Gavião Arqueiro, final explicado: o que acontece e resumo

Tudo sobre o final de Gavião Arqueiro no Disney Plus.

Gaviao Arqueiro Final
Continua após publicidade

Em um piscar de olhos, a primeira temporada de Gavião Arqueiro acabou. Nas últimas cinco semanas, testemunhamos as aventuras nas ruas com Clint Barton (Jeremy Renner) e Kate Bishop (Hailee Steinfeld), e um punhado de outros adoráveis personagens. O episódio 5 (“Ronin”) nos deixou em um momento de gancho, já que Kate recebeu uma mensagem de Yelena (Florence Pugh) que tinha uma foto de Eleanor (Vera Farmiga) conversando com Wilson Fisk, também conhecido como o Rei do Crime (Vincent D’Onofrio).

Continua após publicidade

Então, vemos a conversa do Rei do Crime e Eleanor, onde a série Gavião Arqueiro revela que a mãe de Kate só está envolvida com o mafioso devido às dívidas não pagas de seu falecido marido. Ela admite que lidou com Armand e armou para Jack (Tony Dalton) e tenta fugir da vida em que foi lançada. Claro, o Rei do Crime não vai deixar isso acontecer, e o futuro parece sombrio para Eleanor.

Maya (Alaqua Cox) também tenta enganar seu tio e Kazi (Fra Fee) dizendo que está de volta à missão, mas precisa de alguns dias para clarear a cabeça. Naturalmente, eles sabem que ela está mentindo e ela se encontra em uma situação semelhante à de Eleanor.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Kate e Clint estão determinados a pôr fim a todo esse absurdo, e tudo começa com a festa de Natal dos Bishop. Vários convidados indesejados aparecem, incluindo Yelena e seus capangas, todos decididos a matar Clint. É aqui que chegamos ao final de Gavião Arqueiro e seus desdobramentos.

Gaviao Arqueiro Final
Imagem: Divulgação.

Olá e adeus a Wilson Fisk

Na festa de Natal, vemos que Jack (Tony Dalton) se livrou da custódia e parece que seu nome foi inocentado. Ele aparece com uma espada em seu quadril, o que é útil mais tarde no episódio, quando ele salva Kate de uma emboscada. Acontece que Jack era apenas uma pista falsa afinal e se tornou um herói encantador.

Continua após publicidade

Leia também: Gavião Arqueiro tem começo agitado e coerente

A festa chega a um fim abrupto em Gavião Arqueiro depois que Kazi aparece e tenta atirar em Clint do outro lado do quarteirão. Ele falha, então começa a atirar no prédio, o que faz com que nossos heróis e os convidados da festa corram. Enquanto o caos se instala na reunião, Yelena mantém a calma e continua em sua missão de matar Clint. Mas Kate a atrasa por um tempo, e temos uma noção melhor de para onde está indo a amizade inevitável dessa dupla. Definitivamente, temos um novo “Clint e Natasha (Scarlett Johansson)” em nossas mãos.

Continua após publicidade

Agora que a festa acabou, é hora de Yelena e Clint ficarem cara a cara mais uma vez, enquanto Kate também deve enfrentar sua mãe. Eleanor tenta dizer a Kate que tudo o que ela fez, ela fez por sua filha. E há uma sensação de presunção nela que não faz você sentir pena dela nem um pouco. Ela acaba sendo presa, mas não antes de Kate ficar cara a cara com Rei do Crime, que parece ter alguns superpoderes. Ou está vestindo alguma roupa especial por baixo de seu casaco branco. Não temos clareza sobre isso, o que sugere que podemos obter mais do Rei do Crime no futuro.

Continua após publicidade

Maya, presumimos, dá um tiro na cabeça dele no final do episódio por ordenar o golpe em seu pai, mas isso acontece fora da tela, então não suspeitamos que este seja o fim de Wilson Fisk no MCU. Seria uma farsa total trazer D’Onofrio de volta apenas por um episódio e então mata-lo.

Continua após publicidade
Gaviao Arqueiro Final
Imagem: Divulgação.

Yelena consegue encerramento em Gavião Arqueiro

Yelena e Clint batalham no rinque de patinação no gelo do Rockefeller Center, e o último se segura e não luta muito contra a irmã de sua melhor amiga. Ela diz que precisa de uma resposta antes de matá-lo e pergunta o que aconteceu. Felizmente, Clint não dá a ela tudo o que aconteceu sobre a joia da alma, porque, como ele diz, ela não iria acreditar. Ele conta a Yelena que Natasha se sacrificou e salvou o mundo. Ela se recusa a acreditar nisso, e os dois vão para o segundo round em Gavião Arqueiro.

Continua após publicidade

Leia também: Gavião Arqueiro tem referência a Homem de Ferro que fãs perderam

Depois de subjugar Yelena, Clint insiste que foi escolha de Natasha morrer e diz que tentou impedi-la. Ele também observa que Natasha era melhor e mais inteligente do que ele, por isso ela conseguiu o que queria. Ainda não convencida, Yelena continua perseguindo Clint e leva a melhor. Quando ela está prestes a desferir um (possível) golpe final, Clint assobia uma melodia familiar. É a ligação secreta que ela e Natasha tiveram uma com a outra, e isso traz Yelena de volta à Terra. Se Clint conhece esta chamada, então ele realmente teve algo especial com Natasha.

Clint e Yelena compartilham um momento, ambos admitindo o quanto amavam Natasha. E assim, Yelena sai e poupa a vida de Clint. Ela finalmente consegue um encerramento sobre a morte de sua irmã e agora entende melhor o que aconteceu com ela e o verdadeiro papel de Clint em tudo isso.

Gaviao Arqueiro Final
Imagem: Divulgação.

Kate se torna a Gaviã Arqueira

Está tudo bem com o mundo, e Clint chega em casa a tempo para o Natal em Gavião Arqueiro. Ele viaja para a fazenda da família que vimos em “Vingadores: Ultimato”, onde Laura (Linda Cardellini) e seus três filhos o aguardam felizes. Ele não veio sozinho, no entanto. Kate foi junto para as festividades junto com Lucky também.

Enquanto as crianças abrem os presentes, Clint revela a Laura que o Rolex estava no mercado negro e ele conseguiu ganhá-lo. Ele o entrega para ela, e ela o vira para revelar um logotipo da SHIELD na parte de trás, junto com o número 19. Isso confirma o que estávamos suspeitando, que Laura é baseada em Barbara Morse da Marvel Comics. Barbara também era conhecida como Agente 19, ou Mockingbird, o que significa que há um motivo pelo qual ela é a dona de casa mais compreensiva de todos os tempos. Não mergulhamos nisso mais do que isso e talvez não obtenhamos muito mais no futuro.

Gaviao Arqueiro Final
Imagem: Divulgação.

No final do episódio, Clint leva Kate para fora, e eles queimam o traje Ronin. Enquanto eles assistem queimar, Kate começa a citar alguns nomes de super-heróis para si mesma, como Lady Hawk, Hawk Eve e Hawk Shot. Clint zomba de todos eles e interrompe Kate dizendo: “Quer saber? Na verdade, eu tenho uma ideia.”

É então que vemos o título do cartão final com “Hawkeye” preenchendo a tela, sugerindo que Kate está agora assumindo o manto do herói no MCU. É algo que muitas pessoas suspeitavam há tempos, e não há ninguém melhor para fazer isso.

Por enquanto, não sabemos se haverá uma 2ª Temporada de Gavião Arqueiro, já que não houve confirmação nos créditos. Mas certamente, veremos mais de Kate Bishop em breve.