Friends: por que Phoebe seria a sua melhor amiga na vida real?

Friends é um sucesso até hoje. Seus personagens favoritos seguem em nossos corações, mas um deles se destaca: Phoebe seria uma ótima amiga.

Friends

Todos os fãs de Friends têm um personagem com o qual se identificam. Mas quando se trata de qual seria o melhor amigo da vida real, seria Phoebe Buffay (Lisa Kudrow). A série sediada em Nova York, que foi lançada em 1994 e terminou em 2004, catapultou suas estrelas – Courteney Cox, David Schwimmer, Jennifer Aniston, Matthew Perry e Matt LeBlanc – para a fama instantânea. Mesmo agora, as pessoas continuam a assistir a série muito tempo depois que o show terminou.

Muito antes de o streaming online estar disponível, os espectadores esperavam pacientemente a cada semana pelo lançamento do próximo episódio. E com Friends não foi diferente. Havia algo sobre o programa e seus personagens – Phoebe, Monica, Ross, Rachel, Joey e Chandler – que capturou a atenção de adolescentes e jovens adultos ao redor do mundo. O sucesso da sitcom talvez tenha vindo da maneira inteligente de espelhar os problemas da vida real de seus espectadores, além de oferecer um elemento aspiracional, como o enorme apartamento de Monica e Rachel.

Passado difícil marca a história de Phoebe

Phoebe era considerada a “estranha” do grupo por não ter uma relação direta com os outros cinco. Mas, na realidade, ela foi a cola que manteve o grupo unido em várias ocasiões. Joey uma vez pediu a ela para encontrar uma boa ação egoísta, o que ela lutou para fazer, mas olhando para trás em suas histórias, houve muitos momentos em que ela fez exatamente isso. Era da natureza dela ser boa, mas à sua própria maneira excêntrica. 

PUBLICIDADE

Leia também: Friends: teoria bizarra muda opinião dos fãs sobre final

Devido à sua infância horrível – sua mãe tirou a própria vida, seu pai foi embora e seu padrasto estava na prisão – Phoebe tinha uma desculpa pronta para se comportar mal, mas mesmo quando tentava agir “mal”, como quando namorou dois homens ao mesmo tempo, ela não só era terrível nisso, como também estava devastada pela culpa. Sim, há vários momentos na vida de Phoebe que nunca funcionariam hoje, mas ainda assim ela carregava vários atributos que a tornariam uma amiga admirável.

Friends final série TV Brasil
Imagem: Divulgação

Atos de bondade por todo o lado

Uma razão pela qual Phoebe seria uma grande amiga é que ela era honesta, mas não intencionalmente cruel. Na terceira temporada de Friends, episódio 6, “The One With The Flashback”, Phoebe pacientemente disse a Monica que se ela morasse com ela por mais tempo, elas não seriam mais amigas. Enquanto Monica estava chateada com essa revelação, ela mais tarde aceitou o raciocínio de Phoebe, e sua amizade foi salva. 

O ato de bondade mais fundamentalmente decente de Phoebe foi quando ela falou com Earl sobre acabar com sua vida, apesar de não conhecê-lo. Era difícil imaginar qualquer um dos outros personagens fazendo o mesmo. Depois, mais uma vez, ela ajudou uma pessoa necessitada. Isso porque ela deu a Lizzy, uma sem-teto, US$ 1.000 (e um telefone de futebol). Histórias como essa talvez provem que Phoebe é a verdadeira personagem principal de Friends.

Uma amiga para todas as horas

Phoebe teve uma vida difícil, enquanto o resto dos personagens eram todos de classe média em comparação. Apesar disso, ela estava sempre lá para seus amigos. Ela ajudou Chandler durante seu rompimento com Janice e reuniu Rachel e Monica, que tiveram uma discussão na noite anterior a Rachel se mudar. Ela apoiou Joey regularmente, como quando atuou como seu agente para dar-lhe um feedback gentil para suas audições. E não se pode esquecer quem levou Ross ao aeroporto.

Leia também: Jennifer Aniston revela que reunião de Friends foi dolorosa; Eis o motivo

Apesar de seu passado, Phoebe se mostrou sensata e pé no chão. Quando se tratava de seus amigos, a personagem de Friends, que canta e toca violão, sempre tentou fazer a coisa certa, apesar de talvez se machucar no processo, como “romper” com Joey por sua irmã gêmea malvada Ursula. Rachel, que muitos citam como a melhor personagem, pode ter o corte de cabelo mais invejoso, e Chandler as piadas mais engraçadas, mas foi Phoebe era quem tinha a natureza mais desejável e seria a melhor amiga da vida real.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.