortos?

Doron e sua equipe conseguem resgatar Gabi das garras do Hezbollah com a ajuda de Omar. Quando estão prestes a entrar no helicóptero e voltar para casa, Gabi pega a arma de Doron e atira em Omar. O plano principal de Adel e seu grupo é atacar com os mísseis que reuniram.

Então o IDF invade um de seus esconderijos e Adel é forçado a escapar. Eles ainda têm alguns mísseis sobrando e decidem usá-los. O Domo de Ferro mata a maioria, mas alguns conseguem pousar, matando vários israelenses.

Leia também: Fauda, 4ª temporada: data de estreia e spoilers

É Gabi quem sugere que eles deveriam usar o funeral de Omar para expulsar Adel fingindo ser membros do Hamas. O que torna Adel um inimigo verdadeiramente perigoso não é que ele tenha a determinação de aço de um revolucionário completamente devotado à sua causa. Também não é que ele seja brilhante e implacável e não hesitará em matar seu próprio povo se isso servir a um propósito maior.

Adel sabe o que Gabi foi obrigada a revelar sob tortura, e Gabi admite que contou tudo aos inimigos. Ele é um funcionário de alto escalão do governo israelense. Esse “tudo” pode potencialmente ter um efeito devastador.

Na batalha climática, que ocorre em Jenin, Eli, Sagi e Steve são baleados por um atirador. Russo e Doron também ficam feridos, mas o último consegue matar Adel. Quando a temporada termina, vemos Doron deitado no chão e segurando as mãos de seus companheiros.

Na futura quinta temporada, é improvável que Eli, Sagi e Steve estejam todos mortos, mas provavelmente é seguro presumir que pelo menos um deles está morrendo. Fauda provou repetidamente que ninguém, exceto Doron, tem armadura de enredo na série. Entre os três, Eli talvez enfrente o maior perigo.

Fauda entregou um final angustiante para vários personagens. Com Eli pretendendo deixar as forças em breve, sua morte terá o maior impacto. Também deixará claro que quase não há como escapar da vida que esses soldados levam.

Fauda 5 temporada

Maya mudará de lado?

No final da temporada, Maya fica completamente desiludida com Israel. Ela até avisa Adel e seu pessoal sobre os membros das forças especiais israelenses no cortejo fúnebre de seu irmão disfarçados de agentes do Hamas.

Ela perdeu o irmão e o casamento e não teve nem a dignidade de enterrar o irmão em paz. O tipo de ressentimento que deve estar borbulhando dentro dela não desaparece facilmente. É o que torna as pessoas amargas e furiosas com as instituições que as prejudicaram.

É altamente possível que ela reapareça na futura 5ª temporada e desempenhe um papel antagônico. Caso contrário, ela provavelmente será ativa em sua comunidade, aceitando que nunca haverá um meio-termo nesse conflito.

Nurit mantém seu bebê?

Depois de descobrir sobre sua gravidez, Nurit inicialmente não conta a Sagi sobre isso. Ele descobre quando a enfermeira que cuida de sua esposa acidentalmente revela. Surpreso como está, as palavras de Nurit sobre não querer ficar com o bebê o magoaram genuinamente. Só mais tarde ele percebe que Nurit tem medo de trazer a criança para seu mundo confuso. Ao contrário de outros casais da unidade, ambos são membros do esquadrão. Há uma chance legítima de que seu filho acabe ficando órfão.

No final, então, parece que Nurit decidiu ficar com a criança. Ela fica preocupada depois de sentir cólicas fortes. O médico revela que o bebê tem pulso forte e que será uma menina, o que deixa Nurit emocionada. Apesar de quão sombria seja a situação, a esperança pode nos ajudar a sobreviver a qualquer coisa. Mesmo com a chance de Sagi morrer, Nurit encontrará forças para sobreviver à dor.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.