Gossip Girl: Por que a revelação de Dan foi tão odiada e quem seria originalmente?

Por que a revelação final de Gossip Girl foi tão odiada? E quem era para ser o verdadeiro blogueiro da franquia?

Dan Gossip Girl
Imagem: Divulgação Gossip Girl/CW

Muito antes da revelação final de Gossip Girl chocar o mundo, Dan Humphrey não estava tão bem assim. Mais parecido com o personagem de Penn Bradley de You do que gostaríamos de admitir, Dan desenvolveu antipatia com a maioria do público há muito tempo. Embora sua introdução como o nativo do Brooklyn no mundo do Upper East Side e no coração de Serena van der Woodsen (Blake Lively) sugerissem que ele é como o herói, suas ações rapidamente provam o contrário.

Com a reviravolta dele como o Gossip Girl, Dan se torna tão ruim quanto o resto dos conspiradores da vizinhança. Ele rouba a história de vida de Chuck (Ed Westwick) para fazer sua própria versão imitadora de Charlie Trout (ugh) e julga constantemente todas as mulheres com quem está. Isso só se concretiza quando Dan revela que é o blogueiro anônimo conhecido como Gossip Girl. De cara, temos que explicar por que essa decisão é tão odiosa.

Dan sempre proclamou noções românticas sobre Serena, colocando-a em um pedestal como a garota dos seus sonhos. Mas suas ações provam o contrário. Ele cria um blog popular para publicar rumores prejudiciais sobre Serena e seus amigos. Talvez isso funcionasse se Dan recebesse algum castigo. Mas em vez de ser expulso do mundo em que tentava desesperadamente entrar, ele consegue o que quer e até se casa com Serena.

PUBLICIDADE

Com isso, a confirmação de Dan como Gossip Girl é a maior traição da série.

Nate era a verdadeira reviravolta

Nate Gossip Girl
Imagem: Divulgação Gossip Girl/CW

Depois de seis temporadas com uma infinidade de tramas entrelaçadas, ninguém poderia ser a Gossip Girl e ainda fazer sentido. Mas havia escolhas melhores do que o Dan.

De acordo com o produtor Joshua Safran, sua ideia sempre foi de fazer de Nate Archibald (Chace Crawford) o verdadeiro blogueiro.

Era Nate até o dia em que saí. Acho que todos chegamos à conclusão de que poderia ser Nate no final da 4ª temporada, e então passamos a 5ª temporada preparando tudo. Se você assistir, há muitas pistas direcionando para ele”, disse Safran ao The Daily Beast.

Leia Também: Além de Gossip Girl: 7 séries que foram sucesso nos anos 2000

Nate é o personagem que luta com seus privilégios e, embora nem sempre tenha sucesso, tenta fazer a coisa certa. Escolher Nate como Gossip Girl talvez não evitasse buracos na trama, mas faria mais sentido para o personagem.

“Se tivesse sido Nate, teria sido baseado na ideia de que ele se sentiu tão culpado por dormir com Serena que criou um alter ego para nos levar a isso.” E, sendo o personagem que sempre tenta fazer o que é moralmente correto, torná-lo Gossip Girl teria sido um verdadeiro plot twist.

Ao longo de 6 temporadas, Gossip Girl viveu e morreu nesses momentos de revelações e reviravoltas, tornando-se um marco cultural. Descanse em paz, Gossip Girl. Você prestou um grande serviço ao mundo do drama adolescente.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.