Game of Thrones: George RR Martin não vai mudar o final do livro devido as críticas

Final de Game of Thrones nos livros terá a mesma estrutura da série de TV.

Imagem do final de Game of Thrones
Imagem: HBO/Divulgação

Game of Thrones: final do livro deverá ser o mesmo da série

George R.R. Martin não está planejando uma nova direção para os dois últimos livros da série que inspirou Game of Thrones. De acordo com o autor, Os Ventos do Inverno e Um Sonho da Primavera, não terão seus finais alterados devido à péssima recepção que os fãs deram para o final da série de TV.

Em uma recente entrevista à Entertainment Weekly, Martin disse que pretende continuar com o seu final planejado para a série de sete livros, mesmo que os fãs tenham descoberto certos detalhes e os tenham detonado na internet. Além disso, ele não parece dar muito mérito à intensa reação que se seguiu à temporada final de Game of Thrones.

Internet dificulta as coisas

Martin disse à EW que a era da internet tornou mais difícil surpreender os leitores. Isso poque teorias corretas e outras interpretações podem se espalhar como fogo de dragão pela rede.

PUBLICIDADE

A internet afeta tudo isso em um grau que nunca foi afetado antes.”, disse ele. “Como o parentesco de Jon Snow. Havia alguns indícios sobre quem eram os pais de Snow nos livros. Entretanto, se não houvesse internet, apenas um a cada cem leitores é que conseguiria reunir as pistas. E antes da internet, tudo bem porque aí sim seria uma grande reviravolta. Mas na era da internet, mesmo que apenas uma pessoa em cem descubra algo, se ela publica on-line as outras noventa e nova pessoas a leem e dizem: ‘Ah, isso faz sentido’.”.

Diante da péssima reação dos fãs, Martin chegou a cogitar na mudança do final da história nos livros. Mas, até agora, ele vem resistindo a essa necessidade. “Você tem planejado um certo final, e se de repente você mudar de direção só porque alguém descobriu, ou porque eles não gostam, então estraga toda a estrutura“, disse ele. “Eu quero escrever o livro que sempre quis escrever o tempo todo. E quando sair, eles podem gostar ou eles não podem gostar.”.

Estrutura da temporada final também será mantida

Não são apenas as interpretações do leitor que não influenciarão seus planos. Martin também indicou que ele vai se ater a certas partes de sua história que entraram na última temporada de Game of Thrones, mesmo que ele tenha seu próprio jeito de abordar esses arcos.

“Sim, eu contei a eles [os showrunners David Benioff e Dan Weiss] uma série de coisas anos atrás. E algumas delas eles fizeram. Mas ao mesmo tempo, é diferente. Eu tenho ideias muito fixas na minha cabeça enquanto escrevo.”, explicou. “É como duas realidades alternativas que existem lado a lado. Eu tenho que me desdobrar e fazer a minha versão, que é o que eu tenho feito.”.

Além disso, já foi dito anteriormente que um dos elementos do final de Game of Thrones que veio diretamente de Martin foi a coroação de Bran Stark como o novo rei de Westeros. Portanto, esse final deverá ser apresentado no livro, mas poderá vir por direções diferentes.

Em maio, como o Mix de Séries relatou, George R.R. Martin escreveu em seu blog: “Como tudo vai acabar? Eu ouço as pessoas perguntando. O mesmo final da série? Diferente?” ele escreveu. “Bem … sim. E não. E sim. E não. E sim. E não. E sim.”.

Todas as oito temporadas de Game of Thrones estão disponíveis na HBO Go.

Leia também: Série derivada de Game of Thrones terá Starks e Caminhantes Brancos

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.